Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Notícias da Diocese › 11/04/2016

Diocese colhe sugestões para seu Plano Diocesano de Evangelização e Pastoral

A primeira parte do Plano Diocesano de Evangelização e Pastoral (PDEP) começou a ser apresentada aos diversos grupos de diocesanos. O objetivo é ouvir as lideranças da diocese para que deem contribuições ao Plano e avancemos em sua elaboração como fruto de um processo comunitário e participativo.

No dia 15 de março, os padres tiveram a oportunidade de conhecer os primeiros conteúdos do PDEP e dar suas sugestões para torná-lo mais completo.

Delegados da 4ª Assembleia, 5 membros do Conselho Paroquial de Pastoral de cada paróquia e religiosas o farão numa formação nas Regiões Pastorais, no dia 16 de abril, das 14h30 às 16h30. No dia 14 de maio será a vez dos coordenadores diocesanos de Pastorais e Movimentos, na reunião do Conselho diocesano de Pastoral. Também os seminaristas terão contato com o PDEP em sua fase inicial para dar sua contribuição no dia 25 de maio. Os diáconos conhecerão o PDEP no dia 11 de junho.

Todas as sugestões oferecidas serão anotadas e depois refletidas pela ECOP (Equipe de Coordenação Pastoral), que irá avaliar se devem ou não entrar na redação final do PDEP, segundo Padre Edinei Evaldo Batista, coordenador diocesano de pastoral.

Em seu último artigo no Jornal Expressão, padre Edinei explicou: “Um Plano de Evangelização elaborado coletivamente pretende ir além do objetivo de ser “mais um documento”, como muitas pessoas podem entendê-lo. Por esse caminho, quer ser a síntese de princípios, objetivos, referenciais e projetos que nortearão a ação evangelizadora e pastoral de toda a Diocese, efetivando-se em suas intenções, práticas, decisões e investimentos, tanto por parte dos que coordenam as ações quanto por aqueles que as executam nas bases.”

Saiba mais:

[toggle_box title=”O que é Plano Diocesano de Evangelização e Pastoral?” width=”Width of toggle box”]
Será o instrumento de planejamento para todas as ações diocesanas. Todos os grupos, pastorais, ministérios, serviços, comunidades, movimentos, irão trabalhar, nos próximos anos, a partir das LINHAS DE AÇÃO e dos projetos que estão sendo elaborados a partir delas. Isso significará estar em comunhão de vida e de ação com a vida diocesana, já que são decisões nascidas e aprovadas na Assembleia Diocesana.

[/toggle_box]
[toggle_box title=”O que ele vai conter?” width=”Width of toggle box”]

A Missão da Diocese, isto é,  o motivo pelo qual ela existe e trabalha.

A Visão, ou seja, o ideal da Diocese para o seu futuro.

Os Valores que existem em nossa Igreja Particular e que são como as balizas dentro das quais ela caminha e continuará avançando na realização de sua missão.

Oportunidades e ameaças do ambiente externo, dentro do qual a Diocese está situada. Tratam-se das características propícias à ação evangelizadora (oportunidades) e dos desafios da atualidade à nossa missão (ameaças).

Os pontos fortes e os pontos fracos da Diocese de São José dos Campos, isto é, aquilo que faz parte do nosso contexto interno. São as coisas boas que já fazemos e as marcas positivas de nossa caminhada de 35 anos, bem como as lacunas que ainda existem entre nós.

Os planos estratégicos para enfrentar os desafios que cada opção pastoral apresenta.

[/toggle_box]
[toggle_box title=”Como esta sendo construído?” width=”Width of toggle box”]

Estão sendo feitas reuniões para ouvir todas as lideranças da diocese a fim de colher contribuições que possam somar aos estudos e reflexões da ECOP. Nessas ocasiões todos os destinatários conhecerão os primeiros conteúdos do PDEP e poderão contribuir com outros elementos que os tornem mais completos e façam deles uma fotografia real de nossa realidade e de nossos objetivos, em vista de uma ação evangelizadora que faça diferença para quem a realiza e para quem é seu destinatário.

[/toggle_box]

[toggle_box title=”Quem é responsável pelo PDEP?” width=”Width of toggle box”]
Para animar todo o encaminhamento do Plano Diocesano, como também a animação diocesana da Pastoral, Dom Cesar Teixeira constituiu, tendo ouvido o Conselho de Presbíteros, uma Equipe Diocesana, chamada ECOP – Equipe de Coordenação Pastoral, que tem como membros: Pe. Edinei Evaldo Batista: coordenador; Pe. João Alves da Silva Sobrinho: Família; Pe. Alexsandro de Brito Ramos: Juventude; Pe. Thiago Domiciano Dias: Catequese; Pe. Geraldo Magela dos Santos: Ação Social; Pe. Luís Fernando de Siqueira Fonseca: Ação Missionária.

[/toggle_box]
[quote]“Nosso desejo é ver os nossos diocesanos dispostos a colaborar com a elaboração do nosso PDEP, ansiosos pela sua conclusão e comprometidos com sua efetivação em vista de uma ação evangelizadora e pastoral que traga resultados para a vida de cada pessoa e nos faça sentir a alegria de viver e anunciar o Evangelho a todos.” Padre Edinei Evaldo Batista[/quote]

2 Comentários para “Diocese colhe sugestões para seu Plano Diocesano de Evangelização e Pastoral”

  1. Givaldo Nunes disse:

    Gostaria de registrar a importância do Encontro de Casais com Cristo (E.C.C) na minha vida e no de muitos casais que conheço … Movimento suspenso em nossa Diocese, tinha como objetivo evangelizar, formar grupos de estudos e partilhas nas residencias após os encontros que seguiam vivos e participativos e traziam o casal, a família para o engajamento Pastoral, na vida da Igreja. Poderia a diocese pelo menos analisar a hipótese de retomada com esse movimento maravilhoso que tem metodologia e temática toda definida por uma estruturação Nacional. Na minha vida foi algo fundamental para o retorno a igreja, onde me engajei em pastoral, mudança de vida completa. Meu ciclo de casais sobrevive até Hoje, nos reunimos todas as semanas com uma metodologia que criamos de estudo da palavra de Deus e partilha.

    • DECOM disse:

      Givaldo, agradecemos sua colocação e sugestões. Converse com nosso coordenador diocesano de pastoral, pe. Edinei, para uma possível reestruturação do movimento e ele poderá ajudá-lo a reativar o trabalho em nossa diocese. Ligue no Centro de Pastoral e agende seu horário: (12) 3928-3912.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.