Notícias da Diocese › 22/09/2017

Dia Nacional do Surdo será comemorado com caminhada de conscientização

A Pastoral do Surdo, da Diocese de São José dos Campos, em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, promove no próximo domingo, 24 de setembro, a caminhada em sintonia ao “Setembro Azul”, iniciativa mundialmente comemorada por conta de significativas dadas que refletem a história de lutas e conquistas da comunidade surda.

A caminhada terá início às 11h, com a Santa Missa, na Catedral São Dimas (Pça. Monsenhor Ascânio Brandão, 01 – Jd. São Dimas – SJCampos) e logo após seguirá para o Parque Vicentina Aranha, onde várias atividades vão acontecer.

Junte-se aos nossos irmãos da Pastoral do Surdo que realizam um valioso trabalho de acolhida em nossa diocese.

Histórico. O Dia Nacional do Surdo – comemorado em 26 de setembro, foi instituído em 2008, a partir da lei nº 11.796. Nesta data, em 1857, foi fundada a primeira escola de surdos no Brasil pelo professor francês surdo Eduard Huet, o atual INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), que fica no Rio de Janeiro.

A cor azul representa para a Comunidade Surda dois momentos históricos. O primeiro é ligado o período da Segunda Guerra Mundial em que os Nazistas identificavam as Pessoas com Deficiência por meio de uma faixa de cor azul fixada no braço. Em segundo momento, a cor simboliza a opressão enfrentada pelos surdos ao longo da história, mas mais que isso, mostra o orgulho de ser surdo, de englobar uma história, uma língua e um povo.