6 de agosto – Dia Internacional de Oração pelos Cristãos Perseguidos

Ainda hoje, em muitos lugares pelo mundo, os cristãos são perseguidos, torturados e mortos de forma tão violenta como nos primeiros séculos do cristianismo. Esses cristãos têm resistido de forma heróica aos desafios que acompanham a sua fé em Jesus Cristo. Nós não estamos lá fisicamente para ajudá-los, mas podemos nos tornar presentes pela oração.

Com o apoio da CNBB, a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) convida você e sua comunidade a participar de uma corrente de oração pelos que são perseguidos pela fé, sobretudo no Oriente Médio.

Em 2016, 1 cristão foi morto a cada seis minutos, simplesmente por professar a sua fé (de acordo com as estatísticas do Center for Study of Global Christianity). O Oriente Médio e o norte da África continuam como a região onde a perseguição é mais cruel.

A Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN), por meio de seus benfeitores, não tem descansado e está fazendo tudo ao seu alcance para socorrer materialmente e espiritualmente os perseguidos: reconstruindo casas e escolas; fornecendo alimentos e medicamentos; sustentando os missionários que doam suas vidas para salvar outras tantas e tudo mais que se faz necessário.

A perseguição não está acontecendo aqui, mas está acontecendo agora! No Brasil pouco se sabe sobre perseguição religiosa. Por meio das nossas notícias e dos nossos projetos é possível compreender melhor o cenário vivido pelos cristãos nos países que sofrem perseguição. Para se aprofundar mais, a ACN publica a cada dois anos o Relátório sobre a Liberdade Religiosa no mundo. Um importante documento que mostra a situação e a vivência do direito à expressão da fé particular em mais de 190 países.

[box_light]

UMA ORAÇÃO DO IRAQUE PARA O MUNDO

Em 2015 o Patriarca caldeu de Bagdá, no Iraque, Louis Raphael Sako, escreveu esta pequena oração que se tornou também a nossa oração pelos cristãos perseguidos:

Senhor Jesus Cristo, Vós nos ensinastes a rezar ao Pai em Vosso nome, e nos assegurastes que tudo o que pedíssemos, nós receberíamos. Por isso, nos dirigimos a vós com total confiança, pedindo-lhe a graça e a força de perseverar nesta tempestade, para alcançar a paz e a segurança, antes que seja tarde demais. Esta é a nossa oração e, embora pareça impossível para nós, confiamos a vós a nossa sobrevivência e nosso futuro.

Ajude-nos, Pai, em nome de seu Filho crucificado e ressuscitado, Jesus, para continuarmos a trabalhar juntos; para sermos livres, responsáveis e amorosos; para encontrarmos a vossa vontade e fazê-la com alegria, zelo e coragem. Em Caná, a Mãe de Jesus foi a primeira a notar que não havia vinho. Pela intercessão de Maria, pedimos-lhe, Pai, para mudar a nossa situação – como vosso filho transformou a água em vinho – da morte para a vida.

Amém.

[/box_light]