Notícias da Diocese › 11/08/2015

Reaberta Capela Menino Jesus de Praga

| Por Pascom Sagrada Família (foto: Mirtes de Souza)

Em clima de muita emoção, ocorreu na noite desta quarta-feira (12), a reaberta oficial da capela onde se encontram os restos mortais do Pe. Rodolfo Komorek, na Paróquia Sagrada Família. Depois de uma grande campanha que mobilizou toda a comunidade paroquial, o espaço, todo restaurado, foi reaberto com seu nome original: Capela Menino Jesus de Praga. Cerca de 2 mil pessoas participaram da missa festiva e em seguida a solenidade de benção e reabertura da capela.

O Inspetor salesiano Pe. Edson Castilho fez a benção de reabertura do prédio restaurado. Ele ressaltou a trajetória de Pe. Rodolfo Komorek em favor dos mais necessitados tanto por sua passagem por Santa Catarina, como no Hospital Sanatorial Vicentina Aranha, em São José dos Campos. Ele também destacou todos aqueles que lutaram e continuam lutando pela beatificação do Pe. Rodolfo, que atualmente detém o título de venerável.

Como é peculiar nas festas salesianas, o evento ainda contou com apresentação musical, que ficou a cargo da criativa Banda da Polícia Militar, que apresentou um variado repertório aos visitantes.

A área da capela foi doada aos salesianos no início do século passado pela congregação proprietária do antigo sanatório Vicentina Aranha, a Santa Casa de São Paulo. A capela original recebeu o nome de Menino Jesus de Praga por causa da devoção da irmã Madre Paula de São José, que pertencia àquela congregação. Madre Paula foi quem fez a doação da imagem do Menino Jesus, que também foi restaurada e agora ganhará destaque. Após a exumação realizada em março deste ano, os restos mortais do Pe. Rodolfo, venerável salesiano, foram colocados em uma parede lateral ao lado do altar, e ganhou uma placa de identificação.

CAPELA

A capela recebeu 26 novos bancos, 16 vitrais, um belo mosaico instalado logo na entrada, além de sistema de ar condicionado e som. A estrutura do prédio foi toda reformada e as paredes externas ganharam textura mais moderna. Uma fonte foi instalada e integra o projeto paisagístico que está em fase final de conclusão. O museu e relicário do Pe. Rodolfo, que dividia o antigo espaço com a capela, está em fase final de construção, numa parte anexa. Em breve a capela passará a receber missas e outros eventos.
CAMPANHA

A campanha o “O Que Move a Sagrada Família É Você” foi lançada em 2013 e mobilizou toda a comunidade em favor da restauração do prédio. Ir. Alberto Gobbo, secretário da causa de beatificação de Pe. Rodolfo, está animado com a reabertura da capela. “É um espaço mais apropriado para receber nossos visitantes. As missas de terça-feira, às 15h, serão por intenção da beatificação do Pe. Rodolfo”, disse.

3 Comentários para “Reaberta Capela Menino Jesus de Praga”

1. Hebe Dantas dos Santos disse:

Preciso saber o endereço da Capela MENINO JESUS DE PRAGA, em
    São José dos Campos,
    No Rio de Janeiro assistia as missas de todos os dias 25 de cada mês, Gostaria de saber si aqui em SJC existe missa para Menino Jesus de Praga.
    Grata pela atenção

• DECOM disse:

Olá, Hebe. A Capela Menino Jesus de Praga fica na Paróquia Sagrada Família – Rua Pe. Rodolfo, 28 – V. Ema – SJCampos. Quanto as missa na capela, informe-se na própria paróquia (12 3921-9460)

• Hebe Dantas dos Santos disse:

Louvado seja DEUS. Hoje , 28/05/2017 – às 04:24 da manhã , sem sono, resolvi procurar na internet onde encontrar igreja c/ missa p/ Menino Jesus de Praga, pois estou morando a pouco tempo em SJC-SP. No Rio todo dia 25 de cada mês a missa do meu Santinho , na igreja de Santa Terezinha , na R. Hadock Lobo.
        Vou procurar saber as missas aqui ma V. Ema, é pertinho da minha casa
        Preciso receber a benção do meu amado santinho
        Grata pela atençãol