Notícias da Diocese › 01/06/2016

Agenda de compromissos de Dom Cesar em junho

No mês do Sagrado Coração de Jesus, os padres da Diocese de São José dos Campos iniciam em formação com Dom Cesar Teixeira, na primeira sexta-feira de junho. E na semana seguinte, o Regional Sul 1 da CNBB realiza sua 79ª Assembleia Geral, em Aparecida, de 7 a 9 de junho. Dia 19 de junho, dom Cesar participa, em São Paulo, da celebração de 25 anos de episcopado de Dom Vartan Boghossian, bispo da Igreja Católica Armênia. Além de reuniões com a coordenação de Pastoral, em vista da preparação do Plano Diocesano de Pastoral e Evangelização, dos atendimentos na Cúria Diocesana, muitas outras atividades marcam sua agenda do início ao fim do mês. Dom Cesar encerrará o mês com sua 9ª visita pastoral e missa de envio dos jovens que irão para a Jornada Mundial da Juventude.

Dia de Oração pela Santificação do Clero

A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, quando celebramos o Dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, é um dia para que cada fiel deposite no coração de Deus uma prece fervorosa pela santificação do sacerdote que cuida da sua comunidade. No dia 3 de junho, Dom Cesar inicia o dia fazendo uma reflexão junto com todos os sacerdotes, no período da manhã, conduzida por Dom Nelson Westrupp. À noite, 19h30, o bispo diocesano celebra na Catedral de São Dimas.

Assembleia do Regional Sul 1

Com mais de 50 bispos de todo o estado de São Paulo, Dom Cesar Teixeira participa da 79ª Assembleia do Regional Sul 1 da CNBB, nos dias 7, 8 e 9 de junho.  São esperados 143 participantes, entre bispos, padres coordenadores diocesanos de pastoral, padres subsecretários das Sub-Regiões Pastorais e representantes dos Organismos vinculados à CNBB Regional Sul 1.  Na pauta geral da Assembleia está a última Exortação do Papa Francisco, que trata da família, e definiu o tema central: “A Exortação Apostólica Amoris Laetitia no contexto da Misericórdia e da Missão”.

Novenas

A Paróquia Santo Antônio, em Paraibuna, recebe Dom Cesar Teixeira no dia 11 de junho, às 19h, para a Celebração Eucarística dentro da Novena do Padroeiro. No dia 15, às 19h30, a comunidade da paróquia Coração Eucarístico de Jesus, no Parque Novo Horizonte, em São José dos Campos, recebe o bispo diocesano para celebrar a missa da novena. No dia 22 será a vez da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na zona sul de São José dos Campos receber o bispo diocesano. A missa será às 19h30.

Crismas

Dom Cesar vai ministrar o Sacramento da Crisma em 4 celebrações no decorrer do mês. As Crismas ocorrerão nas paróquias: Imaculada Conceição – Jacareí (4), São José Operário – SJCampos (12) e São Bento – SJCampos (17 e 18).

Visita Pastoral

A Paróquia São Benedito, no Alto da Ponte, em São José dos Campos, acolhe Dom Cesar Teixeira nos dias 24, 25 e 26 de junho para sua 9ª Visita Pastoral. As visitas pastorais são ocasiões especiais para o bispo conhecer a realidade da diocese: para melhor servi-la, animar a missão evangelizadora, apoiar e orientar as atividades desenvolvidas no âmbito da administração e da pastoral. É um momento especial de vivência da comunhão eclesial e de animação da missão pastoral e evangelizadora. É partilha das experiências vividas e dos desafios encontrados.

Renovação de Ministérios

A diocese tem cerca de 4 mil Ministros Extraordinários da Comunhão, Bênção, do Consolo e Esperança que atuam em nossas paróquias. Este ano, um grande número está fazendo a renovação de seu compromisso diante do bispo diocesano. Duas datas estão marcadas para a Renovação de Ministros das Regiões Pastorais 2 e 6. No dia 21, na Igreja de Sant’Ana, em São José, será a vez dos ministros da RP 2. E no dia 28, ministros da RP6, renovarão seu compromisso na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Jacareí. As celebrações estão marcadas para às 19h30.

JMJ

Os jovens da diocese que se preparam para viver a experiência de encontrar com o Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude 2016, na Polônia, participam de uma reunião e da missa de envio com Dom Cesar Teixeira, no dia 29 de junho. A missa será na Catedral de São Dimas, às 19h30.