Palavra do Pastor › 09/05/2013

51ª AG da CNBB

Os Bispos do Brasil estiveram reunidos de 10 a 19 de abril, em Aparecida, na 51ª Assembleia Geral da CNBB. Foram dez dias de reflexão, oração, partilha de experiências, estudos e de crescimento no afeto colegial.

O tema central desta Assembleia foi: “Comunidade de comunidades: uma nova Paróquia”. O tema foi profundamente refletido e será publicado na Coleção Estudos da CNBB, para que até outubro próximo as paróquias do Brasil, os conselhos pastorais possam estudar este texto, apresentar novas sugestões para enriquecê-lo; na Assembleia Geral de 2014, o texto enriquecido pelas novas contribuições será aprovado pelos Bispos e publicado como Documento da CNBB.

No final das reflexões sobre o tema central, os bispos disseram: “A paróquia, como comunidade de comunidades, precisa integrar as comunidades religiosas, as associações religiosas, as CEBs, os movimentos, as pastorais sociais, as novas comunidades de vida e aliança, os hospitais, as escolas e as universidades, além das comunidades ambientais. Para que todos vivam na pluralidade da experiência de fé, na diversidade de carismas e dons, a unidade indispensável à vida cristã. Os dois grandes desafios que se impõem é acolher essas múltiplas formas de vida cristã como uma riqueza de dons que o Espírito Santo oferece à Igreja e manter unidos os diferentes grupos, para que, em tudo, a caridade de Cristo seja testemunhada publicamente” (238).

Outro texto sobre o qual os Bispos se debruçaram foi o Diretório para a Comunicação da Igreja no Brasil. Os Bispos sugeriram diversas modificações ao texto apresentado para estudo e aprovação. A Comissão Episcopal para as Comunicações fará as modificações sugeridas e o apresentará ao Conselho Permanente da CNBB, que o aprovará por delegação da 51ª Assembleia Geral. Este Diretório destina-se especificamente aos responsáveis pela formulação e pela condução das práticas de comunicação nos diferentes âmbitos da vida eclesial e nas relações da Igreja com a sociedade, em especial com o mundo da mídia.

Outro texto estudado pelos Bispos foi sobre a questão agrária. Foram sugeridas diversas modificações e a Comissão deste tema vai reelaborar o texto que será apresentado para aprovação na Assembleia do ano que vem.

A Assembleia publicou também duas notas: “Sede de água e de justiça” e “Em defesa dos direitos indígenas e quilombolas, pela rejeição da PEC 215”. Publicou ainda um texto sobre “A Igreja e as Eleições”.

Houve uma grande reflexão sobre a análise da situação religiosa no Brasil a partir dos dados do Censo 2010. O plenário delegou ao Conselho Episcopal de Pastoral (CONSEP) a continuação da reflexão, colhendo as experiências positivas que vem acontecendo em diversas regiões do país.

As Comissões Episcopais Pastorais apresentaram suas atividades e projetos. Foi dado grande destaque para a Jornada Mundial de Juventude.

Nesta Assembleia foram lançadas algumas obras: nova edição do “Catecismo da Igreja Católica”, “Os 20 anos do Catecismo da Igreja Católica e o Ano da Fé” (que são os temas tratados no Congresso Teológico, acontecido em Curitiba de 7 a 9 de setembro de 2012), “As razões da fé na ação evangelizadora” (Subsídios Doutrinais 7) e o “Código de Direito Canônico Comentado”, em dois volumes, comemorando 30 anos da promulgação do Código de Direito Canônico. Esta obra foi uma louvável iniciativa da Sociedade Brasileira de Canonistas.

O nosso Retiro foi orientado por Dom Esmeraldo Barretos de Faria, Arcebispo de Porto Velho – RO. Ele nos ajudou a rezar com três meditações, a saber: “O Bispo como pessoa de fé e discípulo no povo de Deus”, “O Bispo servidor e testemunha da Palavra” e “O Bispo animador de uma Igreja Missionária”.

Aqui está um pouco do que foi a 51ª AG da CNBB. O tema central terá incidência em nossas paróquias e comunidades; desejo que todas as paróquias conheçam o texto que será publicado na Coleção Estudos da CNBB e possam contribuir com o novo texto que irá para a 52ª AG para ser aprovado.

Foto Assessoria de Imprensa CNBB (4)

Dom Moacir Silva
Administrador Diocesano