Notícias da Diocese › 09/09/2014

Colegiado Nacional das Equipes de Nossa Senhora se reúne em Itaici

Cristiane e Brito | Comunicação das Equipes

O Colegiado Nacional das Equipes de Nossa Senhora se reuniu entre os dias 29 e 31 de Agosto na Vila Kostka em Itaici. Estiveram presentes 52 casais responsáveis pelas Regiões de todo o Brasil, os responsáveis pelas Províncias, sete ao todo, e os responsáveis pela Super Região Brasil. As Equipes de Nossa Senhora reúnem cerca de 42.000 pessoas e 2.250 padres, diáconos, religiosos e religiosas, sendo o pais que mais possui membros no mundo.

Este foi o primeiro encontro em que o casal Hermelinda e Arturo, da Diocese de São José dos Campos, esteve presente como Casal Responsável pelas Equipes de Nossa Senhora no Brasil. Padre Paulo Renato, Pároco da Paróquia Coração de Jesus, também esteve presente como novo Conselheiro Espiritual da Super Região Brasil. Hermelinda, Arturo e Padre Paulo Renato tomaram posse no mês de Julho em Boston (USA) no Encontro do Colegiado da Equipe Responsável Internacional onde os responsáveis e seus respectivos conselheiros de todas as Super Regiões dos cinco continentes estiveram presentes. O casal Hermelinda e Arturo e o Padre Paulo Renato ficarão na missão até o ano de 2019. Outros casais da Diocese de São José dos Campos também farão parte do Colegiado da Super Região Brasil. O casal Fernanda e Martini será o responsável pela elaboração da Carta Mensal, que é o meio de comunicação das Equipes sendo enviados cerca de 22 mil exemplares em 09edições anuais, e terão o apoio de outros 3 casais e do Padre Flávio Cavalca da Diocese de Aparecida. O casal Cristiane e Brito será o responsável pela comunicação das Equipes com a sociedade Civil e o Clero.

O Encontro do Colegiado Nacional tem como objetivo animar os Casais Responsáveis pelas 52 regiões espalhadas pelo Brasil para a missão e dar as diretrizes para o ano de 2015. O foco principal foi a necessidade de uma constante atualização do Movimento, onde o novo Casal Responsável citou São João XXIII,que no Concilio Vaticano II convocou a Igreja para um aggiornamento.O fundador das Equipes de Nossa Senhora, Padre Henri Caffarel também foi lembrado, já que no início dos anos 1970, já exortava os casais equipistas a serem fermentos no seio da Igreja, mas para isso é necessário viver uma fé madura, discernindo sempre a vontade de Deus para nossas vidas.

Em sua palestra, Padre Paulo Renato lembrou o Documento de Aparecida, que já em 2007 alertava para a necessidade de olhar a sociedade como um todo, contrária e principalmente hostil à tradição cristã católica (DAp, 10), gerada por uma mudança de época e não somente uma época de mudança devido ao surgimento de novos paradigmas. Lembrou que apesar dessa situação, Deus está conosco, como sempre esteve no caminho da humanidade. Nossa missão é discernir sua vontade e qual o papel do homem no mundo hoje. Sabeis diferenciar a face do céu e não conheceis os sinais dos tempos (Mt 16, 2 – 4).