Notícias da Diocese › 30/05/2016

Diácono conclui mestrado nos EUA

FullSizeRender

Primeiro membro do clero diocesano a graduar-se em teologia na Franciscan University of Steubenville, em Ohio, nos EUA, o diácono José Portes Grigio, conta como foi atraído ao estudo e aprofundamento no exterior. O curso foi feito a distância, com algumas ocasiões presenciais. A Franciscan University of Steubenville é uma das mais importantes faculdades de teologia dos EUA. O diácono Portes, como é conhecido, é cooperador paroquial na Catedral de São Dimas, e foi ordenado por Dom Moacir Silva, em 11 de agosto de 2012. Na paróquia, também ministra cursos de Bíblia em inglês e cursos sobre Maria.

[quote]

Durante a preparação para o Diaconado o padre, e hoje bispo, José Roberto Fortes Palau, nos contou sobre um retiro que havia feito com os Monges Trapistas, no Paraná. É um retiro de silêncio, e na hora do almoço os monges tem o hábito de ler livros que de algum modo tiveram impacto na fé Católica. No meu retiro eles estavam lendo sobre a história de conversão para o Catolicismo de um casal de Protestantes (o marido, um ex-pastor presbiteriano). Uma história belíssima que me tocou profundamente, pois sabemos que os presbiterianos são extremamente anticatólicos. Além disso sabemos que é muito mais fácil deixar de ser católico apostólico romano para seguir outra religião ou doutrina, mas fazer o caminho inverso é só para quem realmente busca e encontra a Verdade. Hoje nos Estados Unidos existe um movimento muito forte onde milhares de pastores e leigos já fizeram o caminho contrário ao de Lutero. Foi o que aconteceu com grandes teólogos, como John Henry Newman, Dr. Scott Hahn e sua esposa, e muitos outros.

O livro que os monges liam era “Todos os Caminhos levam a Roma”, do Dr. Scott e Kimberly Hahn. Comprei o original em Inglês, li e reli várias vezes, e depois li também quase todos os quase 40 livros escritos por Dr. Scott sobre temas variados em teologia, defesa da fé Católica, Maria etc. Encontrei-me com o Dr. Scott e sua família várias vezes nos EUA e depois fizemos uma viagem para a Terra Santa guiada por ele.  Descobri então que havia um curso de teologia na Franciscan University of Steubenville, onde o Dr. Scott leciona, dado parte no Campus da Faculdade e parte online. Fiz minha inscrição, fui aceito e autorizado pelo padre Rinaldo (meu tutor) e pelo nosso bispo diocesano na época, Dom Moacir Silva.

Após estes 4 anos de intenso estudos e de muitas idas e vindas aos EUA, no dia 13 de maio de 2016, dia de Nossa Senhora de Fátima, recebi meu título “Master in Teologia”. O curso não só me ajudou muito a amar ainda mais a nossa Igreja, mas também me colocou em contato com expoentes da teologia atual, e me capacitou para lecionar teologia para o nível secundário, aqui ou nos EUA.

Diácono José Portes Grigio

[/quote]

3 Comentários para “Diácono conclui mestrado nos EUA”

1. Pe. José Vieira Pinto. disse:

Diác. Portes,
    Parabéns! Precisamos cada vez mais nos aprimorarmos nas “coisas” de Deus para Evangelizarmos o povo de Deus que estão “carentes” e ao mesmo tempo sedentos de Deus.
    A Teologia com o pé no chão nos ajuda muito a nos mudarmos e as pessoas como vimos ontem (1/6) a memória de São Justino.
    Abraços!
    Pe. Vieira.

2. Noemia disse:

PARABÉNS DIAC. JOSÉ PORTES!

Deus Nosso Senhor te cumule de sabedoria divina para partilhar seus conhecimentos na Igreja de Jesus presente no mundo. O nosso Povo de Deus espera crescer com o seu testemunho de fé no Deus presente na Bíblia, na Comunidade, na Realidade e na Piedade Popular Mariana.

3. JANE disse:

PARABÉNS, ALÉM DE DIÁCONO, E MESTRE EM TEOLOGIA, UM EXCELENTE CARDIOLOGISTA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS !
    PARABÉNS