Artigos › 23/10/2017

A força do jovem

“(…) Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno.” (1 Jo 2:14)

Podemos definir o jovem de diversas maneiras, sob diversos enfoques e perspectivas, entretanto, algo que lhe é notável e perceptível a todos é a sua força de vontade inabalável para alcançar seus sonhos, metas e objetivos.

O jovem, costumeiramente, ainda não está preso às amarras que a vida, ao longo do tempo, vai impondo ao ser humano, tais como o medo, a cautela, a desconfiança, os compromissos, os receios…

Por um lado, e em certa medida, tais características mencionadas são boas, pois, tornam nossas ações mais acertadas, menos decepcionantes, e nos fazem ter uma vida mais tranquila, planejável e estável. Entretanto, por outro lado, perde-se a ousadia, a iniciativa, o desejo de se descobrir e tentar o novo, bem como a força necessária para se levantar e seguir em frente, tanto quanto for necessário, deixando as feridas para trás, cicatrizando-as rapidamente com novas experiências.

Tais características dos jovens, como tudo em nossa vida, podem ser bem, ou mal direcionadas, motivo pelo qual é necessária uma aliança entre a jovialidade e a maturidade. A sabedoria adquirida com a maturidade é essencial para que a força do jovem seja direcionada à propagação das obras de Deus, de forma a transformar o mundo em um local melhor. Ao mesmo tempo, a força do jovem é igualmente importante para reabastecer de energia aqueles que já não a possuem.

Jovens, saibam que a Igreja precisa de vocês, da entrega e da determinação que lhes são características, para que assim possa sempre prosseguir e evangelizar o povo de Deus. Sejam como Davi: fundamentem a sua força em Deus e o façam de escudo. Sigam os preceitos divinos e utilizem a força de vocês na construção de uma sociedade melhor.

Nunca se abatam pelos percalços da vida e mantenham a chama da juventude viva dentro de seus corações, não se conformando com o mundo, mas sim, sempre tentando modificá-lo e melhorá-lo com seus objetivos grandiosos.

E, por fim, contagiem todos ao seu redor com essa força, de forma a multiplicar essa capacidade transformadora em nossa sociedade. A juventude não é exclusiva à idade: É JOVEM AQUELE QUE CONSERVA EM SEU INTERIOR A FORÇA DA JUVENTUDE!

João Vitor Guimarães
Paróquia São Judas Tadeu