Notícias da Diocese › 14/09/2015

Diocese elege prioridades para sua ação evangelizadora

4ª Assembleia Diocesana de Pastoral foi realizada nos dias 12 e 13 de setembro

A Diocese de São José dos Campos realizou sua 4ª Assembleia Diocesana de Pastoral nos dias 12 e 13 de setembro, na Faculdade Católica de São José dos Campos. Mais de 200 pessoas estiveram envolvidas, entre delegados e equipes de serviço. Oração, palestras, reuniões em grupos e plenárias preencheram os dois dias de trabalho, em que a Diocese de São José dos Campos elencou prioridades para a sua ação evangelizadora e pastoral.

A 4ª Assembleia teve como princípios gerais chegar às linhas de ação, a partir das conclusões do I Sínodo Diocesano, concluído em 2010, para elaborar o Plano Diocesano de Evangelização e Pastoral e fazer uma ligação com a celebração dos 35 anos da Diocese, que acontecerá em maio de 2016.

A ASSEMBLEIA – No sábado, Dom Cesar Teixeira, apresentou o esquema para elaboração do Plano Diocesano, tendo como ponto de partida responder às questões: “o que somos? A quem servimos? Onde queremos chegar? Como faremos para chegar?”. Dom Cesar também exemplificou como chegar à definição da “missão” e da “visão” da diocese que se pretende ter. Orientando como fazer gestão eclesial, Dom Cesar explicou o passo a passo de como realizar o Projeto Orgânico da Diocese. Em seguida, os participantes assistiram a um vídeo contendo dados sobre a diocese e depoimentos de padres assessores das comissões. Na parte da tarde, após as reuniões em grupos, foram escolhidas as cinco ações prioritárias: Família, Juventude, Ação Missionária, Processo Catequético formador de discípulos missionários e dimensão social da evangelização.

No domingo, padre Djalma Lopes Siqueira, vigário geral da Diocese, fez a palestra “Iluminações para a Viabilização das Prioridades” e os grupos voltaram a se reunir para propor ações e estratégias para cada prioridade pastoral escolhida. Com base no estudo, análise da realidade e nas propostas apresentadas, a Diocese irá elaborar seu Plano Diocesano para um prazo ainda a ser definido. A Assembleia encerrou-se com a Santa Missa. Todo o material da Assembleia estará disponível no site da diocese: www.diocesesjc.org.br, na sessão de Downloads.

Veja algumas fotos.