Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Notícias da Diocese › 01/12/2014

25 anos de Sacerdócio!

Padre Geraldo Magela dos Santos e Padre Sebastião Cesar completam 25 anos de Ordenação Presbiteral. Para celebrar o Jubileu de Prata, ambos irão realizar um Tríduo e Missa Solene. Participe deste momento de festa para nossa Igreja Particular. Conheça sobre Padre Magela e Padre Sebastião Cesar.

[box_light]

beijamento das mãosPe. Geraldo Magela dos Santos

Tríduo de 13 a 15 de dezembro
Missa Solene dia 16 de dezembro, às 19h30
Local: Paróquia Santa Rita de Cássia (Pça. Marte, s/n, Jd. da Granja – SJCampos. Informações: (12) 3922-6428 / www.santaritasjc.org.br / paroquiasantarita@diocesesjc.org.br

[/box_light]

Padre Magela tem 51 anos, nasceu em Jacareí, filho de Antonio Esaú dos Santos e Francisca Maria de Jesus.

Paróquias por onde passou. Em 1990 na função de vigário paroquial: São Silvestre (Jacareí-SP), Santa Cecília (Jacareí-SP) e Nossa Senhora do Patrocínio (Igaratá – SP).  De 1991 – 1997 na função de pároco: Paróquia Santa Cecília (Jacareí – SP).

Entre outubro de 1997 a outubro de 2000 Faculdade de Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Gregoriana  – Roma (Itália)

Em 2001 na função de vigário paroquial: na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (São José dos Campos – SP).

De 2002 – 2010 na função de pároco: na paróquia São Francisco Xavier (São José dos Campos – SP).

Desde 2010 pároco na paróquia Santa Rita de Cássia (São José dos Campos).

Trabalhos realizados (em pastorais e outros). Funções na diocese: Assessor da Comissão Sócio-política (ainda na função); Assessor da Comissão diocesana para o Serviço da Caridade, da Justiça e  da Paz (ainda na função)

Coordenador da Região Pastoral IV e membro do Conselho de Presbíteros (ainda na função).

Funções exercidas: membro Colégio de Consultores, membro da Equipe Formadora da Filosofia e da Teologia, Diretor da Caritas Diocesana – de 2004 – 2013 e professor de Filosofia política e sociologia na Faculdade de Filosofia da Diocese de São José dos Campos.

O surgimento da vocação. Minha vocação surgiu ainda quando eu era criança. Desde pequeno falava que queria ser padre. Depois que entrei para o grupo de coroinhas na paróquia de Nossa Senhora da Santíssima Trindade (Jacareí), o meu desejo de ser padre se fortaleceu ainda mais. Foi nessa ocasião que fiz os encontros vocacionais em Taubaté (nossa diocese na época); após os encontros ingressei no seminário menor, aos 13 anos de idade em 1977.

Ser padre na sociedade de hoje. O Documento de Aparecida bem observou que estamos vivendo uma “mudança de época”. Esse fato por si mesmo já diz muito sobre os desafios de ser padre hoje. Nesses 25 anos, a sociedade brasileira passou por profundas e rápidas mudanças, impulsionada pela globalização.  Estamos inseridos numa sociedade com uma imensa pluralidade de culturas, numa ebulição de novos costumes e novas ideias, que tecem novos relacionamentos e novas formas de vida em comum, fazendo surgir valores desafiadores à evangelização.  O padre hoje tem que estar atento a esses sinais, para poder falar ao homem de hoje. As grandes intuições pastorais que levaram a belíssimas experiências nas comunidades, já não empolgam mais, nem atraem mais. Penso que o caminho que o Papa Francisco está fazendo é uma valiosa pista para que a Igreja consiga se comunicar com o mundo atual. A Igreja é portadora da Palavra de Deus, mas é preciso saber comunica-la.

Ser padre é ser pai e pastor. É ser presença. É se colocar a serviço do projeto salvador de Deus.
Vocação é uma perseverante resposta a um constante chamado de Deus.
O serviço à comunidade é o renovado vir a ser de uma vocação.
A felicidade acontece ao amar e servir.
O Reino de Deus se realiza no meio de nós cada vez que vivemos a Palavra de Deus. Ele virá, mas já está no meio de nós.

[divider]

[box_light]

sebastiao cesarPe. Sebastião Cesar Barbosa

Tríduo de 20 a 22 de dezembro
Missa Solene dia 23 de dezembro, às 19h30
Local: Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Pça. Assis Chateaubriand, 279, Vl. Tesouro – SJCampos – SP. Informações: (12) 3912-8812  / paroquiarosario@diocesesjc.org.br

[/box_light]

Padre Sebastião Cesar é natural de São Bento do Sapucaí e tem 50 anos. 

Paróquias por onde passou. Como pároco: 1993 a 2001 – Sant’Ana, 2005 a 2010 – São Francisco de Assis, 2010 a 2014 – Santa Inês e 2014  – N. Sra. Rosário.

Trabalhos realizados (em pastorais e outros). Além de pároco, fui vigário paroquial em várias outras paróquias, vice-reitor do Seminário de Filosofia Santa Teresinha, capelão dos hospitais do centro, assessor diocesano da Pastoral da Saúde e Diálogo Ecumênico.

De 2001 a 2005 fui missionário na Armênia, trabalhando como reitor do Seminário Armênio Católico.

O surgimento da vocação. Minha vocação surgiu no seio da família, certamente e, na vida paroquial de São Sebastião (Vila Industrial) com o Padre José Padoan: ele fez minha 1ª comunhão e entrei para o grupo de coroinhas. Aos 13 anos me enviou para o Seminário Diocesano Sto. Antônio, em Taubaté, sede da Diocese. Outro padre que marcou a história de minha vocação foi meu 1º reitor, Pe. Irineu Batista da Silva. A estes dois personagens da minha história, devo minha vocação, bem como ao Povo de Deus, por suas preces e testemunho de vida e de fé.

Ser padre na sociedade de hoje. Pergunta difícil… resposta exata e certeira ninguém tem! A igreja aponta as grandes linhas. Para mim, a grande inspiração é o Concílio Vaticano II: somos a Igreja do Concílio! Prefiro “errar” com a Igreja (se isso é possível!) , que “acertar” sozinho. Nosso ministério presbiteral é essencialmente vivido de forma colegial comunitária! O tema do tríduo preparatório ao meu Jubileu de Prata é tirado do conselho nacional de presbíteros: “Presbítero: testemunha da fé, esperança e caridade”. Finalmente , posso dizer que os gestos e as palavras do Papa Francisco são fontes inspiradoras para repensar a vida ministerial.

Ser padre é ser pai-companheiro!
Vocação é chamado e envio!
O serviço à comunidade é expressão do amor pessoal a Cristo!
A felicidade acontece no dia a dia, na boa mistura dos sonhos possíveis com a realidade!
O Reino de Deus é graça e empenho!

1 Comentário para “25 anos de Sacerdócio!”

  1. hercilio moreira filho disse:

    Pe. Sebastião, além de um padre ,um amigo , um conselheiro, uma pessoa inteligente,simples, amorosa , enfim ele tem muitas virtudes , talentos e qualidades , que não guarda somente para si e sim divide com todos que estão a sua volta , obrigado Pe. Sebastião por tudo que o senhor deixou em nossas vidas , e Parabéns por essa data tão importante para cada um de nós , obrigado pelo seu sim, Deus ti ilumine e ti abençõe todos os dias da sua vida . Um abraço , meu e de toda minha familia.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.