Paróquias

6 de dezembro de 2011

Catedral São Dimas

DSC08364

Pároco: Pe. Rinaldo Roberto de Rezende
Vigário Paroquial: Pe. Ademir Nunes Farias

Diác. Alexandre Magno de Andrade
Diác. Custódio da Cruz Fidalgo
Diác. Hélio Lemos da Rocha
Diác. José Portes Grigio
Diác. Marcos Reis de Faria
Diác. Sylvio de Barros Bindão
Diác. Vicente Ferreira de Souza

Pça. Mons. Ascânio Brandão, 01- Jd. São Dimas – 12245-440 – SJCampos – SP
Tel.: (12) 3322-0543

www.catedralsaodimas.org.br
e-mail: saodimas@diocesesjc.org.br

 






Capelania   Web Rádios

  1. Paulo Cesar Ferreira

    que bom que ter acesso as informação pela internet. Parabéns.
    Paulo


  2. guilherme

    a catedral sao dimas é muito bonita.


  3. tarciso cattaneo

    boa noite, paz e bem, procuro por uma pessoa chamada Walter Camargo, estudou comigo no seminário Paulino na década de 50 , sobrinho do monsenhor Ascânio Brandão o qual foi pároco dessa bela catedral nessa época.
    qualquer esclarecimento fico muito grato
    tarciso.


    • Ana Maria Camargo

      O Walter Camargo é meu pai, e ele me disse que navegando pelo site da Catedral São Dimas, encontrou a sua mensagem. Ele ficou muito feliz e esperançoso de um breve contato. Paz e bem!


  4. Daniely Andeza

    Uma sugestão.
    No site poderia ter o horário das Missas, não sou de São José, mas sempre que posso frequento as Missas aqui, então busco no site o endereço e os horários das Santas Missas no site da Igreja. Mas as vezes não encontro.


    • Decom

      Os horários de missa podem ser consultados no tópico Paróquias, na parte superior do site. Está nesse endereço: http://www.diocese-sjc.org.br/horario-de-missas/


    • valéria silveira silva

      olá meu nome é valéria eu fui criada em são josé dos campos , e meu avó Antônio Silveira era caseiro da igreja são dimas na época e minhas tias Salete e Ivone Silveira faziam parte da secretaria da paróquia, eu tive uma infância muito feliz , e me recordo muito que minha mãe ia pra ajudar minhas tias a limpar a catedral , e eu e minha irmã adorávamos estar dentro da igreja , e ficávamos horas e horas vendo cada detalhe, e principalmente o piano que havia na época , nem sei se ainda tem ?seriaq muito bom ter os horários de missas , pois hoje sou casada , tenho filho e moro em tremembé-sp assim poderia ir com certeza que não iria perder o horário da missa, obrigada , fiquem com Deus !


  5. Isaias Laval

    Não sou católico, mas fui à missa ontem, 25.11. Foi tudo lindo, mágico. Fiquei emocionado. Continuem!


    • Diácono José Portes Grigio

      Prezado Isaias.
      Obrigado por ter vindo participar da celebração eucarística conosco. Nossa Igreja é Universal, isto é, Católica por natureza e estamos abertos para acolher a todos os discípulos de Cristo, mesmo os não batizados, e também os que são batizados mas não estão em plena comunhão conosco.
      Fico imensamente feliz em saber que pessoas como você, não católicos, ficam admirados com a nossa celebração. Muitos católicos, que não compreendem os passos da Missa, não conseguem enxergar o quanto é bela a Eucaristia. O momento da Missa é o encontro do Céu com nós ainda somos peregrinos rumo à Jerusalém Celeste. A Missa é um momento mágico de imensa beleza.
      Venha quantas vezes quiser e sinta-se em casa, pois está é a casa de todos os Cristãos que amam o Belo, a Verdade e a Vida.


  6. Eliana

    eu tive a honra de cantar um salmo nesta matriz lindo demais e sempre bom estar a serviço de Deus e da igreja e muito linda a paroquia sao dimas parabens a tods


  7. maria aparecida sivestre ferreira

    batizei-me nessa catedral,fiz o curso de noivos tbm,me casei nela 13-02-1983,celebrou meu matrimonio o pe tarcilho,meus tres filhos foram batizados tbm nessa igreja .´minha historia de vida religiosa começou ali no meu batismo.DEUS MARAVILHOSO ABENÇOA SUA E IGREJA E OS SEUS SACERTODES,PROTJEI E GUARDAI AS FAMILIAS AMÉM


  8. DIÁCONO JOSE PORTES GRIGIO

    Estamos no Ano da Fé e num momento muito especial, de transição, para a nossa amada IGREJA.
    Somos o povo de Deus e como tal somos e seremos sempre alvo de críticas e perseguições.
    Com a renúncia do Papa Bento XVI vieram uma avalanche de especulações sobre as possíveis causas. A cada dia ouvimos mais um punhado delas, cada uma mais absurda que outra. Parece que todos querem opinar e falam como se fossem EXPERT nos assuntos eclesiais e papais. Infelizmente, a maioria da “hipóteses” levantadas tem um só objetivo: criticar por criticar, e difamar a Igreja.
    É muito triste quando vemos aqueles que se dizem católicos fazerem críticas sem nenhum fundamento, simplesmente seguindo a onda de boatos.
    Que ninguém se engane: o agora Papa Emérito Bento XVI está acima de qualquer suspeita e, com certeza tomou sua decisão em consonância com a vontade de Deus para o bem da Igreja Universal de Jesus Cristo.
    Deus seja louvado!


  9. Adriana

    Não encontrei no site o horario das missas e no link nao consegui ver o da catedral. Sugiro mais facilidade!!
    Abraço


  10. Sou,um grande admirador e devoto de São Dimas,qual eu passei a Gostar e a amar.Há,algum, tempinho que eu lhes escrevi pedindo informações sobre um folheto intitulado São Dimas-O BomLadrão-Vida-História-Novena de autoria do Monsenhor Ascânio Brandão.Estou tentando achar este folder,e até hoje não me foi em nada fácil,pois não é um folheto emnada fácil de se achar,talvez até aí na Catedral De São Dimas,tem jeito de você verificar nos papeis do Monsenhor Ascânio Brandão,se existe um folheto igual ao qual eu tinha,e se é possivel fazer um xerox dele para mim fazer uma cópia e distribuir para os seus devotos,quais ,eu me incluo no meio deles.Desde,já obrigado.


  11. Alexandre Magno de Andrade

    Segue artigo que fiz para o folheto Nova Aliança para o dia de Finados, achei bom partilhar neste espaço… Deus abençoe ! Diácono Alexandre.
    “A ESPERANÇA CRISTÃ
    Que maravilha é acreditar na vida eterna! Existem várias músicas que nos consolam nas horas difíceis, tem uma que diz assim:”O meu lugar é o Céu, é lá que eu quero morar!”, e outra ainda diz:”Só se tem saudades do que é bom, se chorei não foi por fraqueza, foi porque amei…”. Ouvindo essas músicas fico pensando nas pessoas que já não estão entre nós, mas nos marcaram de forma especial e nos ajudaram a definir quem somos, quanta saudade! Aliás, saudade é uma palavra que só é conhecida na Língua Portuguesa e nós sabemos muito bem o que significa. É a lembrança, com carinho, das datas especiais: aniversário, casamento, nascimento do filho, da filha. É lembrar daquela flor preferida, da cadeira de balanço, dos passeios, das conversas, das risadas, do dia a dia, da sabedoria, da sua graça, do ombro amigo, do olhar, do abraço, do beijo, da sua maneira simples de contar as coisas, da sua comida, de ouvir: a sua bênção pai, a sua bênção mãe, Deus te abençoe meu filho… Ah! Quanta saudade!
    Que bom é acreditar que um dia nos encontraremos na Casa do Pai. Vai ser uma festa! Cheios de esperança e saciados pela Palavra de Deus vamos ao encontro daquilo que buscamos: a vida eterna!”


  12. Alexandre Magno de Andrade

    Segue também artigo escrito para o folheto Nova aliança – dia 03 de novembro -, fiquem com Deus ! Diácono Alexandre.
    “RUMO À SANTIDADE
    Outro dia escutei que “ser santo” quer dizer: ser são, sem doença, sem defeito. No dicionário está assim definido: essencialmente puro, soberanamente perfeito: a Santa Trindade. E é assim que seremos ao chegar no Céu, plenos em santidade!
    Talvez se possa pensar que a vida nem sempre é fácil, não faltam dissabores, dificuldades, tristezas, dores. Se assim pensamos, São Paulo nos dá uma resposta: ”…nem a morte, nem a vida, nem os Anjos, nem os principados, nem as virtudes, nem o presente, nem o futuro, nem a força, nem o que há de mais profundo, nem qualquer criatura poderá jamais nos separar do amor de Deus, que está em Jesus Cristo Nosso Senhor”.
    Nós somos privilegiados por termos os Sacramentos instituídos por Jesus Cristo que nos acompanham por toda a vida: Batismo, Crisma, Reconciliação(Confissão), Matrimônio, Unção dos Enfermos, Ordem e em especial a Eucaristia que por Sua sabedoria e bondade quis ser nosso alimento para nos fortalecer e nos impulsionar a viver no mundo como discípulos e missionários. A dica é seguir Cristo, acompanhá-Lo bem de perto, tão de perto que, ao nos identificarmos com Ele, vamos nos tornando semelhantes a Ele a ponto de alguns nos olharem e enxergarem em nosso rosto o rosto de Cristo.”


  13. Alexandre Magno de Andrade

    Segue mais um artigo que foi utilizado no folheto da Nova Aliança do próximo final de semana (10/11). Deus abençoe !

    “PARA QUE TODOS VIVAM!
    O chamado pessoal do Senhor faz com que nos identifiquemos com Ele. Num primeiro momento, até parece-nos que o nosso sim exige que fujamos do mundo, mas o lugar do cristão é no meio do mundo e seria ingenuidade acreditar que nossa caminhada acontecerá sem confrontos, nem combates. Jesus veio habitar entre nós para salvar o mundo inteiro e derramou todo o seu preciosíssimo sangue por essa causa. Jesus pregou a Boa Notícia, que se espalhou, e nos chama a todos, sem distinção, para trabalhar na sua vinha: jovens e idosos, solteiros e casados, sãos e enfermos, cultos e incultos, pobres e ricos. E claro, quando nossos olhos se veem no olhar de Jesus, aceitamos, com gosto, trabalhar neste mundo a serviço de Deus e da Igreja. É bem verdade que isso significa arregaçar as mangas e “avançar para águas mais profundas…”(Lc 5, 1), mas contamos com o Espírito Santo que nos leva a caminhar, ou a trabalhar, a falar e até mesmo a dormir – como exclama o Cântico do Cânticos:”Eu durmo mas meu coração esta desperto!”-, porque essa é a recomendação de Cristo:”É preciso orar sempre.”(Lc 18,1), por isso podemos afirmar que unidos a Cristo somos vitoriosos e estamos destinados a passar com Ele da morte para a vida. É assim que Ele nos quer: vivos e ressuscitados! Diácono Alexandre Magno de Andrade”


  14. Alexandre Magno de Andrade

    Abaixo mais um artigo, desta vez escrito para o nosso informativo paroquial.
    Deus abençoe !
    “Fazer a experiência… é experimentar as Bênçãos de Deus!

    A primeira vez que estudei o texto do profeta Malaquias foi em um retiro da Pastoral do Dízimo. Aquele dia mudou minha vida! O palestrante começou dizendo que deixássemos nossos corações abertos para que a Palavra de Deus encontrasse uma terra fértil e aí sim daríamos uma chance para que germinasse e gerasse vida. Eu tinha uma certa resistência que foi logo quebrada pelo excelente testemunho do palestrante e resolvi “experimentar a fidelidade de Deus” em minha vida. Uma grande dúvida que eu tinha era quanto à porcentagem. O texto de Malaquias diz para trazer ao templo o Dízimo integral, o que concluí que, para ser integral, o Dízimo deveria ser de 10%. Porém, aprofundando-me nos estudos, percebi que a espiritualidade do Dízimo é muito maior do que um número, e São Paulo em sua carta aos Coríntios, disse para que cada um desse conforme decidisse em seu coração, sem constrangimento, nem por obrigação, mas com alegria. Entendi que eu era livre para decidir de quanto seria o meu Dízimo, 2%, 5%, 10%, 15%… o importante era a minha fidelidade. Aprendi que não sou obrigado a oferecer o Dízimo, mas contribuo livremente porque amo a Deus e desejo que sua doutrina de amor e esperança seja conhecida e seguida por muitas pessoas, e sei que isso exige recursos financeiros e necessidades que são supridas através do Dízimo. E assim eu fiz, experimentei e gostei de ser dizimista. Deus fez maravilhas na minha vida. E mais: percebi que as pessoas que estavam à minha volta (família e amigos), com quem eu me preocupava, também foram abençoadas, Deus foi cuidando de cada um: aquele irmão conseguiu um bom emprego, o amigo também, o pai, a mãe, o sogro, a sogra, os filhos, os sobrinhos… Claro que tenho que fazer a minha parte, mas sempre confiando na bondade de Deus.
    Caríssimo irmão, caríssima irmã! Em minha caminhada na Pastoral do Dízimo, tenho testemunhado que muitas pessoas são evangelizadas e entendem a espiritualidade que o Dízimo traz em suas vidas no sentido de serem menos apegadas às coisas e passam a partilhar com generosidade tudo o que o Senhor lhes dá de presente, graças e bênçãos. É através do Dízimo que realizamos um ato de partilha e amor ao próximo e de agradecimento a Deus.
    A você, dizimista fiel, o nosso muito obrigado !
    Que neste mês de novembro, destinado à conscientização do Dízimo, você que ainda não leva o Dízimo à Igreja abra seu coração à Palavra de Deus e que Maria, nossa mãe, ajude-o a superar qualquer resistência e a comprometer-se com a construção de um mundo melhor. Diácono Alexandre Magno de Andrade “


  15. Alexandre Magno de Andrade

    Este artigo foi escrito para o folheto Nova Aliança do dia 24/11/2103 (Cristo Rei).

    “HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO!
    Estamos encerrando o Ano Litúrgico ao celebrarmos a solenidade de Cristo Rei do universo. O reinado de Jesus começa em uma cena que em nada lembra os reinados deste mundo: na cruz. Podemos imaginar qual não foi a surpresa e a alegria de Jesus ao ser defendido por um ladrão, que estava crucificado ao seu lado e que também sentia dor, vergonha, arrependimento, mas sabia que era merecedor. Os ladrões perceberam, rapidamente, que ao seu lado estava Jesus e por certo já tinham ouvido falar Dele. Provavelmente Jesus deve ter olhado para eles e naquele instante conquistou um deles, o bom ladrão, que proferiu uma das mais profundas profissões de fé no reinado do Senhor:”Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado!”. Aquele homem era mais um excluído que nunca foi lembrado… e Jesus o acolheu, com imenso amor:”Ainda hoje estarás comigo no Paraíso.”. É assim que acontece o Reino de Deus! É preciso que nossos corações se abram a Ele pois seu Reino não é imposto, é livre, é justo, é paz e alegria. Que ao experimentarmos o olhar de Jesus Cristo, também digamos:”Senhor, lembra-te de mim…”. Diácono Alexandre Magno de Andrade”


  16. helena de fatima brito

    gostaria de saber quando vai ter encontro de casais. obrigada


  17. tony

    Duas igrejas de São José transmitem missa pela WEB TV. Gostaria de saber se é possível também a catedral transmitir.Porque nem sempre é possível nós estarmos presentes.Principalmente pessoas idosas,e doentes.Aguardo.Abraços.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>