Notícias da Diocese › 21/02/2013

Dia Mundial de Oração: Celebrando a fé e a vivência cristã

A Oração é parte inseparável da fé e vida cristã. Oramos a Deus porque cremos Nele e desejamos viver sua vontade em nosso meio. Por isso, podemos caracterizar a oração como um manancial de vida no caminho que trilhamos como cristãos e como Igreja guiada pelo Espírito Santo. Sim, um manancial que traz refrigério em meio as tribulações; consolo em meio as dores; esperança em meio as desilusões da vida; e unidade em meio a diversidade.

E foi pensando nesta unidade que um grupo de mulheres cristãs nos Estados Unidos e Canadá iniciaram em meados do século XIX um movimento de cooperação e apoio à participação de mulheres em obra missionária nacional e estrangeira através da oração. Com o passar do tempo esse movimento feminino cresceu e após a Conferência Missionária Ecumênica de 1900, diversas igrejas cristãs se uniram por todo o mundo através da oração.  Daí surgiu o Dia Mundial da Oração (DMO).

Atualmente, cerca de 170 países celebram o DMO, unindo cristãs e cristãos em celebrações ecumênicas com o objetivo de firmar a fé dos fiéis em Jesus Cristo, criar espaço dos para se compartilharas esperanças e temores, oportunidades e necessidades e encorajar, em especial as mulheres, a se conscientizarem do que acontece no mundo, a se enriquecerem com experiências de fé vividas por cristãos de outros países; a levarem as cargas de outras pessoas, orando com e por elas; e a reconhecerem seus dons e talentos e usá-los em benefício da comunidade.

Em 2013, o DMO traz como lema  bíblico o versículo: “Eras forasteiro e me hospedastes” (Mateus 25.35b) – Por meio dele somos chamados e chamadas a orar em unidade cristã a partir da realidade sócio-econômica da França, um país que constantemente se vê desafiado a abrigar estrangeiros de toda a parte do mundo que para lá vão em busca de oportunidades, segurança e dignidade.

[box_dark]A Celebração ecumênica do Dia Mundial de Oração em São José dos Campos será no dia 01 de Março (sexta-feira) às 19h no templo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, situado na Rua Mário Alves de Almeida, 175, Jardim Satélite – São José dos Campos.[/box_dark]

Que nossas ações estejam de mãos dadas com nossas orações! Graça e Paz a todos.

Pastor Marcus Ziemann
Paróquia Luterana Vale do Paraíba