Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Notícias da Diocese › 08/12/2016

Anunciar Cristo na era digital

No mês que completa 53 anos da assinatura do Inter Mirifica, o JE apresenta alguns destaques da Internet em nossa diocese

Vivemos em uma era em que nossas relações estão, praticamente, todas conectadas. Sim, uma era da participação. Os computadores, smartphones, tablets, celulares, Ipad, enfim, ocupam espaços importantes ou até essenciais no dia a dia das pessoas e das empresas.  A internet fez do cidadão um verdadeiro protagonista da comunicação. Ele não só passa a ter o acesso facilitado à informação como também pode participar diretamente, opinando, interagindo ao mesmo tempo em que a recebe. A tecnologia permite que os novos dispositivos se implantem definitivamente no cotidiano social.

A Igreja sobre os meios de comunicação social. Não por acaso, um dos primeiros documentos assinados durante o Concílio Vaticano II apresentava a posição da Igreja sobre a utilização dos “meios”. Há 53 anos, Papa Paulo VI assinava o Decreto Inter Mirifica. O decreto que abriu enormes possibilidades para a Igreja diante dos novos tempos de “mudança de época”. Esse decreto é a porta que se abre para essa dimensão e que seria aprofundada pelos documentos que viessem a surgir em torno dessa temática “comunicação”.

Além dos meios modernos de comunicação, hoje também vêm crescendo velozmente as diferentes formas de se expressar. É importante salientar o grande papel que hoje representam as redes sociais em nossa sociedade. Elas são um auditório e ao mesmo tempo o púlpito de todas as formas de manifestações de ideias que se possa imaginar.

Desde as construtivas até as maléficas ao desenvolvimento do processo da educação humana em todos os níveis. Sabemos da utilização do Twitter por parte do Papa e como crescem o número de seguidores. As novas mídias sociais estão mudando o mundo atual, convocando as pessoas às ruas e às manifestações. É, portanto, um território livre para todo tipo de manifestação.

Para Padre Pedro Graciano Junior, diretor do Departamento de Comunicação da Diocese, “no campo da evangelização muitas são as iniciativas bem sucedidas. Com certeza, se Jesus estivesse hoje em nosso meio usaria todos os canais para levar a boa nova a mais gente, usaria as redes sociais assim como um dia usou a barca de seus discípulos pescadores para que, de dentro dela, um pouco afastado da margem da praia, pudesse atingir mais pessoas”.

Ser cristão na era digital. Frente a esse dinamismo virtual, é possível encontrar milhares de sites e blogs que utilizam a rede mundial para evangelizar e falar de Jesus Cristo. São jovens que aproveitam a facilidade em se relacionar com esse público, para falar de assuntos cristãos, de uma maneira divertida e com uma linguagem que chega com muita facilidade a esse nicho da Igreja católica.

O Jornal Expressão mostra para você alguns desses canais que já ganharam espaço entre os adolescentes e jovens na Diocese de São José dos Campos e que romperam barreiras e hoje levam essa mensagem para o Brasil inteiro por meio da internet.

O CRISTOCÊNTRICO

cristocentrico

O jovem Matheus, de 21 anos, e estudante de Logística. É servo de grupo de oração jovem, e faz parte da Comunidade Católica Colo de Deus. É também missionário e viaja o Brasil com o stand up “Reza, come e conversa”, de autoria própria. A ideia do Cristocêntrico surgiu quando ele assistia a outros canais no Youtube e percebeu que não havia nenhum do segmento católico. Foi quando, em dezembro de 2012, surgiu o primeiro vídeo, o qual era um simples apelo para que os seguidores passassem a acompanhar o trabalho de evangelização que começava ali. Desde então já são mais de 25 mil seguidores pelas redes sociais e mais de 8 mil inscritos. “O melhor é saber que não são apenas seguidores mas pessoas que são evangelizadas”, comemora.

Para Matheus, é preciso aproveitar essas ferramentas para falar Deus. O próprio Math (como é conhecido entre os seguidores) produz, grava e edita os vídeos: tudo direto do quarto dele. “Nós, cristãos, precisamos nos posicionar, precisamos entrar em todas as frestas. Há espaço pra todos! Se sabe cantar, cante. Se sabe dançar, dance. Eu faço vídeos e uso como meio de evangelização. A internet hoje nos dá um mundo de oportunidades! Muita oração e bastante trabalho faz as coisas acontecerem,” afirma o jovem.

Quer conhecer mais?

facebook.com/OCristocentrico
youtube.com/OCristocentrico
instagram.com/ocristocentrico

SANTIDADE VIRTUAL

santidade-virtual

E uma brincadeira que acabou ficando séria foi o caso dos amigos Leticia Castro (20 anos), Nicolas Raphael (19) e Jonatas Marcelino (17). O trio adolescente participa da Paróquia Espírito Santo e decidiu embarcar nessa jornada de “ser de Cristo” na onda da internet. O canal Santidade Virtual tem o objetivo de evangelizar, com conteúdo interessante, uma juventude que busca a santidade. O canal surgiu em julho deste ano e tudo começou com uma transmissão ao vivo em uma rede social que teve uma grande repercussão. Os amigos que acompanharam a experiência acabaram incentivando os três a dar sequência àquela “brincadeira”. Com muita oração, nasce o “Santidade Virtual”.

Em entrevista à Revista PES de Cristo, Letícia disse que “o sonho de evangelizar e convencer almas a buscarem a santidade, assim como nós buscamos, sempre foi algo muito forte no nosso coração. Procuramos muitos meios de fazer isto até sentimos que o Youtube poderia ser um bom lugar, pois é de fácil acesso”. O conteúdo dos vídeos abrangem temas diversos e relevantes para os jovens tratando-se de vivência cristã.  A vida dos santos, assuntos da atualidade e até algumas paródias católicas estão entre os vídeos gravados por eles.  Mas se você acha que tudo é feito sob a supervisão de técnicos ou produtores artísticos, ledo engano. Os próprios jovens elaboram e preparam todo o que vai ao ar, demostrando que não é preciso muito para se levar a mensagem de santidade e tocar os corações nos quatro cantos do mundo, falando de Deus.

Quer conhecer mais desse trabalho?  Acompanhe em youtube.com/SantidadeVirtual

NATHALIA DUTRA

nathalia-dutra

A jovem Nathalia se converteu ao catolicismo em 2013. Desde então, gostava muito de escrever sobre a sua experiência com Deus. Como não tinha onde “guardar” esses escritos, decidiu criar um blog. Criou então, o “48janeiros”, sendo uma homenagem ao pai, que faleceu aos 48 anos. As coisas foram tomando uma proporção maior até que ela decidiu aproximar-se dos seguidores virtuais e também criou seu próprio canal na internet. A ideia é publicar um vídeo a cada semana, sempre as quintas ou sextas-feiras. Nathalia parte de temáticas que buscam ajudar as pessoas na caminhada espiritual. Algo que motive para a santidade. A blogueira também é consagrada inteiramente através do método de São Luís Maria Grignion de Montfort, um dos assuntos mais abordados em seus vídeos. Nathalia se orgulha da potencialidade que o seu trabalho alcança, e não pretende parar tão cedo. “Hoje sou feliz por poder evangelizar através de coisas que eu amo – escrita e ilustração – e deixar um gostinho de céu por onde o blog chega”.

O trabalho dela pode ser conferido pelo Youtube, pelo blog e também pela página do Facebook. youtube.com/NcDutra  / facebook.com/48janeiros

Conheça também: gojev
GO Jesus está Vivo” , no Youtube. O canal de vídeos do Grupo de Oração Jesus está Vivo, da Paróquia São Bento.

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.