Assembleia das Igrejas do Sul 1 destaca formação dos leigos para a missão

CNBB

No encerramento da 36ª Assembleia das Igrejas do Regional Sul 1 da CNBB,  bispos, padres e lideranças diocesanas reafirmaram a necessidade de formar os cristãos leigos e leigas para a missão.

O bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo, dom Julio Endi Akamine, apresentou síntese da Assembleia, que reuniu mais de 200 lideranças, de 17 a 19 de outubro, em Itaici (SP). Em sua fala, o bispo disse que a síntese traz pistas de ação pastoral e visão do conjunto das reflexões e propostas a partir do tema “Vocação e missão dos cristãos leigos numa paróquia missionária”.

Durante a Assembleia do Sul 1, foram estudados diferentes temas dos documentos da Igreja, que tratam especificamente da vocação e missão dos leigos na Igreja, entre eles o “Lumen Gentium”, “Apostolicam Actuositatem”, “Christifideles Laici”, “Documento de Aparecida”; “Evangelii Gaudium”, “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil – Doc. 94”, “Comunidade de Comunidade: uma nova paróquia – Documento 100”, e “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade –  Estudos 107”.

Missão

O bispo de Roraima (RR), dom Roque Palosqui, esteve na Assembleia e partilhou com o plenário experiências da missão na Amazônia e o Projeto Sul 1/Norte 1, que envia padres e missionários religiosos e leigos para missão pastoral em paróquias da região Norte. “É um projeto de fundamental importância para a evangelização da Amazônia, bem como para a comunhão e solidariedade entre as dioceses que enviam missionários e as dioceses que os recebem”, explicou dom Roque.

O arcebispo de Ribeirão Preto e vice-presidente do regional Sul 1 da CNBB, dom Moacir Silva, e o  bispo-coadjutor de Santos e secretário do regional, dom Tarcisio Scaramussa, coordenaram as atividades da Assembleia. Na ocasião, o arcebispo de São Paulo e presidente do regional, cardeal Odilo Pedro Scherer, estava em Roma, participando da Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos.

Participaram da Assembleia das Igrejas bispos das 47 dioceses do Estado, coordenadores de pastorais e movimentos, com presença dos leigos que atuam em diferentes organismos e atividades.