Artigos › 24/02/2017

A alegria do Senhor é a nossa força!

Uma música brasileira diz “fevereiro tem Carnaval”. Isso mostra como esta festa popular e cultural tem uma força muito grande no Brasil. Essa festa tem a sua origem na religião, porque era o tempo que antecedia a Quaresma. Há muitos anos, durante toda a Quaresma era necessário fazer o jejum. Hoje, a tradição mudou, e a Igreja recomenda que não seja consumida carne apenas na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa. Então, as pessoas faziam festas e comiam muita carne, um pouco antes da Quaresma, para que pudessem ficar com o chamado “sabor da carne” na boca até que chegasse o Domingo de Páscoa.

Logicamente, a festa ainda é ligada à Quaresma, sendo marcada de acordo com a data da Igreja Católica para que o Carnaval anteceda a Quarta-Feira de Cinzas, mas não é mais uma festa religiosa, sendo simplesmente, uma festa popular que chama atenção do mundo inteiro.

Mas e nós, cristãos? Como devemos nos colocar diante do carnaval? Em primeiro lugar é preciso deixar de demonizar o carnaval, como se o demônio fosse o autor do carnaval. Não, o Carnaval é uma festa popular! Porém, também é preciso ver que é uma festa que, infelizmente, foi corrompida em muitas coisas. Muitas vezes na música, mas muitas vezes na conduta das pessoas que não sabem brincar o carnaval, acabam bebendo demais, usando drogas e tendo atitudes irresponsáveis durante esses tempos. Mas isso não é somente no carnaval, acontece o tempo todo e em todo lugar.

O Apóstolo Paulo disse “tudo me é permitido, mas nem tudo me convém”. Nós temos que ver se, hoje, ir a um baile de carnaval ou mesmo ir à avenida ver uma escola de samba nos edifica. Nós estamos num processo de crescimento. A Palavra de Deus fala que tudo que é bom, tudo o que é limpo, tudo o que é honroso deve ocupar os nossos pensamentos. Será que o carnaval nos ajuda a ter bons pensamentos? Será que o carnaval nos ajuda a sermos pessoas melhores? Bem, por causa do pecado, a cultura foi corrompida e, nós vemos ali, os traços da corrupção do pecado. É o caso das orgias e das bebedeiras que a Palavra de Deus chama de “obras da carne”, que se diferenciam do fruto do Espírito que é amor, paz, alegria, autodomínio. Cada um é responsável pelas suas ações e deve decidir por si mesmo se deve, ou não, participar.

Logicamente, tendo em vista o quadro que o carnaval hoje traz, me parece que é mais inconveniente do que conveniente. Não nos convém, como diz o Apóstolo Paulo. Ao mesmo tempo também, alguém pode dizer: “Bem, eu não vou em lugares assim, que não são próprios. Eu sei brincar o carnaval”. Aí entra também o que diz a Palavra de Deus: cada um examine a sua consciência.

Você pode aproveitar essa oportunidade da folga no período de carnaval para participar dos retiros espirituais. Em várias igrejas e comunidades da nossa região, sempre são promovidos retiros, alguns fechados, outros abertos, assim como em todo o Brasil. Isso mostra também que nós podemos, de fato, brincar o carnaval mas tendo Deus em nossa mente com músicas saudáveis, brincadeiras saudáveis, num ambiente saudável, onde não existe o perigo de, muitas vezes, nos corrompermos com os vícios ou com um mal comportamento.

Enfim… Cada um é que sabe!  Cada um é que deve examinar, ver a sua consciência e analisar todas as coisas. Não podemos nos esquecer que a vida é feita de escolhas e as escolhas trazem consequências. Então, mesmo no carnaval, é necessário fazer uma escolha e também lembrar que ela pode nos trazer uma consequência. Então, que nós possamos, no amadurecimento das nossas opções, tomar consciência do que é bom e do que não é bom para nós. Que a verdadeira alegria, a do nosso interior, do nosso coração, seja nossa força… Essa é a alegria do Senhor!

Padre Luis Fernando Soares

Pároco da Paróquia Espírito Santo, em São José dos Campos.