Bispos do Regional estarão reunidos em Assembleia

CNBB Sul 1

Assembleia será eletiva e também refletirá as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para 2015-2019, aprovadas pela Assembleia Geral da CNBB, e suas implicações para o Regional.

A Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende as dioceses do estado de São Paulo, acontecerá entre os dias 9 a 11 de junho, em Aparecida (SP).

Na edição de número 78, a Assembleia anual será eletiva e terá como tema central «As Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para 2015-2019, aprovadas pela Assembleia Geral da CNBB, e suas implicações para o Regional».

O encontro deste ano acontecerá no Hotel Rainha do Brasil e contará com a participação dos bispos e convidados de 6 arquidioceses, 35 dioceses e 6 Regiões Episcopais da Arquidiocese de São Paulo. São esperados 143 participantes, entre bispos, padres coordenadores diocesanos de pastoral, padres subsecretários das Sub-Regiões Pastorais e representantes dos Organismos vinculados à CNBB Regional Sul 1.

Na carta enviada aos Bispos, o secretário-geral do Regional, dom Tarcísio Scaramussa explica que durante a Assembleia “serão levantadas Propostas para a próxima Assembleia das Igrejas Particulares, que acontecerá em outubro próximo em Itaici (SP)”.

Para esta Assembleia, também está prevista a seguinte pauta: Relatório das Comissões Episcopais de Pastoral; Relatório do Presidente. Eleições para Presidência do Regional para o próximo quadriênio (2015-2019); Delegados para o Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, e suplente; Presidentes das sub-regiões pastorais e das Comissões Episcopais; Conselho Econômico; Conselho Fiscal e suplentes.

A Assembleia começará na terça-feira, 9 de junho, às 15h, com a Celebração de Abertura presidida pelo cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo e Presidente do Regional Sul 1 da CNBB.

O Regional Sul 1 da CNBB compreende 6 arquidioceses, 35 dioceses do estado de São Paulo e 6 Regiões Episcopais da Arquidiocese de São Paulo. Está organizado em oito Sub-regiões Pastorais (Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I e II. São Paulo I e II e Sorocaba).