Notícias da Diocese › 06/12/2013

CEBs rumo ao 13º Intereclesial

[box_light]Tema: “Justiça e Profecia a Serviço da vida”
Data: 07 a 11 de Janeiro de 2014
Local: Juazeiro do Norte – CE na Diocese de Crato[/box_light]

O 13º Intereclesial acontecerá na cultura nordestina com suas expressões culturais, religiosas, familiares, com seus sofrimentos, desejo de superação e com suas sombras, e luzes. A caravana da CEBs caminha pelo Brasil todo e desta vez chega a Diocese de Crato, no Ceará, com toda sua poesia, tradições, cultura própria e religiosidade em volta do Padre Cícero. O cenário será a cidade de Juazeiro do Norte – CE, sertão do cariri, região das secas, grandes estiagens – Justiça e Profecia – terra de muitos Santos e Santas que nunca deixaram de acreditar na intervenção divina que os sustenta na fé e na religiosidade popular.

Pe. Fabiano Kleber Cavalcante do Amaral, Assessor Diocesano das CEBs, estará lá, acompanhando 48 delegados de nossa diocese, que irão se juntar a cerca de  5 mil pessoas, sendo destes, 3,5 mil delegados e convidados.

13° Intereclesial da CEBsJornal Expressão – Como foram os preparativos para participar de um evento realizado tão longe?

Padre Fabiano –  A CEBs em nossa diocese já vem se preparando deste o 12º Intereclesial que aconteceu em Porto Velho – RO, em 2009. Chegamos de lá e começamos a planejar a ida para o 13º Intereclesial no Ceará. Participamos de encontros do Regional Sul 1, tivemos encontros específicos na diocese para estudar o Texto Base e reuniões para a escolha dos delegados.

Vamos para Juazeiro do Norte com uma delegação de 48 pessoas. Sairemos dia 5 de janeiro às 5h da manhã da Catedral São Dimas, de ônibus, para chegarmos dia 7, quando tem início o Intereclesial. Nosso retorno será, logo após a missa de encerramento, dia 11 de janeiro às 21h, para chegarmos aqui dia 13 de janeiro.

Jornal Expressão – Fale sobre o tema “Justiça e Profecia a Serviço da vida”

Padre Fabiano –   Jesus veio ao mundo para anunciar seu Reino de amor, paz e justiça. Suas andanças missionárias em diversos lugares na Palestina atraiu discípulos e esses atraíram outros discípulos.

O Espírito Santo continua conduzindo a Igreja nos dias de hoje e milhares de fiéis se reúnem para ouvir a Palavra de Deus, melhorar a vida, e confiar na mensagem do Evangelho em todas as Comunidades Eclesiais de base.

Jornal Expressão – Qual a expectativa?

Padre Fabiano –  Nossa expectativa é muito grande e esperançosa, alegria e ansiedade são os sentimentos que nos movem a comungar com o povo nordestino das suas lutas, esperanças, vitórias, cultura e fé. Queremos, animados pelo Espírito Santo, sermos discípulos evangelizadores e não inventar outras formas de vida.

Somos missionários da comunicação clara e objetiva da Palavra de Deus, e assim, no mundo tão fragmentado de valores, vamos reavivar nossa missão com este povo que tem muito a nos ensinar.

Jornal Expressão – Qual a importância para a caminhada da CEBs local?

DSC05815

Padre Fabiano –  A importância principal está na partilha de vida. Pois, mais do que participar de um encontro

, queremos comungar da mesma fé, viver a mesma esperança, acreditar nos mesmos sonhos – Justiça e profecia a serviço da Vida.

Jornal Expressão – Suas considerações finais.

Padre Fabiano – Desde já fica aqui a nossa gratidão e oração a todos os irmãos e irmãs das Comunidades Eclesiais de base, espalhadas em nossa Diocese. Agradecemos a todos que no íntimo de seus corações viajam conosco nesta experiência de fé e de vida.

Queremos também contar com a oração de todos, pois aos pés do padrinho, Padre Cícero, iremos rezar pelo nosso povo, o Povo de Deus, romeiros e romeiras que trabalham pela vida, que constroem no cotidiano da família o Reino de Deus. A todos a minha fraternal bênção … Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.