Dia dos Avós: Igreja no Brasil promove iniciativas que buscam reconhecer os idosos

Desde o início de seu pontificado, o Papa Francisco sempre lembra dos idosos e dos avós em seus discursos. Muitas vezes dirigi-lhes palavras de encorajamento, recordando sua importante missão no mundo de hoje. Celebrado nesta quarta-feira, 26 de julho, juntamente com o dia de São Joaquim e Sant’Ana, pais de Maria, o dia dos avós é regado de gratidão e reconhecimento. “Rezemos por nossos avós e avôs, os quais, muitas vezes tiveram um papel heroico na transmissão da fé em tempos de perseguição. Quando nosso pais não estavam em casa, ou tinham ideias estranhas como as que a política ensinava naquela época, foram as avós a nos transmitir fé”, afirma o papa.

No Brasil, a proporção de idosos de 60 anos ou mais, de acordo com a Síntese de Indicadores Sociais (SIS), estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que faz uma análise das condições de vida da população brasileira, mostra que entre 2005 e 2015, o número passou de 9,8% para 14,3%. Outro destaque do estudo foi a proporção com que o número de idosos aumentou em relação ao número de crianças, respectivamente 4,5 pontos percentuais e 3,8 pontos percentuais, demonstrando uma clara tendência de envelhecimento demográfico. Tendo em vista essa situação, a Igreja no Brasil promove várias iniciativas que buscam reconhecer o ‘grupo da terceira idade’, uma delas é desempenhada pela Pastoral da Pessoa Idosa.

Fundada efetivamente em 2004, a Pastoral da Pessoa Idosa tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, em um processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas. Entre as atividades desempenhadas pela Pastoral, estão a capacitação de agentes para o acompanhamento das pessoas idosas, a promoção do desenvolvimento físico, mental, espiritual e cultural dos idosos.

Em comemoração ao Dia dos Avós, a Pastoral vem conduzindo várias iniciativas ao redor do país, como romarias e encontros, que pretendem promover a integração com os idosos, como é o exemplo da primeira Romaria dos Avós, realizada pela arquidiocese de Maceió em parceria com a Pastoral do Idoso e a Pastoral da Criança. “Hoje temos avós de todas as idades, e é fundamental promover o respeito para garantir a dignidade dessas pessoas, fundamentais para a educação dos netos. Transmitem sabedoria e experiências preciosas, que educam para a vida toda”, afirma o coordenador estadual da Pastoral da Pessoa Idosa, Crismédio Neto.

“Bendizemos a Deus todas as iniciativas pastorais e comunitárias que valorizam os idosos no cuidado de sua saúde física, psíquica e espiritual”, afirma dom Adelar Baruffi.

Em artigo publicado para a ocasião, o bispo de Cruz Alta, dom Adelar Baruffi recorda que na história bíblica os idosos são o lugar da bênção e da aliança de Deus para o seu povo, além disso, reitera que eles são os encarregados de realizar a memória viva das ações divinas para seu povo. Porém, na atualidade, o bispo faz uma crítica em relação ao tratamento da sociedade com os idosos. “Infelizmente, na cultura do descarte em que vivemos, os idosos são esquecidos e, até, desprezados. Muitas vezes, eles sobram. São vistos como um peso. Quantas vezes, são diminuídos por não conseguirem acompanhar a evolução de uma sociedade hiperconectada, que idealiza o ser sempre jovem. Faz-se necessário o sentido da gratidão e do apreço”, exorta.

Para ele, é necessário que se dê mais atenção aos idosos: “Quanto bem fazem os avós! Em muitas famílias são eles que cuidam dos netos, enquanto os pais cumprem a jornada de trabalho. Continuam a ter uma grande missão na transmissão da fé (…). A velhice é o tempo de recapitular a existência e reuni-la sob o olhar da misericórdia. Por isso é o tempo do perdão. E quando a doença bate à porta, é momento de intensificar a vida espiritual, unindo-se ao sofrimento de Cristo na cruz, em benefício de toda a humanidade. Continuam, portanto, a exercer uma grande missão. Parabéns a todos os avós. Deus os abençoe’’.