Artigos › 16/09/2013

A Missão no Ministério Extraordinário da Comunhão

[box_light]A Diocese de São José dos Campos tem cerca de 3, 5 mil Ministros Extraordinários da Comunhão distribuídos nas suas 44 paróquias. São homens e mulheres, jovens e adultos, que se dedicam a este serviço. No dia em que celebram a memória do Beato Mateus Moreira, patrono dos Ministros da Comunhão, eles se encontram para louvar e agradecer a Deus pelo ministério em uma Missa em Ação de Graças, que já tornou-se tradicional em nossa diocese. Conheça mais sobre essa função no testemunho de Maria Cristina Messias, Coordenadora Paroquial dos Ministros da Paróquia Sagrada Família, em São José dos Campos.[/box_light]

“Este ministério tem como Patrono o Beato Mateus Moreira, que enfrentou seus algozes gritando “Louvado seja o Santíssimo Sacramento“. Esta é a missão dos Ministros Extraordinários da Comunhão, levar o Santíssimo Sacramento a aqueles que, impossibilitados de irem até a Igreja, possam em suas casas, hospitais, asilos, ou onde estiverem, louvar a Jesus Sacramentado, recebendo Dele todo o carinho, sustento, conforto e consolo.

Os Ministros são a Igreja que vai ao encontro das ovelhas enfermas, assim como fazia Jesus.

Este ministério é realizado por leigos e leigas participantes de sua paróquia, com uma caminhada espiritual amadurecida e comprometida e por um tempo determinado (por isso são extraordinários).

As pessoas são convidadas para o ministério pelos párocos e vigários. Quando é necessário, alguns membros paroquiais podem indicar algum nome, mas quem os escolhe é o próprio Jesus. O primeiro pensamento que ocorre nos corações dos convidados é : “eu não sou digno de exercer este ministério”.  Realmente ninguém o é, mas a grande graça nos vem da Misericórdia de Deus, que permite o transporte de Seu Filho Sacramentado em mãos tão pecadoras em benefício, ou melhor, por amor aos seus filhos enfermos.

Após um tempo de formação e preparação espiritual, recebem do Senhor Bispo Diocesano a imposição das mãos com o “Grave Encargo de Distribuir a Eucaristia”.

O Ministro da Comunhão deve sempre adequar a sua vida a vida Daquele que carrega.

O nosso ex-Pároco, padre André Torres, dizia que não somos Ministros Da comunhão, mas Ministros De comunhão; comunhão da Igreja com o enfermo, da Igreja com a comunidade, de Jesus que levamos a quem precisa do amor de Deus.

Com a graça de Deus nossas assembleias estão cheias. Um de nossos deveres é ajudar também nas Santas Missas, pois seria inviável a distribuição da Eucaristia somente pelos Sacerdotes e Diáconos.

Além da Eucaristia somos preparados para os Ministérios das Bênçãos e Exéquias ou Consolo. Não exercemos necessariamente os três ministérios, exercemos somente aqueles em que o Senhor tocar os nossos corações. Que neste mês da Bíblia possamos fortalecer a nossa caminhada e o nosso servir ao Senhor na Palavra de Deus.

Todos os Ministros da Comunhão de nossa Diocese são convidados para louvar e agradecer ao Senhor por tão lindo serviço na Missa de Ação de Graças, no dia do Beato Mateus Moreira.

E você, que deseja no seu coração servir ao Senhor neste ministério, venha também rezar conosco e colocar este seu desejo no altar do Senhor com todo amor do seu coração, pois Jesus não resiste a um pedido feito por um coração apaixonado!”

Cristina Messias

[box_dark]MISSA EM HONRA AO BEATO MATEUS MOREIRA – PATRONO DOS M.E.C.
Dia 3 de Outubro, às 19h30
Local: Santuário São Judas Tadeu ( Rua Ceci, 37 – Jardim Paulista, São José dos Campos)[/box_dark]

1 Comentário para “A Missão no Ministério Extraordinário da Comunhão”

1. Geraldo Ferreira da Silva disse:

Boa noite, amados de DEUS!
    Também sou ministro extraordinário da comunhão aqui da capela de São Francisco de Assis em Recife Pernambuco.
    Confesso que as vezes não sou merecedor dessa missão tão abençoada.
    Mais como foi escrito nesta leitura não somos nos que escolhemos mais sim o nosso próprio DEUS. Isso me conforta e me enche de esperanças para levar e seguir em frente essa missão de levar o próprio Deus para os irmãos que se encontram enfermos.