Notícias da Diocese › 07/10/2013

Avança processo de Criação da Faculdade Católica

Em setembro, o processo de credenciamento da Faculdade Católica de São José dos Campos deu um importante passo. O parecer do relator foi aceito. Publicado no Diário Oficial da União no dia 11 de setembro com o número CNE/CES 0155/2013,  o  voto do sr. Sérgio Roberto Kieling Franco, favorável ao credenciamento, foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Educação Superior. Agora, o processo encontra-se no Gabinete do Sr. Ministro da Educação, Aloísio Mercadante aguardando homologação.

O processo de credenciamento da Faculdade Católica de São José dos Campos foi iniciado em fevereiro de 2012. Para subsidiar o processo de credenciamento, foi executada visita às  dependências da Faculdade, no período de 1/2/2012 a 4/2/2012, por comissão avaliadora  composta pelos professores Marcos Pezzi Guimarães e Antonio Eduardo da Hora Machado. São avaliados vários quesitos que se enquadram em três dimensões: Dimensão 1, Organização Didático-Pedagógico; Dimensão 2: Corpo Docente; Dimensão 3: Infraestrutura, que tiveram avaliações positivas.

“É muito provável que em 2014 iniciaremos o primeiro semestre letivo da Faculdade Católica de São José dos Campos do curso superior de graduação em Teologia, bacharelado,” afirma Vilma Moraes, secretária acadêmica do ITEFIST. “Agradecemos a todos que direta ou indiretamente contribuíram e contribuem para o êxito dessa iniciativa da Diocese de São José dos Campos.”

Estrutura – O Instituto de Teologia e Filosofia Santa Teresinha –  ITEFIST – é responsável pela formação teológica dos futuros padres e diáconos da nossa diocese e dos fiéis cristãos leigos que buscam no conhecimento teológico uma fé esclarecida e melhor capacitação para os seus trabalhos pastorais. Com excelente corpo docente, formado por mestres e doutores nas respectivas áreas teológicas e com uma excelente infraestrutura com ótimas salas de aula equipadas com data-show, som e iluminação adequados; auditório para 400 pessoas e uma biblioteca especializada, proporciona um ambiente adequado para o estudo teológico. A missão principal do ITEFIST é oferecer condições para a formação do clero diocesano e dos cristãos leigos que tenham o interesse de aprofundar a sua fé e sua ação pastoral. Enfim, o Instituto prima pela excelência no ensino e pesquisa, para formar teologicamente os candidatos às Ordens Sagradas e os fiéis leigos, discípulos e missionários de Cristo. Atualmente, o curso de Teologia oferecido  é um curso livre, ou seja, sem o reconhecimento do Ministério da Educação. O processo de criação da Faculdade Católica de São José dos Campos está adiantado, e em breve teremos o primeiro curso de Bacharelado de Teologia reconhecido pelo MEC da cidade.