Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Notícias da Diocese › 16/02/2016

Diocese apresenta texto base da Campanha da Fraternidade 2016

Iniciando com um culto ecumênico, Dom Cesar Teixeira, bispo diocesano de São José dos Campos, pastor Marcus Ziemann, da Igreja Luterana e pastor Tércio Paulo de Almeida, da Igreja Presbiteriana fizeram a apresentação do Texto Base da CFE 2016, em São José dos Campos. O evento aconteceu na noite de segunda-feira, 15 de fevereiro, no auditório do seminário Santa Teresinha. Padres, leigos, membros da coordenação diocesana da CF, representantes dos poderes legislativo e executivo e especialistas no tema estiveram presentes.

A CFE 2016 apresenta o tema “Casa Comum, nossa responsabilidade” e tem como lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24). As Igrejas, juntas, manifestam uma atitude profética por estruturas que fragilizam a dignidade humana.

Para Luigi Bertoncini, coordenador diocesano da CF, a presença do bispo diocesano, padres e pastores em um evento sobre uma problemática que envolve a todos, aproxima ainda mais os cristãos. “O tema aborda uma questão de saúde pública, que necessita união para alcançar mais força”, disse. Com a presença de vereadores, do deputado federal Flavinho e do secretário municipal José Luís Nunes, representando o prefeito de São José dos Campos, o assunto foi levado às esferas responsáveis pelas soluções. “Como está no Texto Base, o saneamento é uma obra enterrada, não resulta em voto! Por isso, é preciso cobrar das autoridades um plano de saneamento básico, que contemple 100% da população”, afirmou Luigi.

CARTILHA – Uma parceria entre a coordenação da Campanha da Fraternidade e a Comissão Socioambiental da Diocese de São José dos Campos está resultando em ações e atividades para aprofundar o tema deste ano. No final do evento, autoridades e público presente receberam um exemplar da publicação “O saneamento básico nos municípios da diocese de São José dos Campos”, organizada pela Comissão Socioambiental, Equipe Diocesana da CF e Unesp. A pesquisa foi realizada pela professora Fabiana Fiore, da Faculdade de Engenharia Ambiental da Unesp, câmpus de São José dos Campos, que fez uma breve apresentação do material.

Um dos objetivos da Campanha da Fraternidade é “estimular o conhecimento da realidade local em relação aos serviços de saneamento básico”. Assim, a Comissão Socioambiental coletou dados oficiais sobre o saneamento das cidades que compõem a nossa diocese: Igaratá, Jacareí, Monteiro Lobato, Paraibuna, Santa Branca e São José dos Campos e elaborou uma cartilha explicativa. Foram impressos 10 mil exemplares da Cartilha que serão distribuídos em toda a diocese. A versão digital da Cartilha está disponível aqui no site, acesse: CARTILHA SOBRE SANEAMENTO BÁSICO

“É muito importante esta discussão, pois a garantia do saneamento básico é necessária para que as pessoas possam ter melhorias na saúde e em sua qualidade de vida. Hoje as condições de saneamento passam a incorporar, não só questões de ordem sanitária, mas também de justiça social e ambiental,” afirmou Luciano Rodolfo de Moura Machado, coordenador da Comissão Socioambiental.

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.