Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Notícias da Diocese › 29/09/2014

Casal de São José participa de Assembleia do Sínodo dos Bispos

De 5 a 19 de outubro, realiza-se a III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, no Vaticano, sendo o primeiro convocado pelo Papa Francisco. É um importante passo para o Sínodo de outubro de 2015.

A Assembleia Extraordinária do Sínodo, deste ano, não dará uma palavra conclusiva sobre as questões discutidas, mas será uma etapa do “caminho sinodal”, que se concluirá na 14ª Assembleia Ordinária do Sínodo, em outubro de 2015. O objetivo desta III Assembleia Extraordinária é fazer uma reflexão aprofundada sobre a situação da família e do casamento, para compreender melhor os motivos da sua crise e discernir sobre as novas perspectivas que se abrem para a missão da Igreja. Em 2015, a reflexão será de fundo antropológico, sobre a pessoa humana e a família à luz da fé cristã. Então, sim, será o momento de oferecer diretrizes pastorais novas.

O Sínodo Extraordinário será encerrado com a cerimônia de beatificação do Papa Paulo VI, no dia 19 de outubro, na Praça São Pedro.

Participantes do Brasil

Participarão da Assembleia Sinodal Extraordinária os presidentes das conferências episcopais, e mais 191 padres sinodais e outros 62 participantes entre especialistas, auditores e delegados fraternos.  Farão parte deste Sínodo, seis representantes brasileiros. Um dos três Presidentes-delegado, cuja função é coordenar os trabalhos na ausência do Papa, será o Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida (SP). Por nomeação pontifícia também participarão de todas as sessões e votações técnicas o Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), e o Eparca da Eparquia Maronita de Nossa Senhora do Líbano, São Paulo (SP), Dom Edgard Amine Madi. O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo (SP), já como Membro do Conselho Ordinário do Sínodo, participará de todas as sessões e votações sinodais.

A participação dos Leigos

Entre os 14 casais do mundo inteiro nomeados pelo Papa Francisco para participarem das sessões, estão Arturo e Hermelinda de Sá Zamperline. Como casal responsável pelas “Equipes de Nossa Senhora” no Brasil, participará na condição de auditor, ou seja, tem direito à palavra, porém não ao voto. Arturo e Hermelinda são da Diocese de São José dos Campos e concederam uma entrevista especial ao Jornal Expressão:

Jornal Expressão – Quem são o Arturo e a Hermelinda? Contem um pouco sobre vocês? 

Arturo e Hermelinda – Somos católicos desde o nascimento. Hermelinda nasceu em São Paulo, foi batizada e recebeu todos os Sacramentos. Arturo nasceu na Itália, mas veio com 6 anos de idade para o Brasil. Ambos sempre frequentamos a Igreja Católica e demos formação católica aos filhos. Somos casados há 41 anos, e temos três filhos, uma nora e uma netinha. Frequentamos a Paróquia da Sagrada Família em São José dos Campos. Hermelinda foi Catequista por mais de 10 anos, mas deixou de atuar por incompatibilidade de tempo com nossas atividades no Movimento das Equipes de Nossa Senhora (ENS).

Pertencemos ao Movimento desde 1994. Ingressamos em São José dos Campos e sempre frequentamos a mesma Equipe. Atualmente exercemos a função de Casal Responsável pela Super-Região Brasil, o que nos leva a viajar muito pelo país. Tem sido uma experiência muito rica e gratificante.

Nossa vida familiar é bem simples. Gostamos de receber os filhos e os amigos, quando estamos em São José dos Campos. A Hermelinda é dentista. Tem uma clínica odontológica em São José dos Campos, e o Arturo é engenheiro químico. Trabalho em São Paulo em uma empresa petroquímica.

Jornal Expressão – O que significa as ENS em suas vidas?

Arturo e Hermelinda – As ENS significam muito em nossas vidas. Podemos dizer que nossa vida mudou para melhor depois que ingressamos nas ENS, e por isto somos agradecidos. Deram-nos um excelente crescimento espiritual, um aperfeiçoamento religioso e moral como: acolher, compreender, perdoar, amar, enfim nos ensinaram a melhorarmos como cristãos, cônjuges, pais, filhos e cidadãos. E continuamos aprendendo…

Jornal Expressão – Como foi assumir a Super Região Brasil? Quais as atribuições desta função?

Arturo e Hermelinda – Assim que fomos convidados, pelo Casal Responsável pelo Movimento em nível internacional, que é nosso superior hierárquico, tivemos inicialmente um misto de surpresa e preocupação, pois a responsabilidade é grande! Mas em seguida lembramos que quem nos chamava era o próprio DEUS, e como poderíamos recusar um pedido Dele? Então confiamos, e sempre em oração entregamos nossa missão à DEUS e ao amparo de Nossa Senhora Aparecida, para que nos auxiliasse a bem exercer esta missão.

Temos muitos encontros, reuniões, peregrinações etc., e nossa função é animar, evangelizar, e cuidar para que a fidelidade ao carisma e mística não se perca, zelando pela unidade do nosso Movimento.

Jornal Expressão  – Este fato foi decisivo na escolha para o Sínodo dos Bispos sobre a família?

Arturo e Hermelinda – Acreditamos que sim. As ENS têm sido muito respeitadas pelo seu posicionamento a favor da espiritualidade conjugal e o fortalecimento da família como consequência do nosso carisma. Assim entendemos que o Vaticano, na figura do Secretário Geral do Sínodo, houve por bem convidar um Movimento leigo, atuante, e que se dispõe a contribuir. Além disso, um dos fatores que podem ter ajudado a nossa escolha, já que temos outros “pares” pelo mundo, foi o fato do Brasil ser o maior colégio das ENS no mundo. Somos atualmente cerca de 45.500 membros no Brasil (do qual, 2.250 são religiosos, em sua maioria padres). Representamos cerca de 1/3 dos Equipistas de todo o mundo.

Jornal Expressão – Como vocês receberam a notícia sobre a participação na Assembleia do Sínodo dos Bispos, no Vaticano? Qual a reação que tiveram?

Arturo e Hermelinda – Recebemos a notícia pelo nosso Casal Regional, que também é de São José dos Campos. Esse casal foi informado pelo nosso Bispo Diocesano, o estimado Dom Cesar. A nossa reação, novamente, foi de surpresa e perplexidade, mas ao mesmo tempo de orgulho por ser o Movimento das ENS o escolhido para fazer parte do grupo de Auditores do Sínodo. Somos pouquíssimos leigos de todo o mundo participando no sínodo. E os únicos leigos do Brasil.

Jornal Expressão – Quando será e como será a participação de vocês no Sínodo?

Arturo e Hermelinda –Deveremos viajar para Roma e nos apresentar na Secretaria Geral do Sínodo na manhã do dia 5 de outubro, domingo.

Fomos escolhidos para testemunhar, ao longo do evento, durante exatos quatro minutos sobre o tema: A abertura à vida e a responsabilidade educativa, particularmente sobre os desafios pastorais a respeito da abertura à vida. A intervenção deverá refletir nossa experiência de cônjuges e de família cristã assim como a nossa experiência pastoral.

Completem as frases:
A família é o berço de tudo. É vida!
A vida sem DEUS não vale à pena…
O amor e o perdão devem estar sempre no dia a dia do católico. E praticados com convicção!
O casal precisa se amar e amar!
Os filhos precisam ser amados, compreendidos, educados e ajudados.
A humanidade precisa de entendimento e muita paz.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.