Palavra do Pastor › 05/02/2015

Campanha da Fraternidade 2015

Todos os anos a Igreja Católica no Brasil escolhe um tema para ser refletido, rezado e vivido em todas as suas realidades. Este tema ilumina todo o ano em curso, mas é refletido especialmente no tempo da Quaresma de cada ano.

Assim, para o ano de 2015, a Assembleia Nacional da Conferência dos Bispos do Brasil elegeu o tema: “FRATERNIDADE: IGREJA E SOCIEDADE”, com o lema evangélico do Evangelista Marcos: “EU VIM PARA SERVIR” (Mc 10, 45).

A motivação maior para a escolha deste tema, como também do lema para 2015, é que a Igreja do Brasil se junta à Igreja Católica em todo o mundo para dar graças a Deus pelos 50 anos de encerramento do CONCÍLIO VATICANO II, acontecido em Roma nos anos de 1962 a 1965. O Concílio Vaticano II foi um mo-mento de graça e de presença do Espírito Santo de Deus na vida de toda Igreja. Basta lembrarmos que o Papa que o convocou, João XXIII, já foi canonizado. O Papa que conduziu as últimas etapas e o encerrou e encaminhou, Paulo VI, já foi Beatificado. E o Papa João Paulo II que participou do Concílio como Arcebispo de Cracóvia e que aplicou o Concílio na vida da Igreja, também já foi Canonizado. E um dos grandes temas do Concílio Vaticano II foi o encontro da Igreja com o mundo e vice-versa. Não podemos esquecer dois grandes documentos conciliares que trataram do assunto: “Lumem Gentium” – a luz dos povos – que é Jesus a grande luz que ilumina o mundo e a Igreja e o documento “Gaudium et Spes” – alegrias e esperanças da Igreja, plantadas no mundo, obra de Deus Criador, participante da situações da história e que quer iluminar com a luz da fé na Santíssima Trindade, todas as realidades da humanidade e da criação.

O Objetivo geral escolhido para a CF2015 é: “Aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colabo-ração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus”. Com isto a Igreja Católica no Brasil quer continuar seu esforço de evangelização e de busca de justiça, dignidade, responsabilidade e defesa da vida, promoção da família e da sociedade, em todos os âmbitos da vida nacional.

No cartaz da CF 2015 vemos o Papa Francisco lavando os pés dos fiéis na Quinta-feira Santa de 2014. A imagem do Papa lavando os pés de pessoas, beijando os pés de pessoas, imitando o gesto de Jesus, antes de seu sofrimento, morte e ressurreição, é a grande mensagem da Igreja para refletirmos e rezarmos durante este ano. A Campanha da Fraternidade nos chama à conversão, à mudança de vida, à renovação do coração e da mente, a fortalecer nossa fé no Deus da vida e da Esperança e nos desafia a realizarmos obras de salvação em nosso favor e em favor de nossos irmãos e irmãs. Acolhamos com alegria e fé a Campanha da Fraternidade, uma das grandes realidades surgidas na Igreja Católica no Brasil, como consequência do Concílio Vaticano II, especialmente vivida no tempo de preparação para a Páscoa.

Vamos todos nos inserir neste esforço de conversão e de alegria para podermos participar da vida do Senhor Jesus. E rezemos dizendo: “…Enviai o Vosso Espírito da Verdade, para que a sociedade se abra à aurora de um mundo justo e solidário, sinal do Reino que há de vir”.

Que possamos colaborar com todas as promoções da CF 2015 buscando ser verdadeiros cristãos e honestos cidadãos.

dom_cesar_teixeira_SDB

Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB