Artigos › 16/03/2016

A misericórdia é o caminho para a paz

Num livro que narra o diálogo do Papa Francisco com um jornalista italiano, este pergunta ao Papa porque ele fala tanto de misericórdia e recebe a seguinte resposta: “Porque essa é a essência do Evangelho”. De fato, a misericórdia é a boa nova que gera novos ares e enche os corações, as vidas e os lábios de alegria.

A palavra misericórdia é a junção de duas palavras latinas: o verbo missito (enviar frequentemente) e o substantivo cors, cordis (coração). Misericórdia, portanto, é o envio constante do coração em posturas, atitudes e gestos de amor, bondade, cuidado dos outros, compromisso com a transformação da vida do próximo.

A misericórdia é o nome de Deus – título do livro supracitado –, porque Ele é o primeiro que envia o seu coração à humanidade e o faz de modo fiel e sem interrupção. Um Deus que criou tudo o que existe, não por necessidade, mas por gratuidade; que veio ao encontro da humanidade porque ouviu seu clamor e viu seu sofrimento; que enviou mensageiros para indicar aos homens e mulheres de todos os tempos o caminho da felicidade; que ofereceu seu próprio filho como vítima pela expiação dos pecados de todos; que perdoa a todos, sempre e de qualquer pecado; que espera cada ser humano para torná-lo eterno… não pode ter outro nome que não seja Misericórdia.

Desse Deus não se pode ter medo, nem fugir, como fizeram Adão e Eva depois do pecado (cf. Gn 3,8), mas aproximar-se com confiança, alegria e abertura de coração para acolher os seus dons e dele aprender caminhos que conduzam a metas realizadoras. Esse é o ponto de partida da ação dos batizados no mundo, isto é, da evangelização, que não é transmitir doutrinas, mas comunicar a misericórdia que faz diferença para as pessoas que sofrem e para o desenrolar da história.

Longe de ser sinal de fraqueza de Deus, a misericórdia é expressão do seu poder e, para os seres humanos, será a força com que vencerá seus maiores desafios e ameaças e o segredo para a construção de um mundo melhor.

Em tempos de pós-modernidade, quando há soluções e recursos para muitos desafios ainda há situações de limitação humana, de sofrimento injusto e misterioso, de perguntas sem respostas para as quais a misericórdia é a única postura possível e suficiente.

Os noticiários impressos, do rádio, da TV e da internet não cessam de mostrar os inúmeros conflitos e os problemas que acontecem dentro das famílias, nos ambientes de trabalho e nas ruas, muitas vezes, por causas insignificantes. Em muitas situações esses conflitos são frutos da mentalidade gananciosa e desrespeitosa contra a dignidade do ser humano que, infelizmente, está enraizada no coração de muitas pessoas.

Tal situação faz pensar que o mundo está doente, mas também aponta para o lugar onde devem estar os cristãos e as pessoas de boa vontade com seu agir capaz de curá-lo, dando origem a uma nova ambiência.

Os conflitos e problemas da atualidade não são apenas problemas. São também sinais dos tempos indicando que é preciso trabalhar arduamente pela paz nascida da misericórdia.

A misericórdia ajuda na superação da violência e no despertar para a convivência mais respeitosa e fraterna entre as pessoas, gerando a tão sonhada paz.

O perdão dado e recebido ilimitadamente, a prática da bondade para com todos, o saber ouvir e calar, a reflexão, a oração e a escuta da Palavra de Deus, entre outras coisas, são os caminhos mais seguros para se viver a misericórdia e promover a paz.

Paz não se constrói com a mera eliminação de conflitos, por vezes buscada com outras ações violentas. Ela se efetiva verdadeiramente com a prática do amor, promovendo alegria, união, respeito, honestidade, realização pessoal, desenvolvimento humano, progresso social, vida em abundância, conforme o testemunho dado por Jesus Cristo.

Que todos os cristãos e pessoas de boa vontade estejam empenhados na prática da misericórdia e na construção da paz, desejada por todos e urgente para que a vida seja plena e abundante.

Pe. Edinei Evaldo Batista
Coordenador Diocesano de Pastoral e
Pároco da Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus

1 Comentário para “A misericórdia é o caminho para a paz”

1. JORGE ALMADA disse:

Inspirado pelo Espirito Santo, o Papa Francisco condena terrorismo, guerras e corrupção. A nós cristãos independentes de qualquer religião faz necessário fortificar-nos com relação aos movimentos de PRESERVAÇÃO DA VIDA. Dados recentes mostram que no Brasil se mata mais que qualquer país do mundo, são em média 150 vítimas da criminalidade por dia. Veja o atentado de Bruxelas, 31 vitimas fatais. Vivemos em GUERRA, o pior disto é que somos todos passivos diante de tais brutalidades. Rezemos a Deus para nos proteger.