Notícias da Diocese › 01/04/2013

Vicentinos celebram 200 anos de nascimento do fundador

Redação | Jornal Expressão

A Sociedade de São Vicente de Paulo – SSVP se alegra pela comemoração dos 200 anos do principal fundador dos Vicentinos, o Beato Antonio Frederico Ozanam. Para celebrar esta importante data, o Conselho Metropolitano de São José dos Campos realizará várias atividades. Uma grande festa está sendo preparada no Parque da Cidade, no dia 7 de abril (domingo), com a presença do bispo diocesano, Dom Moacir Silva, que participou de uma conferência em sua infância e foi fundador da conferência na juventude, e de Ada Ferreira, atual presidente da SSVP Brasil. Iniciando às 7h, o encontro contará com uma grande programação, encerrando às 11h com missa presidida por Dom Moacir.

No dia 13 de abril haverá atividades na rodoviária nova de São José dos Campos, que leva o nome do fundador da SSVP e no dia 14 de abril acontece uma caminhada na Estrada Municipal Antonio Frederico Ozanam, no Bairrinho, também em São José.

O jovem Ozanam – Beatificado em 22 de agosto de 1997, Ozanam é um exemplo de jovem que para defender a Igreja procurou testemunhar sua fé através das obras. Fundou a SSVP com apenas 20 anos. O Beato João Paulo II na homilia da missa de beatificação de Frederico Ozanam destacou a importância dos Vicentinos e de seu fundador para a Igreja em todo o mundo. Foi escolhido como um dos intercessores da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.

[box_dark]

Comemorações dos 200 anos de Frederico Ozanam

Dia 7 de abril, a partir da 7h, grande celebração dos 200 anos.
Local: Parque da Cidade (Av. Olivo Gomes, 100 – Santana – São José dos Campos)
Dia 13 de abril, a partir das 9h, workshop, exposição de fotos e documentários sobre o fundador da SSVP e às 17h, encerramento das atividades com a presença dos presidentes dos Conselhos Centrais e diretoria do Conselho Metropolitano em frente ao busto de Ozanam.
Local: Terminal Rodoviário “Frederico Ozanam” (R. Itororó, 221 -Jd Paulista-  São José dos Campos)

Dia 14 de abril, às 08h, concentração na Praça 1º de Maio, no Pq. Novo Horizonte seguida de caminhada pela Estrada Municipal Antonio Frederico Ozanam, Bairrinho – São José dos Campos.

Para mais informações: (12) 2139-0255.

[/box_dark]

Conheça a SSVP

A atuação dos vicentinos é organizada em Conferências, Conselhos Particulares, Centrais, Metropolitanos, Nacional e Geral Internacional. Em São José dos Campos há uma sede do Conselho Metropolitano que abrange as dioceses de São José dos Campos, Taubaté, Lorena, Caraguatatuba e a Arquidiocese de Aparecida, somando aproximadamente 60 Conselhos Particulares.

As Conferências Vicentinas são grupos de pessoas que dentro de suas várias tarefas destaca-se a visita às famílias carentes de bairros que abrangem a paróquia. No Conselho Metropolitano de São José dos Campos há 850conferências formando uma grande rede de caridade em nossa região.

Os membros ativos da SSVP são chamados de confrades (homens) e consocias (mulheres) e são proclamados pelo presidente em reunião da Conferência. São requisitos básicos para a proclamação, ter feito a Primeira Eucaristia e o curso Básico da Escola de Capacitação AntonioFrederico Ozanam. Em nossa região, atualmente são aproximadamente 7 mil confrades e consocias.

Nova oração

Aprovada pelo Pe. Gregory Gay, 27º sucessor de São Vicente de Paulo a nova oração pela canonização do Beato Antonio Frederico Ozanan foi uma proposta do Conselho Geral Internacional da SSVP.

“Penso que esta nova oração resume de modo simples e atualizado o grande e belo testemunho de vida cristã dado por Ozanam. Além da esperança de que ela nos consiga trazer a alegria da graça solicitada, seu uso e sua difusão poderão aumentar mais em nós o ardor no serviço dos pobres e tornar Ozanam mais conhecido e imitado”, explica Padre Gregory.

O sucessor de São Vicente faz ainda aconselhamentos sobre a forma correta de se rezar. “A nova oração deve ser feita por todos nós, em todos os momentos e ocasiões possíveis, pessoal e comunitariamente. Seja feita sempre com muita fé, esperança e sempre na abertura e na acolhida à vontade de Deus. Seja utilizada em nossos momentos pessoais de oração, em nossas reuniões e encontros”.

[box_light]

Oração pela canonização do Beato Frederico Ozanam

Na esperança da obtenção de um milagre Senhor, fizeste do Beato Frederico Ozanam uma testemunha do Evangelho, maravilhado pelo mistério da Igreja. Inspiraste seu combate contra a miséria e a injustiça, e o dotaste de uma generosidade incansável, ao serviço de todos aqueles que sofrem. Em família, ele se revelou filho, irmão, esposo e pai excepcional. No mundo, sua ardente paixão pela verdade iluminou seu pensamento, seu ensinamento e seus escritos. À nossa Sociedade, que concebeu como uma rede universal de caridade, ele soprou o espírito de amor, de audácia e da humildade, herdados de São Vicente de Paulo. Em todos os aspectos de sua breve existência, emerge sua visão profética da sociedade, tanto quanto a influência de suas virtudes. Por essa multiplicidade de dons, nós te agradecemos Senhor, e solicitamos – se é de tua vontade – a graça de um milagre, pela intercessão do beato Frederico Ozanam. Possa a Igreja proclamar sua santidade, se esta for providencial para o momento atual. Nós te pedimos por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

[/box_light]