Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Notícias da Diocese › 13/02/2017

Cristo nos convida: sejam missionários!

      Em julho de 2013, os jovens católicos viveram intensamente a Jornada Mundial da Juventude, que foi realizada no Brasil. Em sua primeira visita ao país, Papa Francisco se emocionou diversas vezes com o carisma da juventude brasileira, e o forte anseio em manter viva a Igreja instituída por Jesus Cristo. Em um dos discursos, o Papa deu aos jovens a mesma orientação que vem dando ao clero: saiam de seus grupos de paróquias, das suas fronteiras habituais, para ir ao encontro das pessoas “sem medo”. Ou seja, convocou os católicos a sair às ruas como missionários.

     O Pontífice ainda reforçou que Jesus não nos diz “se você quiser, se der tempo”, mas «Ide e fazei discípulos entre todas as nações».

     E por meio desse sentimento, os jovens de nossa diocese não perderam o entusiasmo sugerido pelo Santo Padre e saíram do conforto para vivenciar essa experiência.


     Sabe-se que janeiro é mês de férias, muitas pessoas tiram esse tempo para recarregar as energias e retomar a dura rotina vivida ao longo do ano. Mas há quem opte em aproveitar esse período para viver novas experiências.

Os jovens da Paróquia Coração de Jesus, de São José dos Campos, estavam há um ano preparando-se para a Semana Missionária. O local escolhido? Paraibuna!

Um grupo de 25 pessoas, dentre eles: 22 jovens crismados, um seminarista e duas mães voluntárias partiram para a pequena cidade pertencente à diocese e foram acolhidos na missa, às 10h30, na Matriz Santo Antonio.

Vida de Missionário. A semana de 15 a 22 de janeiro foi diferente para a comunidade Espírito Santo, na zona rural de Paraibuna. Os jovens se instalaram nas dependências da capela, usando as salas como dormitórios e sala de oração e também a cozinha e banheiros, vivendo uma experiência de vida comunitária.

     Os missionários seguiram um cronograma de atividades que contou com visita nas casas, Celebrações da Palavra, oratório, brincadeiras com as crianças, gincana para os jovens e artesanato para as mães, dentre outras.

     O seminarista Fabiano Carvalho de Oliveira, do 3º ano de Teologia, esteve à frente desse trabalho, sente orgulho do grupo e acredita ter cumprido essa etapa com júbilo.

     “Foi uma semana muito intensa para todos, com várias atividades que proporcionaram aos missionários um maior amadurecimento e crescimento humano e espiritual. Além de cuidar e organizar a “casa”, os missionários prepararam todas as celebrações e orações, descobrindo, aprendendo e exercitando seus dons e talentos. As partilhas realizadas à noite demonstraram a profundidade da experiência humana e espiritual pela qual passaram (os jovens missionários)”, conta Fabiano.

Testemunho. O coordenador da capela Espírito Santo, Roberto Leal Ramos, diz ter enxergado claramente o empenho dos jovens, e que sempre pede em suas orações para que Deus “envie mais operários para a messe”. Para ele, “a vinda dos jovens missionários abre uma janela para a transformação de corações em todas as famílias. Vi de perto o empenho desses missionários embaixo de chuva, visitando casas, assumindo o papel da Igreja como principal em nossas vidas”.

      A paroquiana Marlene Regina Augusto acredita que a atividade missionária na comunidade vai incentivar outros jovens a darem testemunhos do amor de Deus e do evangelho de Jesus Cristo.

     “Achei uma bênção! Uma Igreja viva – que não fica parada, esperando para receber somente aqueles que vêm até ela, mas sim, saem do conforto e comodismo e vai ao encontro daqueles que se sentem excluídos, marginalizados, sem esperança”, comenta Marlene.

A Semana Missionária em Paraibuna terminou com uma missa celebrada no domingo, dia 22, às 14h, na Comunidade Espírito Santo.

Do jeito de Dom Bosco. Jovens Salesianos também marcaram presença com a Semana Missionária na Comunidade São Paulo Apóstolo, Paróquia Coração Eucarístico de Jesus, em São José dos Campos, que foi realizada de 8 a 15 de janeiro.

   Um fato interessante é que esse grupo havia programado a missão em outra comunidade da paróquia, mas por um imprevisto, não foi possível acolhê-los. A coordenação das comunidades conversaram e, sem questionar, o coordenador da Comunidade São Paulo Apóstolo, Edvan Ricardo, atendeu o pedido e na mesma hora deram início aos preparativos.

     Esse ano o grupo teve uma iniciativa diferente. Sempre são chamados jovens que ainda estudam no colégio Instituto São José. Dessa vez foram convidados ex-alunos que sentiam muita vontade de reviver essa experiência missionária.

     Para a missionária Eloá Ballarin, “ser missionária, é desde o início se doar inteiramente, é você ir a um lugar sem busca de algo em troca, doando-se para o outro e levar a Palavra de Deus”. Ela ainda completa dizendo que a comunidade é muito acolhedora, e os receberam de braços abertos. “Fiquei surpresa com a igreja lotada e nos receberam de braços abertos; nunca vi tantas casas oferecendo portas abertas para tomarmos banho.”

     O grupo se instalou no Centro Catequético da comunidade e também seguiu o cronograma da missão que incluiu visitas às residências nos bairros Nova Michigan 2, São Rafael e no bairro Pedrosa. Padre Sílvio Cesar, pároco da Paróquia Sagrada Família, esteve presente para participar das atividades na comunidade levando o carisma de Dom Bosco.

     Edvan Sousa, coordenador da comunidade, se impressionou com o sorriso no rosto da juventude e com a alegria com que eles serviam a Cristo e ao próximo sem ter algo em troca. “Uma alegria enorme no coração vê-los anunciando a Palavra de Deus como nosso próprio Jesus fez. O maior presente de todos foi ganhar novas amizades”, finaliza ele.

     A Igreja confia no vigor e na força da juventude para derrubar as barreiras da violência e do ódio, para construir um mundo novo! Que o regresso às casas, não diminua a vontade de anunciar a Boa Nova de Cristo, e que sejam generosos ao testemunhar o Evangelho!

“Sabem qual é o melhor instrumento para evangelizar os jovens? Outro jovem! Este é o caminho a ser percorrido por vocês! ”Papa Francisco

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.