Notícias da Diocese › 10/06/2016

Bispos do estado de São Paulo realizam sua 79ª Assembleia

“A Exortação Apostólica Amoris Laetitia no contexto da Misericórdia e da Missão” foi o tema que norteou os trabalhos da 79ª Assembleia Regional Sul 1 da CNBB, realizada de 7 a 9 de junho. O encontro aconteceu no Hotel Rainha do Brasil, em Aparecida, com a participação do episcopado paulista e convidados de 6 arquidioceses, 35 dioceses e 6 Regiões Episcopais da arquidiocese de São Paulo. Estiveram reunidos cerca de 140 participantes, entre eles arcebispos e bispos, padres coordenadores diocesanos de pastoral, padres subsecretários das Sub-Regiões Pastorais e representantes dos Organismos vinculados à CNBB Regional Sul 1.

A Assembleia foi conduzida por Dom Airton José dos Santos, arcebispo metropolitano de Campinas e presidente do Regional Sul 1 da CNBB, Dom Pedro Luis Stringhini, bispo de Mogi das Cruzes e vice-presidente e dom Júlio Endi Akamine, bispo auxiliar de São Paulo e secretário geral do Regional. No primeiro dia, os cardeais Dom Raymundo Damasceno Assis e Dom Odilo Pedro Scherer apresentaram aspectos sobre a Exortação Apostólica, que ajudaram nas discussões em plenário.

Os dias de trabalho foram iniciados com a celebração eucarística e intercalados pela oração da Liturgia das Horas. Na quarta-feira, os bispos rezaram na Capela São José, na Basílica de Nossa Senhora Aparecida; a missa foi presidida por Dom Nelson Westrupp, bispo emérito de Santo André, que neste ano completa 25 anos de ordenação episcopal. Na manhã de quinta-feira, dom Airton José da Silva presidiu a Santa Missa na Capela Nossa Senhora da Esperança, no Hotel Rainha do Brasil.
Durante a Assembleia, os bispos apresentaram o Relatório das Comissões Episcopais de Pastoral e a Prestação de contas da diretoria e do Conselho Econômico. Na noite do primeiro dia, foi entregue o troféu Signis Brasil ao Informativo Regional, pelo reconhecimento dos 25 anos da nova publicação.

Para domassemb2 Cesar Teixeira o momento é proveitoso para estudar e aprofundar-se na Exortação Apostólica Amoris Laetitia, “para planejar ações, atividades, caminhos e perspectivas para a ação evangelizadora junto às famílias”. Dom Cesar participou da Assembleia acompanhado por padre Edinei Evaldo Batista, coordenador diocesano de pastoral. “Vamos levar adiante nossa responsabilidade e nossa alegria, nossa profunda alegria, de sermos discípulos e missionários de Jesus, caminhar com Ele, Jesus, o grande formador da vida de família, que aprendeu o ser família em sua casa, com José, com Maria, com seus amigos e parentes, lá na cidade de Nazaré, e depois nos deixou tantos ensinamentos maravilhosos sobre a vida de família,” concluiu dom Cesar.

Assembleia das Igrejas – Na sétima e última sessão, os debates foram feitos à luz do tema central da Assembleia, a Exortação “Amoris Laetitia”, do papa Francisco. Com base na exposição de dom Raymundo e de dom Odilo, os participantes deram sugestões de temas para a Assembleia das Igrejas, que será realizada em outubro, em Itaici, Indaiatuba.
Surgiram várias propostas, com destaque para “uma renovada Pastoral Familiar”, que seja abrangente e atenda a evangelização da família atuando como uma “Pastoral de Conjunto”, contemplando a catequese, movimentos, pastorais, em especial da juventude, dos noivos e do laicato.
Como ponto relevante do debate surgiu a conclusão de que “É preciso ver a família com atitudes concretas. O papa espera uma nova evangelização da família, para a família e por meio da família”.
Eleições 2016 – O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP), Marcos Costa esteve presente na última sessão da assembleia e falou sobre as Eleições 2016.
Durante a 79ª Assembleia Regional Sul 1, os bispos assumiram um compromisso de cooperação missionária com a diocese de Pemba, em Moçambique, na África.
Segundo o presidente da Comissão da Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, dom José Luiz Bertanha, os bispos acolheram a proposta da missão em Pemba, que agora será pensada e estruturada para ajudar no impulso evangelizador, pedido pelo bispo de Pemba, o brasileiro dom Luiz Fernando Lisboa. “Iremos estruturar o projeto a fim de enviar pessoas preparadas para a evangelização e o trabalho pastoral, sejam sacerdotes, religiosas e leigos, como catequistas e casais que queiram contribuir com a missão”, explicou dom Bertanha.
A diocese de Pemba, em Moçambique, abrange toda a Província (Estado) de Cabo Delgado e possui 82.625 km2, quase do tamanho de Portugal.