Notícias da Diocese › 06/03/2015

Cebs divulgam Mensagem após Seminário

As Comunidades Eclesiais de Base estiveram reunidas nos dias 27, 29 de fevereiro e 1º de março, na Casa de Retiros Monte Tabor, em São José dos Campos, para seu primeiro Seminário Diocesano. Os participantes concluíram o Seminário com a divulgação de uma mensagem escrita em conjunto. Confira a mensagem na íntegra:

MENSAGEM DAS COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE
DA DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

As Comunidades Eclesiais de Base
são comunidades na base da Igreja e da sociedade,
seguidoras de Jesus
e seu projeto de transformação da sociedade
a partir dos pobres,
jovens, mulheres e operários.

Nós, reunidos no Tabor, vivemos a experiência da Transfiguração do Senhor e pudemos contemplar Moisés e Elias, Pedro, Tiago e João, e Jesus de Nazaré. Vimos, também, as Comunidades Eclesiais de Base do passado e do presente, e queremos indicar as CEBs do futuro a construir. Com a contribuição de Dom Cesar, Padre Mirim, Irmã Manoracy e Ranulfo, repensamos a Igreja que queremos ser, a partir da Base, vivendo intensamente a Comunidade.

As CEBs são o jeito de ser Igreja, Povo de Deus. Não por vontade própria apenas, nem por necessidade pessoal, mas por convocação de Jesus de Nazaré. Impulsionados pelo Espírito Santo, estes cristãos e cristãs se tornam força viva dentro da Diocese de São José dos Campos e da Igreja universal, agindo na realidade concreta e transformando a sociedade, através da vida comunitária e social.

As CEBs nasceram da partilha, do diálogo e da opção pelos pobres. Assim, integram todas as ações da Igreja, de forma organizada, dinâmica e persistente. Vive a centralidade da Palavra de Deus, o ardor evangelizador e missionário, na força do Espírito, em Comunhão com a Igreja Particular e universal. Seguidoras de Jesus de Nazaré, vivem sua metodologia, integrando fé e vida, construindo uma base sólida de vida, participação e organização. Sua missão é anunciar a Boa Nova aos pobres, bebendo da fonte de uma espiritualidade libertadora, partindo da realidade, com profetismo e esperança. Sendo comunidades cuidadoras da vida, comprometidas e organizadas, dão seu testemunho militante, elevando sua voz quando necessário, sendo próximas dos injustiçados e rompendo o medo pela Justiça.

Comunidades desde a Base, da Igreja e da sociedade, reafirmam sua opção pelos pobres, para que os excluídos redescubram seu protagonismo, se tornando força viva na transformação da sociedade.

Para isso, é necessário denunciar os sinais de morte, esta sociedade capitalista corrompida e injusta, que causa sofrimentos, desigualdade e exclusão, que leva as pessoas a perderem sua esperança e alegria, afastando-as da vida comunitária, mergulhadas no individualismo e no comodismo. São José dos Campos é um exemplo desta situação: uma das cidades mais ricas do Brasil que convive com a pobreza e a miséria. É preciso ir além da denúncia. As CEBs estão presentes na luta e resistência contra esses sinais de morte.

Ser CEBs é proclamar o Reino de Deus, fazendo-o realidade, que é possível só pela ação do Espírito. Essa proclamação acontece no diálogo e na esperança, na partilha e na solidariedade, na alegria e no desafio. Impelidos a construir uma sociedade baseada nos primeiros cristãos, sua ação é libertadora: construindo o Reino de Deus, reafirma o Projeto de Jesus de Nazaré, a serviço da Vida, na acolhida a todas as pessoas, na exigência do amor verdadeiro, no encantamento pelo Reino, pelo Outro e pela Vida, na Esperança Pascal, na celebração criativa da liturgia e na formação permanente, no verdadeiro ecumenismo, na expressão da arte popular, com música, teatro, cartazes e poesia, atuando na sociedade de forma comprometedora, transformando sua realidade de injustiça, exploração e manipulação, resgatando a dignidade dos filhos e filhas de Deus. É o Reino de Justiça, Partilha e Paz.

Na humildade, que nos torna servidores, e na ousadia evangélica dos cristãos e cristãs que se arriscam, queremos, com esta Mensagem, dar os primeiros novos passos para a renovação da Igreja e da Sociedade, a partir de onde estamos para todo o mundo. Regados com o sangue dos Mártires, sigamos em Romaria, sendo nossas Comunidades sementeiras do Evangelho.

No Domingo Quaresmal da Transfiguração do Senhor, ouvimos o que o Pai tem a nos dizer, vivemos o Filho, que é a Palavra, e nos enchemos do Espírito, que nos leva a agir. Que esta Mensagem possa ressoar, sendo levada a todas as direções. Que ela se multiplique nas diversas Comunidades de nossa Diocese e que Deus nos conduza, cada vez mais, à perfeição! Amém! Axé! Awere!

Monte Tabor, 1º de março de 2015, Domingo da Transfiguração do Senhor.

Participantes do 1º Seminário das CEBs
Diocese de São José dos Campos

1 Comentário para “Cebs divulgam Mensagem após Seminário”

1. Alberto disse:

CEBs libertando nós todos da Ideologia dominante.
    Abraços.