Palavra do Pastor › 08/04/2016

35 anos da Diocese de São José dos Campos

Celebramos, com muita alegria, no dia 1º de maio, a festa de instalação de nossa diocese de São José dos Campos. Nossa Diocese é conhecida por seu dinamismo, seu clero dedicado e seus leigos engajados.

A Diocese foi criada pelo Papa São João Paulo II, através da Bula Pontifícia ‘QUI IN BEATI PETRI” de 30 de janeiro de 1981 e instalada no dia 1º de maio do mesmo ano. O nome oficial da diocese, conforme o documento pontifício é “SANCTI JOSEPH IN BRASILIA”, sendo usado normalmente o nome de Diocese de São José dos Campos. Foram seus Bispos Diocesanos: D. Eusébio Oscar Scheid, SCJ (depois Arcebispo de Florianópolis e Arcebispo Cardeal do Rio de Janeiro); D. Nelson Westrupp, SCJ (depois Bispo de Santo André), Dom Moacir Silva (depois Arcebispo de Ribeirão Preto) e atualmente D. José Valmor Cesar Teixeira, SDB (já Bispo em Bom Jesus da Lapa).

Ao longo destes 35 anos de história, a Diocese de São José dos Campos cresceu e amadureceu em sua ação evangelizadora. Somos gratos a todos que fizeram parte desta história, que, com seu trabalho e zelo, cuidaram da Igreja de Nosso Senhor. Agradecemos todos os Bispos, que foram titulares desta Diocese, os padres e diáconos que aqui trabalharam e trabalham, as religiosas e os religiosos, os seminaristas e de forma toda carinhosa os Leigos e Leigas, amigos e colaboradores, que deram e que dão suas vidas pela causa de Jesus Cristo e do seu Evangelho, labutando nas Paróquias, comunidades e na vida Diocesana.

Para bem celebrar esses 35 anos de história, entre as várias atividades, vamos construindo  o Plano Diocesano de Evangelização e Pastoral, encaminhado na 4ª Assembléia Diocesana de Pastoral e que está sendo construído tendo como pano de fundo as decisões, encaminhamentos e estudos do Sínodo Diocesano, realizado já há alguns anos. O Plano está sendo iluminado e organizado a partir das CINCO PRIORIDADES, cinco Linhas de Ação, refletidas, escolhidas e votadas na Assembleia Diocesana, a saber: a) FAMÍLIA; b) JUVENTUDE; c)PROCESSO CATEQUÉTICO, FORMADOR DE DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS; d) DIMENSÃO SOCIAL DA FÉ; e) AÇÃO MISSIONÁRIA. Todas as nossas ações diocesanas, todos os grupos, pastorais, ministérios, serviços, comunidades, movimentos, irão trabalhar, nos próximos anos, a partir destas LINHAS DE AÇÃO e dos projetos que serão elaborados a partir delas.  Celebramos, solenemente, os 35 anos da Diocese, no dia 30 de abril, com a recepção da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida em nossa Diocese e com uma bonita celebração Eucarística, dando graças a Deus pelos benefícios recebidos e pelo bem realizado.

Para que chegássemos até aqui, é bom recordar que a Diocese de São José dos Campos, ao ser criada, tinha 21 paróquias. Hoje, são 46. Tinha pouco mais de 20 padres, hoje são 90 presbíteros. Apenas 7 diáconos permanentes e atualmente, 113. Pastorais e movimentos eram somente 11, e hoje mais de 80. Assim, com comunhão e participação, nossa Igreja Particular cresce e segue anunciando o Reino, inaugurado por Jesus Cristo. Coloquemos nossa querida Diocese nas mãos de Maria, mãe da Igreja e nossa mãe e de São José, seu esposo e nosso padroeiro, para que continuemos a caminhar com muito vigor espiritual e pastoral.

dom_cesar_teixeira_SDB

Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB
Bispo diocesano de São José dos Campos

1 Comentário para “35 anos da Diocese de São José dos Campos”

1. Francisco A F Bueno. disse:

Graças damos pela criação desta Diocese! Deus anda com os simples, manifesta-se aos humildes e dá inteligência aos pequenos, ilumina as almas puras e esconde a sua graça aos curiosos e soberbos. É o que diz SL 98,130!
    Que a cada dia, esta Diocese cresça em sabedoria e doutrina! Parabéns pelo 35 anos e muito me emociono ao saber que eu fiz parte da celebração dos 20 anos desta Diocese, sendo o comentarista desta missa ao lado do então P. Geraldinho. Sua benção caros Bispos, Paz e bem!