Notícias da Diocese › 27/01/2016

Campanha da Fraternidade 2016 – lançamento do texto base

A Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016 tem como tema “Casa Comum, nossa responsabilidade” e lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr como justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24).

O objetivo geral da CFE2016 é “assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum”.

[box_light]

Programação

A Equipe diocesana organizou uma série de eventos sobre o tema da CFE2016 e conta com a participação de todos os fieis e pessoas de boa vontade que queiram saber mais sobre o Saneamento Básico em sua cidade.

Dia 15/02, às 19h30 – Lançamento oficial do texto base da CFE na Diocese – Local: auditório da Faculdade Católica (Av. São João, 2650 – Jardim das Colinas, SJCampos), com a presença do Bispo diocesano Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB;

Dia 17/02, às 19h30 – Encontro Municipal sobre o Tema da CFE – Local: Câmara Municipal de Jacareí;

Dia 22/02, às 19h30 – Lançamento do Texto Base da CFE – Local: Câmara municipal de São José dos Campos;

Dia 29/02, às 19h30 – Lançamento do Texto Base da CFE – Local: Câmara municipal de Monteiro Lobato.

[/box_light]

O que é uma Campanha da fraternidade Ecumênica?

Começo dizendo que a Igreja Católica Romana faz parte do CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, e assumem como missão expressar em gestos e ações o mandato evangélico da unidade, que diz: “Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti; que também eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste”. (Jo 17,21). A Caminhada ecumênica realizada pelo CONIC tem mais de 30 anos. É uma trajetória marcada por fraternidade, confiança, parceria e protagonismo. Dessa trajetória, destaca-se expressões concretas de comunhão fraterna as 3 CFE realizadas nos anos 2000, 2005, 2010.

A motivação para essas Campanhas fundamentou-se na compreensão de que, no centro da vivência ecumênica está a fé em Jesus Cristo. Isso se deu, porque o movimento ecumênico está marcado pela ação e pelo desafio de construir uma Casa Comum (oikoumene) justa, sustentável e habitável para todos os seres vivos. Essa luta é profética, pois questiona as estruturas que causam e legitimam vários tipos de exclusão: econômica, ambiental, social, racial e étnica. São discriminações que fragilizam a dignidade de mulheres e homens.

Com essa CFE colocamo-nos em sintonia com o Conselho Mundial de Igrejas e também com o Papa Francisco. Ambos têm chamado a atenção para o fato de que o atual modelo de desenvolvimento está ameaçando a vida e o sustento de muitas pessoas, em especial as mais pobres. É um modelo que destrói a biodiversidade. A perspectiva ecumênica aponta para a necessidade de união das Igrejas diante dessa questão. Nossa Casa Comum está sendo ameaçada. Não podemos ficar calados. Deus nos convoca para cuidar da sua criação. Promover a Justiça climática, assumir nossas responsabilidades pelo cuidado com a Casa Comum e denunciar os pecados que ameaçam a vida no planeta é a missão confiada por Deus a cada um de nós.

Coordenador Diocesano e da Subregião Aparecida – Luigi Bertoncini