Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Notícias da Diocese › 24/02/2015

São José dos Campos promove lançamento do Texto Base da CF

A Diocese de São José dos Campos promoveu o lançamento do Texto Base da Campanha da Fraternidade 2015, na noite de segunda-feira, 23 de fevereiro. Dom José Valmor Cesar Teixeira e a coordenação diocesana da CF, representada pelo diácono Vanderci José Sales e por Luigi Bertoncini, receberam os sacerdotes, diáconos, seminaristas, autoridades políticas, estudantes e lideranças leigas no auditório da Faculdade Católica de São José dos Campos. Mais de 300 pessoas acompanharam a palestra de Toninho Evangelista, coordenador estadual da CF e membro da equipe nacional que prepara a Campanha.

Igreja Solidária – Neste ano, em que a Igreja no Brasil promove a Campanha da Fraternidade com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema: “Eu vim para servir”, o assessor da CF, Toninho Evangelista, questionou: “Aonde eu vivo o Evangelho?” e emendou a resposta: “Devemos viver o Evangelho na sociedade.” para explicar que todo cristão, além de buscar o reforço na Eucaristia, deve sair do espaço celebrativo e colocar-se a serviço fora da Igreja, “pois é lá que encontramos as possibilidades de aproximar-se do Reino, de encontrar-se com o outro à Imagem do Deus vivo.” E enfatizou que “esta campanha vai exigir que saíamos de nossos espaços.”

Tendo como referência os objetivos específicos apontados no Texto Base, que são fazer memória do caminho percorrido pela Igreja com a sociedade e identificar e compreender os principais desafios da situação atual, Toninho alertou para que tenhamos um olhar atento sobre a sociedade. Em uma sociedade em que as pessoas “olham e não enxergam, escutam e não ouvem”, é importante colocar-se a serviço com um olhar verdadeiramente cristão. “Quando me coloco a serviço com coragem, e a partir desse serviço faço a leitura dos sinais dos tempos estamos no caminho certo”, como o texto base chama a atenção. “Nós precisamos fazer essa leitura da realidade. E se perguntar: como eu faço uma visita a um idoso ou a um enfermo. Só vou lá rezar?”, exemplificou ele. “O nosso jeito de fazer é diferente, o nosso jeito de olhar é diferente. É isso o que Deus pede de nós. O nosso fazer deve ser com alegria. Com alegria de que o outro está bem. Os pequenos gestos, as pequenas iniciativas podem ter respostas grandiosas,” afirmou Toninho Evangelista.

Após a palestra, Dom Cesar convidou os presentes para uma breve reflexão em grupos. O encontro foi finalizado com as perguntas da plateia ao convidado e para o bispo diocesano.

Gesto concreto – Diante dos desafios que a sociedade brasileira está enfrentando com a crise hídrica, especialmente no estado de São Paulo, a coordenação diocesana da CF escolheu tratar desta questão. Para isso, irá fazer memória da Campanha da Fraternidade de 2004, que tratou desse assunto com o Tema: Fraternidade e água e o Lema: Água, fonte de vida. No dia mundial da água, dia 22 de março, será feita a “Caminhada pela Água”. O evento visa alertar para o compromisso com o meio ambiente e suscitar iniciativas em defesa de água com qualidade para todos. A concentração será no dia 22 de março, domingo, às 10h30, na Av. Olivo Gomes, em Santana. A passeata vai percorrer as ruas da zona norte de São José terminando no Centro Comunitário do Alto da Ponte, próximo às margens do Rio Paraíba, onde serão plantadas mudas de árvores nativas.

“O estado de São Paulo está passando pela pior seca dos últimos 84 anos. O que temos feito para enfrentar essa crise? Atitudes conscientes também nos colocam a serviço do nosso próximo. Somos comunidade de irmãos, somos igreja atuante, participativa, consoladora, misericordiosa e samaritana. E assim, com nosso testemunho e ações concretas, evangelizamos as pessoas e a sociedade”, afirmou Luigi Bertocini, coordenador diocesano da CF.

Confira algumas fotos do evento.

Objetivos – Aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus. Este é o objetivo geral da Campanha da Fraternidade 2015, convidando para sermos uma Igreja atuante, participativa, consoladora, misericordiosa, samaritana. Os objetivos específicos apontados no Texto Base são fazer memória do caminho percorrido pela Igreja com a sociedade; identificar e compreender os principais desafios da situação atual; apresentar os valores espirituais do Reino de Deus e da doutrina Social a Igreja, com elementos autenticamente humanizantes; identificar as questões desafiadoras na evangelização da sociedade e estabelecer parâmetros e indicadores para a ação pastoral; aprofundar a compreensão da dignidade da pessoa, da integridade da criação, da cultura da paz, do espírito e do diálogo inter-religioso e intercultural, para superar as relações desumanas e violentas; buscar novos métodos, atitudes e linguagens na missão da Igreja de Cristo de levar a Boa Nova a cada pessoa, família e sociedade; atuar profeticamente, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para o desenvolvimento integral da pessoa e na construção de uma sociedade justa e solidária.

cartaz cf 2015

Cartaz da CF 2015 – retrata o Papa Francisco lavando os pés de um fiel na Quinta-feira Santa de 2014. A igreja atualiza o gesto de Jesus Cristo ao lavar os pés de seus discípulos. O lava-pés é expressão de amor capaz de levar a pessoa a entregar sua vida pelo outro. É com este amor que todo ser humano é amado por Deus em Jesus Cristo. Ao entregar-se à morte na cruz e  ressuscitar, como celebramos na Páscoa, Jesus leva em plenitude o Eu vim para servir (cf. Mc 10,45). A Igreja Católica, através de suas comunidades, participa das alegrias e tristezas do povo brasileiro. O Concílio Vaticano II veio iluminar a missão evangelizadora da Igreja. Evangelizar pelo testemunho, dialogando com as pessoas e a sociedade. No diálogo, a Igreja (as comunidades) está a serviço de todas as pessoas. Ao servir, ela participa da construção de uma sociedade justa, fraterna, solidária e pacífica. No serviço, ela edifica o Reino de Deus.

3 Comentários para “São José dos Campos promove lançamento do Texto Base da CF”

  1. Epaminondas Freitas disse:

    Estive no Lançamento da C.F ontem 23/02/15 …Foi muito Produtiva Deus seja Louvado!

  2. Albertina Paulo Candido disse:

    Onde eu poderia encontrar uma camiseta da Campanha da Fraternidade?Moro em São Francisco Xavier, não temos por aqui.Mas posso encontrar em São José, grata

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.