Palavra do Pastor › 01/09/2015

4ª Assembleia Diocesana de Pastoral

Estamos nos preparando, como Diocese de São José dos Campos, para a 4ª Assembleia Diocesana. Já foram constituídas as equipes de trabalho, os temas já foram delineados, foram organizadas as listas de participantes da Assembleia, em reuniões do Conselho de Presbíteros, como manda o Direito, e tudo o mais que tem a ver com a estrutura e andamento de um momento tão importante da vida Diocesana.

A Assembleia vai se constituir a partir destes Princípios gerais: retomar as conclusões do Sínodo Diocesano, para chegar às linhas de ação, sobre as quais elaborar o Plano Diocesano de Evangelização e Pastoral; fazer uma ligação da 4ª Assembleia com a celebração dos 35 anos da Diocese. Na conclusão da Assembleia, realizar uma celebração, com os membros da mesma, apontando para a celebração dos 35 anos.

A Equipe Organizadora da Assembleia está assim constituída: D. Cesar, Pe. Edinei, Pe. Rinaldo, Diác. José Silva, Ir. Janaína (Carmelita), Cláudia Lima (Catedral de São Dimas), Maria Aparecida (Par. Santa Cecília – Jacareí). Tal equipe será secundada por diversas outras equipes de serviços para este momento de graça da Diocese:  Liturgia e animação; Secretaria; Acolhida e infraestrutura; Comunicação; Cozinha; Bem-estar; Ambientação etc.

Todas as Paróquias, Pastorais, Movimentos, Organismos e Serviços, presentes na Diocese, estão participando da preparação da Assembleia através do estudo do INSTRUMENTO DE TRABALHO, respondendo ao questionário e apresentando 2 propostas de Opções Pastorais prioritárias para a vida de nossa Diocese. Assim, todos têm a oportunidade de participar e colaborar. Vale o ditado popular: “quem não participa, não assume”. E sabemos que quem não assume, não está em comunhão.

Ora, é isso o que a Assembleia Diocesana quer ser a animar: UM FORTE MOMENTO DE COMUNHÃO, na construção da COMUNHÃO DIOCESANA. Basta ler os Atos dos Apóstolos para ver a importância da Comunhão e da Unidade na Igreja Apostólica. Era a preocupação maior dos Apóstolos e dos dirigentes da Comunidade Primitiva: “ser um só coração e uma só alma”… para poder participar de verdade e com proveito da Comunhão com o Corpo e Sangue do Senhor.

Como não recordar as Assembleias do Povo de Deus que peregrinava no deserto em busca da “Terra Prometida”. As Assembleias do Povo de Israel, animadas por Reis, Sacerdotes, Juízes, Profetas, pessoas de Deus, para fazer o Povo de Deus guardar a sua fé e converter-se dos seus afastamentos da Lei de Deus e do amor ao Deus único e verdadeiro. Como não recordar as Assembleias (= Concílios, Sínodos etc) do novo Povo de Deus, organizado em torno de seus legítimos pastores, na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica, em todos os tempos, buscando dar respostas adequadas e comprometidas com os tempos que Deus proporcionava viver. Mantendo a Tradição, a partir da Palavra de Deus e do Magistério autêntico, e impulsionando toda a Comunidade Eclesial para o Testemunho comunitário e pessoal de Jesus Cristo e do seu Evangelho. Como não recordar as grandes Assembleias da história da Igreja, que se tornaram impulsionadoras da vida evangélica, da vida missionária, da espiritualidade trinitária, mariana, popular, garantindo a palavra de Jesus: “ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a todas as gentes…” Especialmente, estamos vivendo os 50 anos de encerramento do Concílio Vaticano II, grande Assembleia Eclesial dos nossos tempos, que queremos celebrar com alegria em nossa próxima Assembleia Diocesana. Sem esquecer as grandes Assembleias do Episcopado Latino-americano: Rio de Janeiro, Medellin, Puebla, Santo Domingo, Aparecida. Também é usual às outras Igrejas Particulares realizarem suas Assembleias anuais, ou bianuais ou conforme o calendário e as experiências pastorais de cada uma delas.

Assim, nossa Diocese de São José dos Campos, se insere neste grande caminho da Igreja e com alegria vai celebrar sua 4ª Assembleia Diocesana. Partiremos de alguns temas tratados no Sínodo Diocesano, finalizado no ano de 2010. Agora, seis anos passados, vamos nos reunir como Igreja Diocesana para dar prosseguimento na Ação Evangelizadora e Pastoral de nossa Diocese com as iluminações, inspirações e indicações da Assembleia Diocesana que vamos realizar.

Unamo-nos todos em Oração, como a Igreja Primitiva, onde os cristãos “eram unânimes na oração, na doutrina dos Apóstolos”, para que Deus Nosso Senhor abençoe e conduza com o seu Espírito Santo os participantes da Assembleia Diocesana.

“Eu creio”: esta é a fé da Igreja, professada pessoalmente por cada crente, principalmente por ocasião do batismo. “Nós cremos”: esta é a fé da Igreja confessada pelos Bispos reunidos em Concílio, ou mais comumente, pela assembleia litúrgica dos crentes. “Eu creio”: é também a Igreja, nossa Mãe, que responde a Deus com sua fé e que nos ensina a dizer: “eu creio”, “nós cremos” (Cat. Igr. Cat. 167).

dom_cesar_teixeira_SDB

Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB
Bispo diocesano de São José dos Campos

1 Comentário para “4ª Assembleia Diocesana de Pastoral”

1. Maria das Dores disse:

Parabéns a nossa Diocese,….SJC, o amor de Deus iluminando nossos corações;… verdadeiro caminho de fé ,… nossa igreja, na diversidade, e em união a todo o clero e nosso Pastor, fortalece nossa fé,… crer no nosso batismo, alimentado pela palavra do Evangelho, sua igreja santa, para reconciliação com os pecadores; na benção de nosso Senhor, caminho de santidade e resgatar almas para o Reino de Deus.
    Na fé, esperança, caridade.
    Paz e Bem.