Comissão Nacional dos Diáconos realiza assembleia comemorativa e eletiva

CNBB

A Comissão Nacional dos Diáconos (CND) reuniu cerca de 300 diáconos permanentes de todos os lugares do Brasil, entre os dias 23 e 26 de abril, em Aparecida (SP), para a 10ª Assembleia Geral. Em 2015, a Igreja recorda os 50 anos do encerramento do Concílio Vaticano II, que restaurou o diaconato permanente.

Realizada a cada quatro anos, a Assembleia teve como principais encaminhamentos a discussão de temas de interesse do diaconato; a aprovação de linhas de ações;  programas e propostas para a caminhada diaconal no próximo quadriênio; eleição da nova diretoria.

Os eventos tiveram início na noite de quinta-feira, 23, com a acolhida pelo presidente da CND, diácono Zeno Konzen, que exortou bispos, presbíteros e diáconos a participar do encontro com espiritualidade, disponibilidade e serviço. A missa de abertura, celebrada na capela do Seminário Santo Afonso,  foi presidida pelo bispo emérito de Blumenau (SC), dom Angélico Sândalo Bernardino, e concelebrada pelo bispo emérito de Catanduva (SP), dom Antonio Celso de Queiróz, e outros quatro presbíteros assessores de Comissões Diaconais.

“O diácono não pode correr o risco de gostar de ficar apenas nas funções litúrgicas, mas deve se dispor ao serviço. O diácono deve praticar o serviço do amor, não a caridade provisória. Deve ir ao encontro do pobre em suas necessidades”, disse dom Antonio Celso na homilia.

Dom Angélico também convidou os diáconos a exercerem com alegria o ministério da caridade e a estar nas periferias. “É importante estar na celebração ou ministrando o sacramento do Batismo, assistindo o Matrimônio e abençoando em nome da Igreja, anunciando a Palavra, pois Jesus é o centro de tudo. Mas o vosso ministério não é somente isso. É muito importante estar, como diz o papa Francisco, nas periferias existenciais, onde através do ministério do diácono a Igreja se faz presente”, falou.

Desafios e perspectivas

O arcebispo de Palmas (TO), dom Pedro Brito Guimarães, abordou, no sábado, 25, a missão dos ministérios ordenados. Já o diácono Júliio Bendinelli, da Equipe Nacional de Assessoria Pedagógica (ENAP), falou sobre o desafios e perspectivas para o diaconato permanente.

Eleições

Ainda, no sábado, a Assembleia elegeu a nova diretoria da CND. O diácono presidente, Zeno Konzen, foi reeleito para o cargo com 68% dos votos de 261 eleitores. Além dele, a diretoria será composta pelo vice-presidente, diácono Francisco Salvador Pontes Filho; secretário, diácono Antonio Héliton Alves; tesoureiro, diácono Antonio Oliveira; e contador, diácono Rosendir Guimarães de Souza.

A posse dos eleitos foi realizada no domingo, 26, durante a celebração de envio, na capela do Seminário Santo Afonso.