Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Notícias da Diocese › 04/02/2016

Diocese de São José instala sua 45ª paróquia

No dia 26 de fevereiro de 2016, a Diocese de São José dos Campos instala sua 45ª paróquia. Dom José Valmor Cesar Teixeira preside a Missa de instalação e posse do pároco, às 19h30. A paróquia São José, esposo de Maria fica na R. Benedito de Paula Ferreira, 439 – Campos de São José, em São José dos Campos.

A Paróquia São José, esposo de Maria já nasce como uma grande paróquia, numa área com 4891 domicílios, com aproximadamente 20 mil moradores. (Dados extraídos da “estimativa populacional com área e densidade por setor com base no censo 2010”, obtidos na Secretaria de Planejamento da PMSJC).

Com uma vida pastoral muito ativa, conta com as seguintes pastorais e movimentos, com suas lideranças já atuando de modo orgânico: Catequese, Crisma, Ministros Extraordinários, Dízimo, Renovação Carismática Católica, Mãe Rainha, Liturgia, Pastoral Familiar, Acolhida, Legião de Maria, Pascom, Sociedade São Vicente de Paulo e com um Conselho.

12771610_917400988377256_9183165177117869724_o

A Igreja Matriz São José tem capacidade para aproximadamente 800 pessoas, contendo uma capela do Santíssimo Sacramento. Vale destacar o projeto para a construção de uma secretaria com todas as exigências para bem atender e acolher o povo de Deus. Nesta comunidade são celebradas missas às quintas-feiras e à primeira sexta de cada mês; aos sábados às 19h30 e aos domingos, às 7h e às 18h. Durante a semana há atendimento de confissão e direção espiritual as quartas e às quintas-feiras, a partir das 15h.

A paróquia São José, esposo de Maria tem grande tendência ao crescimento devido aos vários projetos imobiliários em andamento, como o Residencial SetVille com 1845 casas, e mais três ou quatro condomínios em fase de acabamento. Estima-se que, em um futuro bem próximo, a região vai receber uma média de 10 mil novos moradores. Já é realidade no dia a dia da região a vinda de novas famílias para residirem nos muitos bairros que formam o espaço geográfico da nova paróquia.

A história da paróquia São José, esposo de Maria, e suas comunidades ao longo das últimas décadas

São necessários muitos anos para o surgimento de uma nova paróquia. União da comunidade e muito esforço são necessários para fazer surgir uma paróquia. A nova paróquia tem sua origem com o loteamento realizado pela Castor Engenharia, e, ao mesmo tempo o sonho da casa própria por pessoas vindas das mais diferentes localidades do país. De fato, o sonho da casa própria fez com que muitas pessoas fizessem um verdadeiro “êxodo” em busca da “terra prometida” e em busca de melhores condições de vida.

A região leste da cidade de São José dos Campos atraiu muitas pessoas devido à presença das fábricas, tais como REVAP, GM e EMBRAER. A comunidade, hoje paróquia São José, esposo de Maria nasce da organização e iniciativa de mulheres que se reuniram para reivindicar várias melhorias para a região. Desta iniciativa, nasce o grupo de terço nas casas, por volta do ano de 1980. A primeira missa no local da nova paróquia foi celebrada no dia 19 de agosto de 1989 às 19h30, pelo padre Ernesto Cunha, então pároco da Paróquia Nossa Senhora da Soledade, à qual pertencia na época. A missa foi celebrada na Rua Orlandino de Freitas, hoje Praça Alda Rogado. Aliás, Alda Rogalo foi uma das mulheres que ajudou a construir esta história. Logo a seguir, Padre Ernesto pediu para colocar uma cruz, que acabou sendo o marco da comunidade.

12764716_918347401615948_7269717541417246743_oVárias atividades religiosas foram realizadas no local, O primeiro batizado de uma criança foi de Flavio Luís dos Santos, a primeira Eucaristia foi no dia 19 de janeiro de 1980 e, a partir deste momento, muitas missas e orações aconteciam nas casas. Posteriormente, a missa passou a ser celebrada na Escola Municipal Maria Amélia. O passo seguinte foi realizar atividades com a finalidade de construir uma Igreja, como festas, bingos, almoços.

Data do dia 19 de dezembro de 1990, às 19h30, a primeira missa com presença de mais ou menos 100 pessoas. Essa missa foi celebrada exatamente onde hoje está a Igreja Matriz da nova paróquia. Sendo então que o bispo diocesano, Dom Nelson Westrupp envia o pedido para aquisição do terreno à Castor Engenharia. O terreno foi adquirido com o esforço e apoio de muitos moradores e, finalmente, inicia-se a construção de um pequeno salão, onde se celebravam as missas e realizavam diversas reuniões. No ano de 1993, confirma-se, então, que o terreno é de propriedade da comunidade, onde se construiu a parte de baixo, local no qual existe até hoje uma pequena capela. Os passos seguintes foram a construção de um segundo patamar, onde hoje estão as salas de catequese e, no terceiro piso está a Matriz da paróquia São José, esposo de Maria.

A primeira festa do Padroeiro São José foi em 10 de março de 1994, tendo novena e Missa festiva no dia 20 de março. Inicia-se um período em que a região da futura paróquia começa a se formar e se fortalecer, nascendo assim, as 8 comunidades que compõem a nova paróquia: Comunidade Nossa Senhora das Graças (Santa Cecília II), Santa Cecília (Santa Célia I), São Francisco de Assis (Pousada do Vale), Santa Terezinha (Jd. Mariana I), Santa Rita de Cássia (Jd. Mariana II), Santa Cruz (Cajuru), Santo Antônio (Serrote), Santa Edwiges (Jd. Helena) e a comunidade Matriz (Campos de São José).

padre_vitorComo filha da paróquia São Vicente de Paulo, a nova paróquia teve o privilégio de conviver com padres maravilhosos: padre Rogério Felix Machado, padre Beto (Carlos Alberto Gonçalves do Nascimento), padre Ivo Demétrio Lourenço, padre Rodolfo Serpa, padre João Osmar de Souza, padre Dimas Eugênio Barbosa, padre Célio Antônio de Almeida, o qual trabalhou muito para a formação dessas comunidades, e, hoje, padre Ronildo Aparecido da Rosa, atual pároco. Ao longo do ano de 2015, o padre Vitor Mendes Santos esteve trabalhando na comunidade e, ao término deste mesmo ano, foi nomeado o primeiro pároco da nova paróquia.

[box_light]

Missa de instalação da nova Paróquia e posse do primeiro pároco

Dia 26 de fevereiro de 2016, às 19h30 presidida por Dom José Valmor Cesar Teixeira

Endereço: R. Benedito de Paula Ferreira, 439 – Campos de São José, em São José dos Campos.

[/box_light]

3 Comentários para “Diocese de São José instala sua 45ª paróquia”

  1. Edna Tomaz dos Santos disse:

    Somente Deus sabe o quanto sou feliz por ter participado com a comunidade do Campos de São José no encaminhamento da vida religioso do povo da referida comunidade ,e agradeço a Castor Engenharia por confiar em nossos trabalhos comunitários quando fazemos obras com amor de Deus nada é impossível.

  2. maria de Lourdes Vieira disse:

    que maravilha!
    S.Jose e N.Senhora abençoe esta Diocese
    Lourdes, Leiga Missionaria Comboniana

  3. Diac.Benedito Pedro Toledo de Oliveira disse:

    Parabéns aos Paroquianos e Paroquianas, Deus os abençoe! Parabéns ao 1º Pároco, o Revmo. Vitor Mendes Santos por tão sublime missão!

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.