Notícias da Diocese › 05/06/2017

Comunidade Missionária servos da Palavra em nova sede

Desde 2006, a Comunidade Missionária servos da Palavra tinha uma sede alugada, na Rua Fundição de Ouro, em Santana. Antes, a Comunidade se reunia nas dependências da Paróquia São Sebastião, onde o Padre Djalma, fundador da Comunidade, foi pároco por 15 anos. Com a sua ida para Bogotá, para fazer o mestrado, a Comunidade sentiu a necessidade de uma casa para realizar suas reuniões e atividades evangelizadoras.

Nesta primeira sede em Santana, a Comunidade permaneceu por 10 anos. No fim de 2016, sabendo que a casa das Irmãs Cordimarianas estava para ser alugada, a Comunidade entrou em contato com a Província da Congregação e arrendou esta casa.

As Irmãs Cordimarianas, Congregação fundada pelo Pe. Júlio Maria, chegou em São José dos Campos em 1961, ainda na diocese de Taubaté. Desde 1962 elas residiram nesta casa. Por ali passaram muitas Irmãs em todos esses anos. Quem não se lembra, por exemplo da Irmã Penha, com o seu talento artístico. Algumas casas na diocese conservam algum dos seus quadros com bonitas cenas do Evangelho.

A saída de um carisma de uma Igreja Particular é sempre uma perda, mas os rastros deixados pelo testemunho de vivência dos conselhos evangélicos deixam sempre a sua marca na caminhada do povo de Deus. A Comunidade Missionária servos da Palavra, em sintonia com a diocese de São José dos Campos, reconhece a rica contribuição que as Irmãs Cordimarianas deram a esta Igreja Local, sobretudo na Paróquia de Santana.

Agradecemos também o interesse da Congregação em alugar esta sede para esta Nova Comunidade, mantendo a finalidade pastoral desta casa. As Novas Comunidades tem se constituído também como centros irradiadores da fé, propondo como disse o Documento de Aparecida, bons itinerários de formação de discípulos missionários.

Padre Djalma Lopes de Siqueira