Notícias da Diocese › 14/04/2015

CNBB se reúnem em sua 53ª Assembleia Geral

De 15 a 24 de abril acontece a 53ª Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Aparecida/SP. Neste ano, os bispos terão a missão de atualizar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja e debater sobre o novo texto acerca dos cristãos leigos e leigas. Durante a assembleia, os bispos também irão eleger a nova presidência.

Esta assembleia será a primeira que dom Cesar Teixeira participará como bispo de São José dos Campos. Para ele, esse momento é uma grande oportunidade de encontro de irmãos. “Encontraremos em média vinte bispos novos que foram eleitos nesse último ano, desde a última assembleia e também vamos recordar os bispos que faleceram nesse ano e certamente estão junto de Deus intercedendo por nós. É uma experiência sempre muito bonita da hierarquia da Igreja e da força e presença da graça de Deus entre nós, bispos do Brasil”, comenta dom Cesar.

Conforme dados da CNBB, o encontro anual do episcopado brasileiro reúne mais de 450 bispos, entre cardeais, arcebispos, bispos auxiliares e eméritos, além dos que fazem parte das igrejas de Rito Oriental. No total, serão 274 circunscrições eclesiásticas representadas.

Sobre a atualização das diretrizes gerais, dom Cesar explica que a cada ano a Igreja no Brasil atualiza o Plano de Ação Pastoral que é construído com base nestas instruções.

“Nós já fizemos um trabalho de revisão das diretrizes neste último ano e cada bispo, tendo recebido e feitos as intervenções, nesta assembleia vai se dedicar ao estudo deste novo plano de ação. Essas diretrizes são aplicadas nas dioceses conforme cada realidade. Como o Brasil é muito diferente, as realidades eclesiais também são diferentes, porém as iluminações e indicações são sempre as mesmas, então são feitas as adaptações às realidades diocesanas”, explica.

Temática

Os trabalhos da assembleia também serão norteados a cerca dos Estudos 107 “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade – Sal da Terra e Luz do mundo”. Aprovado em 2014, o texto volta à pauta do encontro para um novo debate.

“Nos últimos anos, tendo como tema as paróquias, comunidade de comunidades, sentimos a necessidade em refletir o papel dos leigos e leigas. À luz do Sínodo da Família, que sua segunda etapa vai acontecer em outubro, vamos debater a importância dos leigos como forças vivas que participam e animam a vida eclesial”, afirma dom Cesar.

Eleição

Além da atualização das DGAE, os bispos terão a missão de eleger a nova presidência da entidade, composta pelo presidente, vice e secretário geral; os presidentes das doze comissões episcopais pastorais; além de delegados da CNBB para o Conselho Episcopal Latino Americano (Celam) e para a XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, marcada para outubro deste ano, no Vaticano.

“Dom Raymundo Damasceno Assis é um homem com grande capacidade de trabalho e reunir pessoas para um projeto a ser desenvolvido. Fez um belo trabalho à frente da CNBB como animação da comunhão das dioceses”, comenta dom Cesar sobre o trabalho desenvolvido pelo atual presidente, o arcebispo de Aparecida, Cardeal Damasceno.

Acompanhe a AG

Diariamente, às 7h, será transmitida pelas emissoras de televisão católicas a missa com os bispos direto do Santuário Nacional de Aparecida. Acompanhe e reze por esse momento de encontro do colégio episcopal da Igreja no Brasil.

1 Comentário para “CNBB se reúnem em sua 53ª Assembleia Geral”

1. Janilza Elias Pedrosa disse:

Estou acompanhando , sejam Abençoados , e, iluminados por Nossa Mãe Querida , trazendo frutos para nossa Diocese.