Notícias da Diocese › 15/09/2016

Projeto da Cáritas devolve protagonismo humano a população carente

[dropcap]O[/dropcap] Curso de Tapeçaria de Estofados da Cáritas Diocesana iniciou as atividades no último mês de julho. A proposta foi desenvolvida pela Comissão Socioambiental, juntamente com o coordenador de projetos da cáritas, Samuel de Souza Farias. A realização do curso vai ao encontro com a encíclica do Papa “Sobre o Cuidado com a Casa Comum” e está calçado pelo conceito do tripé da sustentabilidade: socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente sustentável.

O curso será dividido em 3 módulos – teórico, prático e de trabalho de conclusão com a reforma dos estofados para venda. No processo, há também horas destinadas ao Empreendedorismo em Pequenos Negócios e Inovação Social.

Um dos objetivos do curso é diminuir a vulnerabilidade social de pessoas na comunidade, geração de trabalho e renda. Seguindo instruções do coordenador diocesano, Padre Fábio Ferreira Costa, a divulgação e captação de participantes limitou-se à Região Pastoral 4. Mas já está em processo de abertura novas turmas nas demais regiões da diocese, prevista para início em 2017.

A Caritas Diocesana além de proporcionar os recursos humanos e materiais para o desenvolvimento do curso, cobre os custos de transporte coletivo de algum deles, além de alimentação nos intervalos das aulas. A renda é provinda da Coleta da Solidariedade, realizada sempre no Domingo de Ramos.

O projeto está fundamentado na Estratégia de Economia Popular Solidária e Empreendedorismo Social que visa a organização coletiva de trabalhadores(as) num outro modo de produzir, consumir e pensar as relações entre as pessoas e o trabalho. Essa estratégia é utilizada pela Cáritas Brasileira e está sendo dissemindada com mais afinco na diocese desde o início de 2016.

A entidade disponibiliza todos os recursos necessários na Formação técnica de Tapeceiros(as); Capacitação empreendedora, entrada no mercado de trabalho com certificação e fomento das condições de desenvolvimento de um sistema Cooperativista são alguns dos objetivos a serem alcançados no final do módulo.

Mudança de vida. Uma das protagonistas da turma é a senhora Francisca Soares dos Reis, da Paróquia Santa Rita de Cássia, em São José dos Campos. A história da reformista de 56 anos tem emocionado o grupo. A aluna havia sido diagnosticada com depressão e não estava mais encorajada a buscar novas alternativas de vencer os obstáculos. Hoje, essa história já começa a ganhar novos capítulos. “Estou amando o curso. Devo muita a minha amiga Maísa, que me ajudou no processo de envio dos documentos, e também o Padre França, que me incentivou demais para que eu participasse dessa turma”. Dona Francisca já tem até planos para depois de concluído o curso. Mesmo com algumas limitações, o desejo dela é retribuir com trabalhos pastorais na paróquia da qual pertence.

“Quando ela me solicitou o ingresso no curso ela via este como alternativa de trabalho e renda num futuro, mas hoje ela coloca o curso em suas prioridades de vida em comunidade e está melhorando a cada dia, além de ser uma das pessoas que mais se destacam no processo do curso”, comemora Samuel, que acompanhou o processo de seleção dos candidatos à vaga.

Assim, a Cáritas Diocesana segue firme em sua missão de testemunhar e anunciar o evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo a vida e participando da construção solidária de uma sociedade justa, igualítária, e plural, junto com pessoas em situação de exclusão social.