Notícias da Diocese › 06/08/2017

Curso de Formação Política para Jovens Católicos

As instituições do Estado Brasileiro, o sistema político, o sistema eleitoral e a própria ideia de democracia representativa enfrentam uma crise de confiança por parte dos cidadãos. Isso é fruto de crescente corrupção moral e do afastamento dos princípios e valores que construíram nossa civilização com decisiva contribuição católica. Se por um lado parece que caminhamos em direção ao progresso das instituições e ao aumento da participação popular na vida pública, persiste ainda um anseio coletivo por princípios, valores e modelos de Estado capazes de construir um país mais justo e fraterno com ajuda das políticas públicas.

Nesse caminho, Oficina Municipal e Fundação Konrad Adenauer vêm colaborando há 15 anos, por meio de programas de formação em cidadania e política e auxiliando cidadãos e gestores públicos na compreensão de nossas instituições e da política. Cientes do desafio de formar jovens para a vida cívica e política – numa perspectiva da renovação do quadro de lideranças para o futuro, a partir de um engajamento consciente no presente – este programa se volta especialmente aos jovens que participam de pastorais, movimentos eclesiais e novas comunidades católicas, que buscam aprofundar conhecimentos sobre os princípios da Doutrina Social da Igreja numa perspectiva aplicada à realidade em que vivem.

A realização deste programa em São José dos Campos terá o apoio da Paróquia Sagrada Família (Salesianos), do movimento Regnum Christi e da UJUCAT – União dos Juristas Católicos na Diocese de São José dos Campos, comprometidos com esta mesma missão de formação dos discípulos-missionários da seara social e política.

Público-Alvo: Jovens católicos atuantes em paróquias, pastorais e outros movimentos organizados da Igreja Católica; Jovens estudantes de graduação e pós-graduação em Teologia, Direito, Economia, Ciências Sociais, Ciência Política, Administração Pública e áreas correlatas; Jovens de outras igrejas cristãs protestantes tradicionais; Jovens colaboradores de entidades da sociedade civil, empresários e servidores públicos que dialogam com a Igreja Católica.

QUANDO:
Aos sábados, das 9h30-12h30 nos dias: 19/08 | 26/08 | 16/09 | 23/09

ONDE:
19/08 – Instituto São José, entrada pela portaria 4, na Rua Clóvis Bevilacqua, 909, Jd. Esplanada.
26/08, 16/09, 23/09 – Paróquia Sagrada Família, Rua Padre Rodolfo, 28, Vila Ema.

PROGRAMAÇÃO:
– Crise de Liderança e Representação do Estado Brasileiro
– Política, Comunidade e Subsidiariedade
– Economia, Mercado e Solidariedade
– Participação dos Cristãos no Estado Laico

INSCRIÇÕES GRATUITAS!

Link para inscrição

1 Comentário para “Curso de Formação Política para Jovens Católicos”

1. Vilmar de Almeida Siqueira disse:

Bom dia paz e bem, fico feliz em saber que a igreja tem olhado para a vida política com intensidade devido ao grande números de político que participam das Missas às vezes comungam mas dão testemunho contraditório com a fé que o rosto do Pai Misericordioso possa fazer voltar ao primeiro amor e perdão. Deus Abençoe!