Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Notícias da Diocese › 25/11/2014

Capacitando pessoas para servir ao Senhor com mais instrução e alegria.

Escola Catequética oferece conteúdo formativo para catequistas

A Escola Catequética, filiada à Faculdade Católica de São José dos Campos, tem como objetivo fornecer subsídios formativos a partir dos eixos correspondentes à Pastoral Catequética. A Escola visa orientar a vida pessoal e a prática dos catequistas de modo que estes pautem-se no desejo de “comunicar e transmitir o Evangelho, com convicção e autenticidade” e,  crescendo “de forma permanente na maturidade da fé, comprometam-se a viver e trabalhar na construção do Reino de Deus.” (DNC 255)

As inscrições estão abertas para a turma do primeiro semestre de 2015. As aulas são ministradas aos sábados no período da tarde, na Faculdade Católica, em São José dos Campos.

Critérios de admissão
– Ser crismado e ter acima de 16 anos.
– Vivência catequética na comunidade.
com formação paroquial básica.
– Carta de apresentação do pároco.

Investimento
Taxa de inscrição: R$60,00
Mensalidade: R$60,00

Duração do curso
2 anos divididos em quatro módulos  semestrais com carga horária de 40 horas presenciais para cada módulo.

Faça sua inscrição!
Secretaria da Faculdade Católica-SJC (Av. São João, 2650 – Jd. das Colinas – SJCampos/SP)
Contato: (12) 4009-8383 / secretaria.teologia@yahoo.com.br

Fazem e recomendam…

[divider]

DIONÉIADioneia Matilde Amaro
Paróquia São Benedito (Alto da Ponte – SJC) – Pastoral da Crisma – 12 anos de atuação

O curso. O curso foi ótimo, porque com ele pude descobrir respostas a tantas perguntas feitas. Descobrindo que nossa Igreja é tão rica em conhecimento e sabedoria.Foram dois anos de aprendizado, que vão valer por muitos anos, como discípula e missionária. Porque como discípula tenho que aprender e como missionária tenho que evangelizar.

O trabalho pastoral. Na minha pastoral pude melhorar bastante com esse conhecimento, porque a cada dia posso desenvolver mais meus encontros em relação à Sagrada Escritura e a Tradição da Igreja.

Contribuição para a vida. Tudo que aprendi foi maravilhoso em relação a Igreja,  a família e minha vida pessoal. Aprendi muito, espero que outros possam também participar desta Escola, porque eu não só estudei para fazer prova, mas para conhecer o conteúdo que nossa religião Católica, Apostólica e Romana tem.

[divider]

JURANDIRJurandir Maegi
Paróquia Nossa Senhora da Soledade (Vista Verde – SJC). Faz parte do grupo do frei Rinaldo, no qual estuda e ajuda nas Missas da Saúde (São Peregrino) e nas celebrações na Casa Recomeço (acolhe pacientes de outras cidades).

O curso. O curso é excelente.  Embora seja um curso básico,  há grande preocupação com a qualidade do seu conteúdo e a qualificação de seus professores. Valeu a pena, foram momentos de grande aprendizado. Também ajudou a fortalecer a fé, visto que melhor conhecemos os ensinamentos e o projeto de Jesus.

O trabalho pastoral. Embora não faça parte de uma pastoral,  faço parte de um grupo que esta se preparando para ser  consagrado na Ordem secular dos Servos de Maria. Tem sido de grande valia, ja fiz algumas palestras de formação bem como tem facilitado o diálogo.

Contribuição para a vida. Pessoalmente é o modo que encontrei de estar e conhecer o nosso Deus.  Para alguns pode ter sido mais um curso,  para mim é reforçar a fé e a esperança de um futuro melhor (estou fazendo quimioterapia já há 4 anos).Tem sido tempo de repensar a vida. É para fortalecer a fé e lutar para vencer o câncer.

[divider]

KÁTIAKatia Cristina de Campos
Paróquia Imaculada Conceição (Jacareí). Catequista há 20 anos, coordenadora paroquial e coordenadora da Região Pastoral 7.

O Curso. O Curso foi muito bom. Muito contribuiu para a minha formação de catequista, pois como falamos em nome da Igreja é preciso ter convicção daquilo que você ensina, não se pode ter dúvidas. Mas se tiver, temos os documentos da Igreja para serem pesquisados. A verdade deve estar sempre à frente. O módulo que mais gostei foi a História da Igreja/Catequese, com o estudo da Patrística – Caminhos da Tradição Cristã.  Valeu muito a pena. Apesar de comprometer parte meu sábado durante 2 anos, no meu caso, foi um grande esforço, pois tenho muitos outros compromissos, mas MUITO me ajudou. Se eu pudesse continuaria…

Contribuição para o trabalho pastoral. Foi frutuoso. Além de poder aprofundar nos temas abordados, conheci muitos catequistas de outras paróquias, tendo a oportunidade de partilhar nossas experiências,  me ajudando assim, cumprir melhor minha missão de catequista e coordenadora paroquial. Mesmo estando há um bom tempo na caminhada, aprendi muita coisa. Eu recomendo!

Contribuição para a vida. Na vida pessoal, pude me encontrar melhor como catequista e ter a certeza que precisamos estar sempre estudando. Antes de sermos agentes de pastorais, somos filhos de Deus, batizados no espírito com a missão de levar a boa nova a todos, na catequese, familiares, amigos e aqueles que nem conhecemos. E podendo estudar é melhor. Podendo fazer o curso melhor ainda!

[divider]

LILIALília de Sá Silva
Paróquia Sagrada Família (Vila Ema SJC). Catequese com adultos.

O curso. O curso foi muito bem planejado, organizado e ministrado. O corpo docente do curso conta com pessoas bem preparadas, entre eles, padres, diácono, teólogos e filósofos. O tempo de 2 anos para o curso, todo sábado de 14h às 17h30, foi suficiente para a aquisição do conhecimento, conforme planejado para o período. A ementa do curso abrangeu conteúdo relevante das disciplinas: cristologia, introdução ao antigo testamento, eclesiologia, novo testamento, historia da catequese, sacramentos, escatologia e pedagogia catequética. As instalações físicas do local, incluindo salas, mesas e cadeiras, iluminação, projetor datashow, computador, banheiros, cantina e livro de registro de presença, nos atenderam de modo muito satisfatório, permitindo que tudo transcorresse de modo simples, organizado e harmonioso. Valeu a pena fazer este curso, porque ampliou meu conhecimento e amor para com a pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo; aumentou meu respeito e apreço pelas coisas e criaturas de Deus; me trouxe alegria e curiosidade em aprender mais sobre a história de salvação do Povo de Deus na Bíblia e me ensinou a valorizar as vidas terrena e eterna. Este curso nos capacitou a sermos missionários mais conscientes, capacitados para servir ao Senhor com mais instrução, dedicação, perseverança e alegria. Pudemos aprender que a vida inteira guiada pelo Espirito Santo de Jesus é conseguida através da oração que nos leva a ver a realidade com um olhar contemplativo, permitindo que reconheçamos Deus em cada momento e em todas as coisas e permitindo que cumpramos sua vontade nos acontecimentos do cotidiano.

Contribuição para o trabalho pastoral. Para o catecumenato, este curso me ajudou, principalmente, a ter maior discernimento e convicção da verdade, do amor e da misericórdia de Deus para transmitir aos catequizandos adultos. Tudo de bom que aprendi nas disciplinas vou poder compartilhar com os catecúmenos, incluindo muitas informações e meios de pedagogia catequética aprendidos, os quais poderão ser aplicados, melhorando meu trabalho pastoral. Achei bem interessante a explicação da passagem do poço de Jacó em que a samaritana é catequizada por Jesus a partir da aproximação d´Ele à sua realidade. Assim possamos ser com nossos catequizandos, a partir da realidade de cada um, ensiná-los a amar a si mesmo e o próximo, para que experimentem o amor de Deus, se encantem com sua beleza, queiram caminhar sempre junto dele, revigorem suas forças na caminhada da vida e queiram proclamar suas bênçãos a todos os cantos do mundo.

Contribuição para a vida. Este curso reforçou minha fé quanto à Santíssima Trindade e à Igreja, me incutiu maior responsabilidade na missão e me tornou uma cristã mais consciente de meu papel evangelizador em casa e no mundo.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.