Notícias da Diocese › 11/07/2014

Catedral é cenário de clipe musical

Edilene Faria

A capela do Ossuário, na Catedral de São Dimas, foi a escolhida para as gravações do clipe Mistério da Fé, do cantor e compositor Tiago Vilela, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do Altos de Santana, em São José dos Campos. O clipe faz parte do projeto Tiago Vilela 25 anos, que conta um pouco da trajetória do músico.

Tiago conta que escolheu a capela para ilustrar com beleza a mensagem que deseja transmitir em sua canção. “Eu queria um lugar escuro, uma espécie de túnel, para que pudéssemos fazer imagens de um corredor iluminado por um símbolo de luz. O Ossuário seria ideal para a cena e a capela da Catedral é umas das mais bonitas que já conheci”.

Tiago Vilela 3 - Ellen VieiraAlém da capela do Ossuário, o clipe Mistério da Fé tem outros dois cenários conhecidos: o Sanatório Maria Imaculada, fundado pela venerável Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico, e o Santuário Nacional de Aparecida. “O Sanatório Maria Imaculada tem um histórico religioso de grande impacto em São José dos Campos; é um referencial de fé para nossa cidade. E a Basílica de Aparecida é referência de manifestação da fé do povo brasileiro, que é simples e humilde”, explica Tiago.

E foi justamente de forma simples que a música Mistério da Fé nasceu. “Tinha um rascunho esquecido em algum lugar e uma melodia que me pedia uma letra”, conta.

A música mostra que, pela fé, é possível tocar o Senhor e descobrir que Ele está presente em todos os momentos do cotidiano. Na maioria das cenas, Tiago tem venda nos olhos. “É o retrato da crença naquilo que não se vê”.

A figura do Sacerdote também aparece no clipe como um intermediador entre a humanidade e a Eucaristia. Padre Thiago Dias participa das cenas. “A palavra mistério significa algo que ainda não foi revelado e a fé é um grande mistério, é preciso alimentá-la a todo instante. O que experimentamos aqui é um pouco daquilo que iremos viver no céu”, explica.

Sobre a sua participação no clipe, o padre ressalta: “Que a música, fale por si. As imagens serão apenas um degustar de uma interpretação e musicalidade de qualidade”.

A diretora geral do projeto, Vivian Teodoro, conta com descontração que, no início, o principal “mistério” foi mesmo a tecnologia. “Nunca estive à frente de um trabalho tão amplo, envolvendo gravações e filmagens”. Ela afirma que, além de ver a realização de um projeto de seu amigo, acompanhar o envolvimento de 23 jovens de 5 paróquias é motivo de satisfação. “Nenhum de nós tem formação técnica, mas sim uma relação com a música em nossas paróquias. O que temos de sobra é boa vontade e seriedade com nossos trabalhos, isso tem feito a diferença”.

Assista ao clipe:

[youtuber youtube=’http://www.youtube.com/watch?v=s38HmgZJ3Rs’]

Tiago Vilela 2 - foto Paula Vilela 2Projeto

O projeto Tiago Vilela 25 anos conta com quatro clipes, com produção independente. O primeiro deles, Sweetheart, alcançou a marca de mil visualizações em sete dias. Mistério da Fé também ganhou uma versão em inglês (Power of Faith), com lançamento previsto para o fim do ano.

Tiago canta desde os 4 anos e, além do religioso, já se apresentou com MPB e Pop Rock. O show e a gravação do CD ao vivo Tiago Vilela 25 anos estão marcados para o dia 19 de Outubro, no Espaço Mário Covas, com entrada franca.