Notícias da Diocese › 08/09/2014

Ajuda aos cristãos perseguidos

Campanha na internet mobiliza jovens da diocese

Em julho surgiu nas redes sociais de todo o mundo uma campanha em apoio à Paz no Oriente Médio e conflitos entre Israel e Palestina. Essa campanha é acompanhada de um símbolo, o N no alfabeto árabe que significa “Nazarat” ou nazareno, um termo pejorativo pelo qual são chamados os cristãos no Alcorão, livro sagrado da religião islâmica. A campanha começou após uma onda de ataques contra cristãos naquela região, que são obrigados a se converter ao Islã ou têm seus bens e vidas entregues ao Estado Islâmico.

Os usuários das redes sociais que aderiram à campanha trocaram suas fotos de perfil, compartilharam imagens com esse símbolo e colocavam a hashtag #SomosTodosNazarenos. A hashtag é uma forma de organizar o conteúdo na internet, como colocar etiquetas. O usuário da rede coloca de acordo com o conteúdo que publica e a palavra acompanhada do cerquilha (#) fica categorizado e quando outra pessoa clica sobre ela, redireciona para uma página com todos os conteúdos públicos daquela marcação.

Assim os manifestantes da campanha em favor da paz fazem com as publicações. Textos, fotos, imagens editadas e qualquer outro conteúdo são seguidos pelo #SomosTodosNazarenos.

Campanha na Diocese

Sensibilizada em apoiar financeiramente os cristãos no oriente médio, a jovem Maria Teresa Rosa, da Paróquia Sagrada Família, a Tetê como é conhecida, decidiu confeccionar camisetas com o símbolo do alfabeto hebraico e toda a renda se reverterá para a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), instituição que tem por missão apoiar projetos pastorais em países onde a Igreja Católica passa por dificuldades, perseguição religiosa e está em meio a guerras e revoluções e miséria.

“Vi que fora do Brasil, a Fundação AIS tinha feito camisetas para divulgar a causa e angariar fundos, entrei em contato eles aqui no Brasil, porém não têm previsão de fazerem as camisetas. Então conversei com amigo que tem confecção e prontamente aceitou fazermos essa campanha e aí estão as camisetas”, explica Maria Teresa.

Para a jovem, ajudar os cristãos e demais necessitados daquela região é uma obrigação de todos nós. “Eles precisam saber que não estão sozinhos e precisam, sobretudo, de nossas orações. Fazemos parte do mesmo Corpo de Cristo, e se um membro do Corpo sofre, todo o corpo padece, mas por outro lado, os membros sadios podem ajudar os outros membros mais frágeis, nós aqui precisamos ser os joelhos que sustentam o Corpo em pé”, completa.

A campanha e venda não possuem lugar fixo. As paróquias e grupos que desejarem ajudar na divulgação e venda podem entrar em contato através da página no Facebook (www.facebook.com/CamisetasSomosTodosNazarenos) e agendar o dia.

“É imprescindível nossa ajuda. Nossos irmãos daquelas terras estão em situação de total calamidade. Têm necessidades de todas as ordens! Eles precisam de nossas doações materiais para comida, remédios, roupas, abrigos, afinal perderam tudo!”, finaliza.

::Saiba mais sobre o assunto::
Artigo: Os cristãos no Iraque

1 Comentário para “Ajuda aos cristãos perseguidos”

1. Estou sensibilizada com o situação dos Cristãos, porque são também nossos irmãos.Desejo também entrar nessa campanha para ajudar,porque eles perderam tudo.Estou acompanhando a perseguição pela TV e Internet,é muito triste ver tudo o que está acontecendo e não poder fazer nada.Mas para Deus nada é Impossível.Eu Creio que essa Guerra terá um fim e,o nome se chama Jesus Cristo,que nunca perdeu nenhuma Batalha.Fiquem com Deus e Nossa Senhora.