Notícias da Diocese › 06/05/2015

Bispo diocesano realiza visita pastoral

Há um ano como bispo diocesano de São José dos Campos, a completar no dia 17 de maio, dom José Valmor Cesar Teixeira já esteve em todas as 44 paróquias da Diocese. E para aproximar-se ainda mais das comunidades paroquiais e vivenciar sua realidade, Dom Cesar Teixeira iniciou as visitas pastorais canônicas. A primeira delas aconteceu de 7 a 10 de maio na paróquia Santo Agostinho, no bairro Urbanova, em São José dos Campos. O bairro é conhecido por abrigar a maior universidade particular da cidade, a Univap, e por ter vários condomínios residenciais fechados. Entretanto, o contraste na região é o que mais chama a atenção. Lá também existe um hospital para tratamento de crianças com câncer, que atende pacientes de toda a região, em sua maioria pelo SUS. E por fora dos muros dos condomínios, dezenas de famílias vivem em condições bem simples nas comunidades Nossa Senhora Aparecida (Beira Rio) e Santa Luzia (Bairrinho).

Na programação da visita canônica, o bispo diocesano visitou a Univap, conheceu as instalações do Hospital do GACC, onde celebrou a Santa Missa e visitou as comunidades carentes. As famílias do Beira Rio e do Bairrinho puderam conhecer o bispo diocesano, participar de celebrações presididas por ele e conversar ao redor da mesa da refeição. Na paróquia, dom Cesar se encontrou as lideranças, com pais, catequistas e catequizandos e com os jovens. As atividades terminaram com a missa da noite, no domingo.

Em sua homilia de despedida, dom Cesar deixou algumas instruções para a comunidade. “Buscar a Luz da Palavra de Deus e constituir uma comunidade de fé, viva e forte. Somente pela Palavra de Deus chegamos a unidade”, orientou o bispo.

A vivência do amor e da família, dedicação a catequese e cuidado com o templo também foram caminhos traçados por dom Cesar como chaves para a condução e trabalhos paroquiais. “A catequese não é somente para as crianças, mas para todos. O amor em casa e na família deve estar ao lado do lugar especial dedicado a Deus. Que nossa paróquia seja uma casa para honra e glória de Deus”.

No fim de sua homilia relembrou com carinho cada detalhe de sua visita: ao hospital do GACC, onde rogou e roga a Deus pela saúde de jovens e crianças lá tratadas; pediu à comunidade um olhar especial para com a universidade da região (UNIVAP). Pediu atenção também às comunidades carentes do Bairrinho e Beira Rio. Agradeceu e ressaltou todos os ensinamentos deixados nos encontros com o CPP, catequistas, pais, catequizandos e Grupo de Jovens. Ressaltou ainda a importância da convivência com o pároco, padre Geraldo Alves da Silva na casa paroquial, onde morou durante a visita, acompanhando toda a rotina da paróquia e celebrando a Eucaristia todos os dias. Falou com muito carinho dos novos amigos conquistados na comunidade, onde foi recebido em almoços e da saudade que sentirá dos dias vividos com todos. Dom Cesar encerrou a celebração com a bênção para as mães pelo seu dia.

Neste ano, outras cinco visitas pastorais canônicas já estão agendadas.

Clique na imagem e confira algumas fotos da visita.

visita pastoral flickr

A Visita Pastoral é ocasião especial para o bispo conhecer a realidade da diocese: para melhor servi-la, animar a missão evangelizadora, apoiar e orientar as atividades desenvolvidas no âmbito da administração e da pastoral. Não se trata de algo burocrático ou de simples fiscalização, mas de um momento especial de vivência da comunhão eclesial e de animação da missão pastoral e evangelizadora. É um momento de partilha das experiências vividas e dos desafios encontrados.

1 Comentário para “Bispo diocesano realiza visita pastoral”

1. Madalena das Graças Mota disse:

Diocese de São Jose dos Campos,bom dia!!!

Que lindo,saber que nosso Bispo vai sair em missão.Quem tem formação sabe que não é para fiscalizar,sim estar lado a lado com a comunidade, estando a par de suas realidades.
    Estou andando desmotivada , essa noticia me deixou muito feliz!!!!!

Abraços fraterno!!!

Madalena