Notícias da Diocese › 30/11/2016

Diocese inaugura instalação da Pastoral Judiciária

No dia 22 de novembro, na última reunião do clero de 2016, foi instalada a Pastoral Judiciária, que vai funcionar no prédio da Faculdade Católica. Trata-se de uma iniciativa do bispo diocesano para atender ao disposto na Carta Apostólica, dada em forma de motu próprio, Mitis Iudex Dominus Iesus, que reformou o processo de declaração de nulidade do matrimônio estabelecendo que as dioceses deveriam, quando possível, criar os seus tribunais eclesiásticos e montar uma estrutura para ajudar na investigação prévia para encaminhar as pessoas que vêm de um matrimônio precedente e que possa ter algum indício de não ter sido válido.

“Dom Cesar entendeu que, no momento, ainda não tínhamos condições de criar um tribunal próprio, por isso, continuamos ligados ao Tribunal Interdiocesano de Aparecida, mas ele mandou preparar uma sede e estrutura adequada para que pudéssemos dar atendimento às pessoas que vivem em segunda união e acreditam, ou pelo menos suspeitam, que o primeiro casamento possa não ter sido válido e possa ser declarado nulo perante a Igreja”, disse Padre Rogério Augusto das Neves, presidente da Pastoral Judiciária da diocese.

Dom Cesar Teixeira abençoou as instalações, na presença do clero diocesano e enxerga essa iniciativa como “uma nova maneira que os batizados terão de vivenciar o batismo na igreja”.

A sede também servirá para que o Tribunal de Aparecida possa realizar algumas audiências para atender casos em que as pessoas não possam se dirigir à cidade.

A Pastoral Judiciária é composta por diáconos, leigos, profissionais voluntários, o presidente e dois assessores, Padre Fabiano Kleber do Amaral e Padre Eduardo Fraga.

Os atendimentos serão feitos por meio de agendamento prévio pelo telefone  4009-8392, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h.

Instalação da Pastoral Judiciária