Notícias da Diocese › 19/10/2017

Coro de Câmara do Vale do Paraíba se apresenta neste sábado

O Coro de Câmara do Vale do Paraíba apresenta neste sábado, às 19h, no plenário da Câmara Municipal de São José dos Campos (Rua Des. Francisco Murilo Pinto, 33 – Vila Santa Luzia – São José dos Campos/SP), um repertório que marca os 500 anos da Reforma Luterana, contemplando os vários aspectos da música sacra cristã. A entrada é franca.

O evento sociocultural, contará com apresentação de Música Sacra Cristã, do Gregoriano, típico da liturgia Católica, aos Hinos das Igrejas nascidas da Reforma. “A música une a todos com Deus e entre si: ‘Quem canta, reza duas vezes’, lembra Santo Agostinho”, comenta Pe. Sebastião Cesar Barbosa, assessor diocesano do Diálogo Ecumênico e Interreligioso.

A apresentação estará sob a regência e direção do maestro Rodrigo Lopes e seu objetivo é divulgar por meio de arte, valores como tolerância, convivência, respeito à diversidade cultural, humanismo, e espiritualidade, entre outros.

O grupo é composto por 10 cantores vindos de cidades do Vale do Paraíba com formação em canto lírico, dedicados ao estudo da música vocal de câmara. O grupo tem acompanhamento de órgão e violoncelo.

A apresentação terá como repertório o Canto Gregoriano como ponto de partida e a Música Polifônica de Palestrina (1525 – 1594), seguida de Composições Luteranas, destacando os hinos compostos pelo próprio Reformador, Martinho Lutero.

E ainda, a Música Calvinista na França e a Anglicana, o que dá a dimensão da diversidade de cores, texturas e expressões da Música Cristã no século XVI. O auge do Estilo Luterano com Johann Sebastian Bach (1685 – 1750 séc. XVlll).

“O objetivo e a meta final da música não deveria ser outro senão a glória de Deus e o prazer da alma” (Johann Sebastian Bach).

Finalizando a apresentação com o gênero musical “Negro Spirituals” dos séculos XlX e XX dos EUA, fundindo a cultura cristã europeia e africana.