Notícias da Diocese › 29/09/2014

Cebinha São Francisco de Assis celebra jubileu de prata

A Cebinha São Francisco de Assis da Paróquia São Silvestre completa 25 anos de evangelização em outubro. O aniversário será celebrado com a missa de ação de graças em 26 de outubro (domingo), às 10h, na Matriz São Silvestre, presidida pelo pároco Francisco José da Silva, o Padre Chicão.

Nesses 25 anos, muitas dessas crianças se tornaram adultas, casaram-se e hoje são seus filhos que fazem parte da Cebinha São Francisco. Como é o caso de Camila do Carmo que acompanha a filha Maria Vitória, 9 anos. “Quando criança fiz parte dessa Cebinha. Hoje trago a minha filha”, afirma.

Memória – A história da Cebinha São Francisco de Assis começou por iniciativa do animador Saulo Silveira Corrêa (hoje ministro da Eucaristia) que viu a necessidade de comunicar o Evangelho por meio de uma linguagem dirigida especialmente às crianças.

E quem lembra como tudo começou é a atual coordenadora Marta Maria Batista Souza.

Participava de um encontro da CEB São Francisco de Assis, quando o “Seu” Saulo disse que seria bom haver alguém para se reunir com as crianças, pois elas participavam mas não entendiam o que acontecia nas CEB. Então duas participantes daquele evento, Maria Fernandes da Costa e a Marilda Aparecida Gonçalves Corrêa resolveram marcar um encontro com as crianças. E em 31 de outubro de 1989, foi oficialmente fundada a Cebinha São Francisco.

Depois devido ao trabalho, Marilda saiu e em substituição entrou a Célia Márcia Ribeiro dos Santos (hoje coordenadora da Pastoral Litúrgica). Logo depois, Maria Fernandes também saiu e então fui convidada, pela Célia Márcia, para ajudá-la.

Caminhamos juntas por um tempo e a cada ano o número de crianças aumentava.

Durante a caminhada, outras pessoas sugiram para nos ajudar mas também tiveram de deixar este trabalho por conta de outras atividades pastorais. E há 5 anos, eu e a Cirlei Aparecida Fidêncio estamos à frente da Cebinha, mas sempre contando com a colaboração das mães das crianças participantes”, relata Marta.

Colaboração Rosana Antunes | PASCOM São Silvestre