Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Notícias da Diocese › 08/08/2017

Catequistas participam de 1º workshop diocesano

A Faculdade Católica de São José dos Campos recebeu na manhã do dia 6 de agosto, o 1º Workshop Diocesano Catequético. A partir de ideias propostas pelos próprios catequistas, por meio de seus coordenadores, foram levantados temas atuais e que despertassem inquietação e necessidade de uma aberta abordagem e que pudessem auxiliar no desempenho da missão e contribuísse para a própria formação do catequista.

O encontro iniciou com uma reflexão sobre o Documento 105 da CNBB – “Ano do Leigo”, conduzida pelo Pe. Edinei Evaldo Batista, coordenador diocesano de pastoral. Em seguida iniciaram-se as oficinas. Ao todo foram cinco temas abordados por profissionais e especialistas em diversas áreas.

O tema “Artes Cênicas e Catequese” foi conduzido por Rosana Cintra. “A Coordenação a Serviço da Catequese” por Maria Inês Morti. “Acompanhamento Pastoral das Famílias a partir da Amoris Laetitia”, foi apresentado pelo Diácono Vanderley. Pe. Daniel de Campos, refletiu sobre “O Ser do Catequista” e Patrícia Minari conduziu a oficina sobre “Ameaças da Drogadição na Catequese”

Segundo a coordenadora diocesana da Animação Bíblico-Catequética, Aparecida Pillizari, o workshop teve uma boa aceitação pelo catequistas. “A primeira edição do evento encheu nossos corações de alegria, dado que a adesão foi muito positiva. Tivemos a participação de 158 pessoas e a partir das avaliações positivas e entusiasmadas, a conclusão que chegamos é a de que essa metodologia de formação por workshop veio pra ficar”, comenta a coordenadora.

Para Pe. Éverton Machado dos Santos, assessor da comissão, o encontro “atendeu a duas expectativas, nem sempre conciliáveis: a de oferecer um momento formativo para um número razoável de pessoas e a de fazer com que esta formação fosse em grupos não muito grandes para facilitar a assimilação e a interação, por isso, a ideia de várias oficinas. Nos inspiramos num modelo já praticado em nossa diocese pela Pastoral da Comunicação”, finaliza o sacerdote.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.