Palavra do Pastor › 04/08/2015

Deus nos chama e nos envia

A Igreja Católica do Brasil celebra todos os anos, de forma especial, no mês de agosto, a realidade das diversas VOCAÇÕES NA IGREJA. Temos claramente diante de nós o chamado de Jesus: “vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens”, referindo-se aos Apóstolos nas areias do mar da Galileia. E este chamado nunca mais cessou de ser feito, através dos séculos, pelos que assumiram em suas vidas a tarefa da evangelização e do seguimento de Jesus. Assim, na Igreja, todas as vocações são importantes. A cada domingo, nossas comunidades de fé vão rezar especificamente por uma das grandes vocações na vida eclesial.

É de fundamental importância, não só rezar (que é essencial), mas trabalhar pelas vocações. Todas. Convidar, acompanhar, ajudar a discernir, incentivar, apontar caminhos, buscar recursos, formar, fortificar, avaliar… Tudo isso faz parte do acompanhamento e do discernimento vocacional. É tarefa de todos nós. De cada um de nós.

É preciso deflagrar em nossa Diocese e continuar a apoiar todas as iniciativas vocacionais. Estou muito feliz com as “missões vocacionais dos seminaristas” que estão sendo realizadas em diversas paróquias. Que alegria receber as belas notícias do povo, dos seminaristas e dos padres, falando a respeito do sucesso das semanas vocacionais, das missões vocacionais! Da alegria que as famílias sentem, de receber em sua casa os vocacionados, de colaborar com a sua formação, de conhecer os futuros padres, consagrados e consagradas a serviço da Igreja e do mundo. Que de todas as nossas comunidades paroquiais tenhamos abundantes vocações para todos os ministérios em nossa Igreja.

Quero lembrar um grande vocacionado de Deus a serviço dos Jovens, Dom Bosco, que cuidou de milhares de vocacionados. Nestes dias estaremos celebrando os 200 anos de seu nascimento. Como salesiano Bispo, filho de Dom Bosco, não poderia esquecer este santo maravilhoso, Pai e Mestre da Juventude, que gastou sua vida em favor da Igreja, especialmente educando os jovens na fé e na vida. Menino simples e pobre, nascido em Turim na Itália, entregou-se totalmente a Deus, trabalhando na educação dos jovens, na criação de uma grande família, no incentivo ao trabalho missionário, na evangelização das comunidades populares, com a organização de uma imensidão de obras espalhadas por 132 países do mundo. Se queremos um exemplo de pessoa totalmente dedicada a Deus e, por isso, totalmente dedicada à humanidade, podemos olhar para Dom Bosco e suas opções de vida. Soube discernir a voz do Espírito Santo e ser um grande discípulo missionário de Jesus e do seu Evangelho.

Neste mês vocacional, rezemos pelas vocações. À luz deste mês vocacional TRABALHEMOS incansavelmente pelas vocações. Todas as vocações. Nossa Diocese necessita de muitíssimos vocacionados e vocacionadas para serem enviados a trabalhar na messe do Senhor. Os desafios são tantos, a messe é tão grande e os operários são poucos. Todos somos responsáveis: o bispo, o clero, os consagrados(as), os leigos e leigas, os jovens, os crismados, os batizados. Todos responsáveis e enviados a trabalhar no chamado vocacional, no acompanhamento vocacional, no sustento vocacional daqueles e daquelas que Deus chama e envia. Nenhuma paróquia, nenhuma comunidade, sem o serviço de pastoral vocacional organizado.  É o primeiro passo para dizer que acreditamos na palavra de Jesus: “Vinde após mim”…

dom_cesar_teixeira_SDB

Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB