Artigos › 04/08/2015

Um outro olhar para o mês vocacional

Uma reflexão vocacional, muito adequada à realidade atual da Igreja e do mundo, pode ser feita a partir da leitura de Lc 5,1-11. O evangelista começa contando que alguns pescadores lavavam suas redes às margens do lago de Genesaré. Com estas palavras diz que estavam encerrando seu trabalho naquele dia, frustrados por não terem pescado nenhum peixe. Era de manhã e, apesar disso, estavam pouco animados para o dia que estava apenas começando.

Jesus se faz presente e atuante nesse cenário, convidando aqueles pescadores a uma nova tentativa. Suas palavras despertaram aqueles homens para outra postura, expressa pelas palavras de Pedro: “Mestre, trabalhamos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, pela tua palavra, lançarei as redes” (Lc 5,5). No encontro com Jesus e na confiança em sua palavra a história daqueles pescadores se reiniciou com a consequente alegria pelas conquistas alcançadas.

O mês vocacional não é importante apenas quantitativamente, isto é, simplesmente como tempo de fazer propaganda das vocações sacerdotais e religiosas para que sejam mais numerosas. O mês vocacional tem uma importância qualitativa e, nesse aspecto, diz respeito a toda a Igreja e, até mesmo, a todas as pessoas.

O primeiro objetivo do mês vocacional é despertar nos batizados o ânimo e o entusiasmo que lhes são próprios em vista da realização eficaz de sua missão. Pretende transformar o estado de cansaço e desânimo em que muitos cristãos se encontram por causa das dificuldades que a atualidade apresenta, mas também,  pela insuficiente experiência de comunhão com Jesus. Há muitos cristãos só de nome e outros que não se reconhecem como tais, pois nunca experimentaram o que isso significa realmente. A vocação como chamado divino é expressão de um amor que toma a iniciativa, confia e conta com a pessoas. É também motivo de grande alegria e empenho por parte de quem se descobre vocacionado, pois sabe que o seu chamado vem de Deus.

Da mesma forma, o mês vocacional se presta a ajudar todas as pessoas a perceberem que não existem somente para si e que sua vida, colocada à disposição dos outros, pode fazer grande diferença. A atualidade padece a terrível ameaça de não ter verdadeiras lideranças que o sejam por vocação. Isso põe em risco suas estruturas mais necessárias e o bem das pessoas em geral. Assim sendo, o mês vocacional pode colaborar para suscitar e acompanhar vocações para o serviço da comunidade e para a atuação profético transformadora na sociedade.

Olhar para o mês vocacional com outro olhar visa ampliar o raio de alcance de seu significado e de sua importância para os tempos atuais. É preciso acolher com atenção e coragem, deixando-se impulsionar por ela, a Palavra de Jesus dita a Pedro naquela manhã em que estavam lavando suas redes: “Avança mais para o fundo, e ali lançai vossas redes para a pesca” (Lc 5,4).

padre_enidei_evaldo_batista

Pe. Edinei Evaldo Batista