Notícias da Diocese › 08/12/2016

Comunidade Missionária Servos da Palavra (CMsP): 15 anos de comunhão e missão

EXPERIÊNCIA ECLESIAL FUNDANTE

As Novas Comunidades é um fenômeno novo na Igreja, mas que se encontra em constante expansão. Trata-se de um fruto do Concílio Vaticano II que tem encontrado apoio no Magistério dos últimos Papas, principalmente a partir do pontificado de São João Paulo II, onde o fenômeno começou a tornar-se mais visível. Ultimamente foi lançado pela Sagrada Congregação da Doutrina da Fé o Carta Iuvenescit Eclesiae, sobre a relação entre os dons hierárquicos e os dons carismáticos, na Igreja.

A Comunidade Missionária Servos da Palavra (CMsP) é uma das cerca de 40 Novas Comunidades de nossa diocese. Dia 12 de dezembro ela estará completando 15 anos de existência. Ela tem como fundador o Pe. Djalma que é o Vigário Geral de nossa diocese e o Reitor do Propedêutico.

A experiência fundante inicial da CMsP se deu no contexto da experiência evangelizadora da Paróquia São Sebastião, que de 1995 a 2006 assumiu como plano missionário e pastoral paroquial, o Sistema Integral de Nova Evangelização. Como fruto deste processo, que depois passou por significativas adaptações à realidade da paróquia, o Pe. Djalma percebeu algumas pessoas muito identificadas com a ação evangelizadora da Igreja e que demonstravam um desejo de uma entrega mais profunda.

No início houve o desejo de pertença à Fraternidade dos Missionários da Cruz, do Pe. Alfonso Navarro. Depois se percebeu que se tratava de um caminho próprio de serviço à Igreja Particular. Neste período, o Pe. Djalma foi eleito para assessorar a Comissão do Anúncio e a CMsP o ajudou a impulsionar um fecundo impulso missionário diocesano, onde mais de 5000 missionários participaram da Missão do Jubileu do ano 2000.

CARISMA

O carisma da CMsP consiste num apelo em configurar-se com Cristo no seu permanente empenho em cumprir a missão que o Pai lhe confiou. Desde o primeiro movimento de sua kênose, em que o Verbo se fez carne, até o gólgota, o que motivou Cristo foi a sua decisão irreversível de realizar a vontade do Pai. Esta disposição do Filho de ser enviado pelo Pai, no Espírito Santo e com o Espírito Santo (Missio Dei), fez com que a sua existência terrena fosse toda ela missionária.

Este espírito missionário que se caracteriza como seguimento do Cristo  servidor do Pai, deve envolver a totalidade da existência dos servos da Palavra. Trata-se de não medir esforços para que a Palavra seja transmitida e o Coração de Cristo consolado por encontrar espaço no coração dos homens.

Buscando corresponder ao infinito amor do Filho de Deus por nós, os servos da Palavra assumem em suas vidas o senhorio de Jesus, com ênfase na ação evangelizadora. “A Igreja é, portanto, um povo de servidores e seu modo próprio de servir é evangelizar” (DP 270).

Neste sentido, os membros da CMsP são chamados a assumirem em suas vidas, como exigência do carisma a mística do serviço, como testemunho da sua plena pertença a Deus, em Cristo e do seu compromisso pela salvação dos irmãos, assumido com zelo e paixão missionária.

VIDA EM COMUNIDADE

A CMsP se constitui como um grupo de pessoas, maiores de 18 anos, com diferentes estados de vida, que buscam a vida em comunidade, como exigência do discipulado, visando crescer no caminho da santidade e comprometer todo o ser na missão evangelizadora da Igreja, com ênfase no Primeiro Anúncio.

A comunhão é assumida como valor em si, mas também como fundamento e base para a missão (cf. Jo 17,21; At 2,44. 47b). Buscando viver o seguimento de Cristo em comunidade, os membros da CMsP cultivam a consciência de que a santidade é a meta, por excelência de toda a vida cristã e a primeira condição para o cumprimento da missão evangelizadora da Igreja.

A pertença a CMsP se caracteriza como consagração de vida a Deus, que se expressa na forma de aliança. Os membros da CMsP são chamados à encarnar em suas vidas o carisma, numa total disposição e obediência à Igreja, sendo também presença transformadora no mundo.

MISSÃO

Como uma Nova Comunidade a CMsP existe para evangelizar, buscando colaborar no cumprimento da integralidade da missão da Igreja, com ênfase no kerygma. A Missão da CMsP consiste essencialmente em colaborar com a Igreja para gerar mulheres e homens novos que sejam discípulos missionários de Jesus Cristo, profundamente identificados com a Igreja e sua missão.

Para isso a CMsP recebeu, em outubro de 2013 a permissão de Dom Moacir e do Conselho de Presbíteros de manter um Centro Itinerante de Evangelização e Espiritualidade (CIEVE). Através deste Centro de Evangelização, a CMsP  disponibiliza para as pastorais e movimentos da diocese e das paróquias manhãs, dias ou fins de semana de cursos e retiros  com temas diversificados. Neste ano de 2016 foram ministrados 13 Retiros e 6 cursos.

Além de atender convites de vários organismos eclesiais, em nível diocesano e paroquiais, a CMsP organiza a título da própria Comunidade, alguns cursos e retiros durante o ano e divulga para a participação de pessoas interessadas.

A CMsP disponibiliza também, através do seu Centro de Evangelização e Espiritualidade, um processo formativo discipular que começa com o Kerygma e continua com uma formação bíblico-catequética permanente, vivida em comunidade.